Busca por Motivação na Programação

Sinto-me profundamente desmotivado em relação à programação e à continuidade dos meus estudos nessa área. Há dois anos, obtive minha graduação em Ciência da Computação, mas desde o início da faculdade até o presente momento, não consegui encontrar uma oportunidade de emprego na área de desenvolvimento. Esse constante fracasso em conseguir uma posição como programador tem minado significativamente meu interesse em aprimorar minhas habilidades de codificação. Além disso, já se passou um ano desde a última vez que escrevi uma única linha de código.

A ausência de uma perspectiva de carreira na programação tem me deixado sem incentivo para continuar meus estudos nesse campo, especialmente considerando que atualmente estou empregado em uma área completamente diferente.

Não entendi, está procurando oportunidade na área, mas faz um ano que não escreve uma linha de código?

1 curtida

Imagine dois jovens que desejam ser jogadores de futebol.
Um está em casa sonhando e olhando para as chuteiras e para a bola.
Outro está treinando diariamente, na instrução dos fundamentos e técnicas, presente nas peladas nas quadras dos bairros, ingressou em uma escolinha, participando de torneios, entrando em contato com olheiros/recrutadores e fazendo testes para as categorias de base dos times.

Quem você acha que tem mais chances de se tornar um jogador profissional?
Na vida nós temos que construir o caminho para as coisas, caminhar na direção do objetivo…

Imagine um personagem de rpg mundo aberto onde precisa aprimorar as habilidades, fazer quests, ir em busca de equipamentos, fazer missões, etc.
Se isso não for feito, continuará sendo um personagem level 1.

Se deseja trabalhar na área, veja o que gosta para se motivar, quais linguagens, quais tecnologias, que tipo de empresa e projetos gostaria de trabalhar, fazer parte.
O que é preciso estudar, quais as skills que o mercado está pedindo, ouvir as pessoas relevantes que estão falando sobre os assunto do área, participe de eventos imersões, faça desafios HackerRank, BeeCrowds, 7 days of code.
Se conecte mais com outros profissionais, criadores de conteúdo que falam sobre esses temas.
E o mais importante programar, pega uma apostila aí e let’s code!
Cai pra cima!

3 curtidas

Vejo dois motivos: 1) não doeu no bolso, pq vc está empregado; 2) vc provavelmente não gosta ou nunca gostou de programar, pq um ano sem programar, formado em ciência da computação é, no mínimo, esquisito, mesmo não trabalhando na área. Sim, eu sei, tem um bocado de gente que se forma e não atua no que se forma, mas se vc almeja isso, precisa se manter ativo.

Realmente, programar por si só, não é aconselhável,

Quanto á desmotivação na área de Computação, muito mais do que falta de motivação, procure também ter perspectiva quanto aos seus estudos. Sei que com o boom dos novos empregos surgiu aquela ideia de emprego tipo start-up, do tipo google ou facebook da vida, quando a realidade é de exploração e precarização, sobretudo em pequenas empresas, nisso mantém muitos programadores alienados quanto a perspectiva da realidade. Se me permite este conselho, se valorize, lembre-se que computação é muito mais do que programação, e que o mundo de trabalho é muito mais do que mercado de trabalho, e mesmo todos os cálculos que possamos fazer são somente métodos, os fins nós que dizemos.

Diria que desmotivação é complexo, pois provavelmente envolve fatores interpessoais seus, e talvez seria pedir demais postar tudo num forum público, mas o que posso lhe aconselhar é que nós não somos muito mais do que capital de empresas, somos pessoas. Se não puder ter a ganhar por agora, ao menos tente dar para conseguir.

Procure rever seu histórico, suas motivações, o que deseja pesquisar e programar sobre, nem que tenha que correr atras no seu curso, em outro curso, numa pós, num trabalho voluntario ou social. Se decidir que se encaixa no mundo da tecnologia, procure estar antenado as novidades e com, ética, faça outras capacitações que as empresas procuram, como outro idiomas.

Se estiver procurando trabalho, veja a disponibilidade de serviços de sua região, veja seu networking/contatos, e tente ver se ainda tem vagas, nem que tenha que se reciclar.

Se só ficar sentado programando não seja seu estilo, veja outras possibilidades na Computação ou afins, tem de ter um com que se identifique.

3 curtidas

Por curiosidade, em qual área está trabalhando atualmente?

Que cidade você mora? Me manda uma DM aqui pelo site? Talvez eu consiga te ajudar.