Fala Pessoal,
gostaria que alguém me desse uma dica de como implementar uma busca por digitação numa JTable: o usuário clica na JTable e conforme vai digitando o que quer buscar o foco da JTable vai passando para as Strings que estão mais próximas da desejada.
[]'s a todos,
Rafael March.
Mas o usuário digita dentro do JTextField ou dentro de uma céluca do JTable?
uma dica seria usar o Keyevent no jtextfield pra que a cada letra a busca fizesse uma varredura e fosse filtrando a tabela.
Não é bem para filtrar…
nos bons softwares, quando tenho uma tabela com uma coluna de strings, e eu quero procurar uma linha na qual esta coluna contenha um certo valor, basta eu clicar numa célula qualquer desta coluna e ir digitando o que eu busco, que o foco das células vai ser aproximando da célula buscada.
Por exemplo, digamos que eu tenho a tabela
banana
laranja
maça
mamao
melao
Se eu estou buscando mamao, clico nesta coluna e começo a escrever a palavra mamao(relativamente rápido): quando digito o ‘m’, o foco vai para maça, quando digito ‘a’, o foco continua em maça e quando digito ‘m’ o foco vai finalmente para mamao!
Sacaram o que eu quero ? 
[]'s a todos,
Rafael March.
Ah, sim.
Seguinte: Não sei como fazer ( não to ajudando nada). Mas da uma olhada nos métodos da classe JTable, não faço isso a muito tempo então não lembro, mas tem um método que retorna ou muda o foco da célula. Pro foco ir para determinada célula ou dizer em que célula está.
Nos programa que eu conheço não dá pra você escrever mais de duas letras, quando você digita a primeira ele já via pra célula. Então o “filtro” vai ser mais fácio de fazer.
Você pode incluir um evento no teclado quando estiver na JTable.
apertou alguma tecla, gera evento;
testa onde está o foco;
manda o foco pra célula que começa com aquela letra;
E depois dessa espetacular ajuda 
Hehe, e por aí.