C++11 oficialmente publicado pela ISO

A ISO publicou o novo padrão C++11. A press release oficial pode ser lida em inglês ou francês.

Fonte: http://herbsutter.com/2011/10/10/iso-c11-published/

Com isso, o C++ ganha diversos novos recursos, como funções e expressões lambda, classes padrão para lidar com threads, suporte nativo a expressões regulares e um conjunto sólido de smart pointers. Outra grande novidade é que agora o C++ suporta “move semantics”, o que agilizará muito as classes da biblioteca padrão.

boa notícia viny.

Deveriam começar documentar também em português (br). O Brasil possui um grande mercado de informática.
E, para os demais países da América Latina, em espanhol.

[quote=Andre Rosa]Deveriam começar documentar também em português (br). O Brasil possui um grande mercado de informática.
E, para os demais países da América Latina, em espanhol.[/quote]

Creio que a documentação mesmo é só em inglês.

I think that it’s now irrelevant to have the documentation translated into Portuguese.
If you are not finicky about perfect translations, you can use the Google Translator or another automated translation method (Bing etc.).
Microsoft has automated translation of most of its documentation (you don’t need to know English in order to read a Knowledge Base article anymore), and it is progressively translating large parts of its documentation as well.
The difficult parts (those parts that require human translators) you’ll need to read them yourself - that’s the point of learning English :slight_smile:
It could be worse - imagine if Java docs were written in Japanese only :slight_smile:

[quote=ViniGodoy][quote=Andre Rosa]Deveriam começar documentar também em português (br). O Brasil possui um grande mercado de informática.
E, para os demais países da América Latina, em espanhol.[/quote]

Creio que a documentação mesmo é só em inglês. [/quote]

Talvez eu tenha me expressado mal. Não me refiro só a documentação, eu me refiro a um todo. É claro que o inglês é extremamente importante, mas já está na hora de começarem a dar suporte a outros idiomas.

[quote=entanglement]I think that it’s now irrelevant to have the documentation translated into Portuguese.
If you are not finicky about perfect translations, you can use the Google Translator or another automated translation method (Bing etc.).
Microsoft has automated translation of most of its documentation (you don’t need to know English in order to read a Knowledge Base article anymore), and it is progressively translating large parts of its documentation as well.
The difficult parts (those parts that require human translators) you’ll need to read them yourself - that’s the point of learning English :slight_smile:
It could be worse - imagine if Java docs were written in Japanese only :slight_smile:

[/quote]

Hey, dude!

More languages, more, more, more… :wink:

Japonese, english, espanish, frensh and portuguese. Only this.

O suporte a locales do C++ é bem complicadinho ( http://www.cplusplus.com/reference/std/locale/ ) . Não sei quem usa isso, e se as implementações estão boas :slight_smile:

O String também tem suporte ao wide char, e já é padrão o tipo w_chart, para caracteres unicode.
Só acho ruim que o C++ não implementa por padrão as codificações de texto. Seria muito bom configurar pelo menos os streams com o tipo da origem dos arquivos, e deixar o C++ se virar para saber como traduzir um UTF (com ou sem BOM) para um formato wide char na memória, como o Java faz.

Cá entre nós:
Documentação para C e C++, em PT-BR, é quase que nula.
O que vemos são tutoriais e artigos simplórios e que, muitas das vezes, ainda ensinam más práticas de programação.

[quote=Andre Rosa]Cá entre nós: Documentação para C e C++, em PT-BR, é quase que nula.
O que vemos são tutoriais e artigos simplórios e que, muitas das vezes, ainda ensinam más práticas de programação.[/quote]

E é diferente para alguma outra linguagem?

[quote=Andre Rosa]Cá entre nós:
Documentação para C e C++, em PT-BR, é quase que nula.
O que vemos são tutoriais e artigos simplórios e que, muitas das vezes, ainda ensinam más práticas de programação.[/quote]

O pior é que se eu fosse fazer um tutorial, acabaria fazendo uma coisa do tipo “Como escrever em Java usando C++ e boost::shared_ptr<>”. Faz um bom tempo que escrevo programas em C++ mais ou menos assim, e faz tempo que não tenho problemas com vazamentos de memórias e outras coisas dos infernos que são sempre um pesadelo para os programadores C++ clássicos.

Com o C++11 vai poder ser std::shared_ptr. :slight_smile:

E, definitivamente, quando passei a adotar RAII e os smart pointers no C++, minha vida mudou.
Você se sente como se estivesse programando com garbage collector. :slight_smile:

se usar o smart pointer nunca vai ter dor de cabeça. Com um pouco de discernimento dá até para criar um sistema mais complexo de gerenciamento de memória com esses smart pointers.
Dentro de um mês ou dois qtlabs deve implementar todas essas especificações no qt.

[quote=ViniGodoy][quote=Andre Rosa]Cá entre nós: Documentação para C e C++, em PT-BR, é quase que nula.

E é diferente para alguma outra linguagem?

[/quote]

Não sei, mas provavelmente é a mesma coisa. Java até que é razoável. Temos a área de artigos do GUJ, por exemplo, que é bem rica. Mas C e C++, que são as que mais pesquiso, sei que o conteúdo, em maioria, é execrável.

Lua é um bom exemplo. É uma linguagem que nasceu aqui, no Brasil, e quase não possui conteúdo em PT-BR.

Muito boa notícia… faz um tempo que só estou no mundo Java, melhor dar uma revisada nas origens :smiley:

Aprendi a programar de verdade em C++.
Sinto saudades dessa época, cada dia era uma descoberta inédita…

O dia que comecei a aprender java e fui alertado pelo professor “não tem herança múltipla”, minha sensação foi de abandono hahaha

É, saudades. Quem sabe eu volte pra C++ nos meus experimentos com robótica bwhahahaha