Olá pessoal, estou com um problema. Preciso saber quais eram as principais IDE para desenvolvimento de aplicativos win32 na época mencionada no título. Estou com um código para dar manutenção porém o mesmo é muito antigo. Aparentemente ele rodaria no visual studio 2005. Qual era a versão anterior a 2005 do visual studio?
Grato a quem puder ajudar.
Olá,
Era o Visual Studio 6 ou então o anterior Visual Studio 97. Projetos destas versões abrem normalmente no 2005 ou 2010, ao abrir ele irá fazer a conversão. Se o programa usar MFC talvez precise instalar alguma biblioteca extra nas versões novas, mas não tenho certeza pois sempre preferi usar WIN32 puro mesmo.
Era comum usar o Borland C também, eu usei Borland e depois migrei para o Visual Studio 6.
Boa sorte na manutenção!
Olá, eu consegui abrir o código fonte no visual studio 2005. Fiz a conversão e abriu normalmente. Porém ao dar um Build não deu certo pois deu uma série de erros que ainda não consegui identificar. O grande problema é que o código é de uma empresa que hoje já não existe mais e não terei qualquer suporte. Esse é o meu primeiro grande desafio em programação já que ainda não sou experiente. Mas estou estudando muito e espero que dê tudo certo.
Obrigado!
[quote=osmar.takashi]Olá pessoal, estou com um problema. Preciso saber quais eram as principais IDE para desenvolvimento de aplicativos win32 na época mencionada no título. Estou com um código para dar manutenção porém o mesmo é muito antigo. Aparentemente ele rodaria no visual studio 2005. Qual era a versão anterior a 2005 do visual studio?
Grato a quem puder ajudar.[/quote]
Acho que o histórico das versões é aproximadamente este:
Visual Studio 97 -> 1997
Visual Studio 6.0 -> 1998
Visual Studio .NET 2002 -> 2002
Visual Studo .NET 2003 -> 2003
Visual Studio 2005 -> 2005
Visual Studio 2008 -> 2008
Visual Studio 2010 -> 2010
Visual Studio 2011 -> 2012
A propósito, se for um programa em C++, acho que não deve haver muitas dificuldades de carregá-lo na última versão do Visual Studio (exceto se ele tiver código com MFC e você só tiver o Visual Studio Express).
Se seu programa em C++ é tão antigo assim, corre-se o risco de ele ainda ser de 16 bits; nesse caso, você talvez precise do Visual C++ 2.X. Mas programas de 16 bits mal rodam no Windows 32 bits (porque eles têm uma tendência de usar 100% de CPU dependendo do jeito que foram escritos), e não rodarão de forma alguma no Windows 64 bits.
Mas como você afirmou que é Win32, não deve haver problemas de usar o Visual Studio 6 ou o 2005. (todas as versões têm um recurso de importar os projetos mais antigos, e de qualquer maneira, para dar manutenção, talvez você tenha de ajeitar as opcões de compilação de qualquer maneira :roll: )
[quote=osmar.takashi]Olá, eu consegui abrir o código fonte no visual studio 2005. Fiz a conversão e abriu normalmente. Porém ao dar um Build não deu certo pois deu uma série de erros que ainda não consegui identificar. O grande problema é que o código é de uma empresa que hoje já não existe mais e não terei qualquer suporte. Esse é o meu primeiro grande desafio em programação já que ainda não sou experiente. Mas estou estudando muito e espero que dê tudo certo.
Obrigado![/quote]
Hum… você pode ter os seguintes problemas:
a) Ter de acertar os diretórios de includes e de libs
b) Ter de localizar as bibliotecas de terceiros que eram usados nesse programa legado, e que talvez você tenha de sair caçando por aí (esse é um grave problema de programas legados)
c) Talvez você descubra, muito para seu desgosto, que realmente você não consegue compilar o programa novamente só com o que você tem (por exemplo, pode ser que ele use uma biblioteca de terceiros cuja licença está expirada ou que você não consegue mais instalar em uma máquina qualquer, por algum motivo).
São problemas bem chatinhos, e desejamos para você muita boa sorte - e de qualquer maneira, se você encontrar uma maneira de contactar o antigo desenvolvedor dessa tal empresa que não existe mais, seria uma boa idéia. Talvez você perca uma semana só para descobrir que você entrou na opção © citada acima, e tenha de fazer uma engenharia reversa do que você já tem disponível para ter de reescrever o programa com bibliotecas que se encontram disponíveis no mercado . Se achar o desenvolvedor (e ele ainda se lembrar de como fazer a compilação desse programa) talvez você possa economizar algum tempo.
Eu titilizava o TCC da borland (Turbo C++ 3.0). Mas não tenho certeza se funcionava com essas bibliotecas. Agora não lembro delas funcionarem com esse compilador.
Tinha outro o DevCpp, esse eu tenho certeza. Se não me engano é a versão 4.0.
http://www.bloodshed.net/devcpp.html
Dev-C++ is a full-featured integrated development environment (IDE), which is able to create Windows or console-based C/C++ programs using the Mingw compiler system (version MSVCRT 2.95.2-1 included with this package), or the Cygwin compiler. It can also handle the Insight Debugger, which you can also download here. - C and C++ compiler for Win32 (Mingw)
[quote=entanglement][quote=osmar.takashi]Olá, eu consegui abrir o código fonte no visual studio 2005. Fiz a conversão e abriu normalmente. Porém ao dar um Build não deu certo pois deu uma série de erros que ainda não consegui identificar. O grande problema é que o código é de uma empresa que hoje já não existe mais e não terei qualquer suporte. Esse é o meu primeiro grande desafio em programação já que ainda não sou experiente. Mas estou estudando muito e espero que dê tudo certo.
Obrigado![/quote]
Hum… você pode ter os seguintes problemas:
a) Ter de acertar os diretórios de includes e de libs
b) Ter de localizar as bibliotecas de terceiros que eram usados nesse programa legado, e que talvez você tenha de sair caçando por aí (esse é um grave problema de programas legados)
c) Talvez você descubra, muito para seu desgosto, que realmente você não consegue compilar o programa novamente só com o que você tem (por exemplo, pode ser que ele use uma biblioteca de terceiros cuja licença está expirada ou que você não consegue mais instalar em uma máquina qualquer, por algum motivo).
São problemas bem chatinhos, e desejamos para você muita boa sorte - e de qualquer maneira, se você encontrar uma maneira de contactar o antigo desenvolvedor dessa tal empresa que não existe mais, seria uma boa idéia. Talvez você perca uma semana só para descobrir que você entrou na opção © citada acima, e tenha de fazer uma engenharia reversa do que você já tem disponível para ter de reescrever o programa com bibliotecas que se encontram disponíveis no mercado . Se achar o desenvolvedor (e ele ainda se lembrar de como fazer a compilação desse programa) talvez você possa economizar algum tempo.
[/quote]
Então, eu tenho alguns grandes e graves problemas com o código. Primeiro que a empresa que não existe mais é da França. O código está todo em Francês inclusive nomes de variáveis, comentário e tudo o mais. O desenvolvedor não faço idéia de quem seja nem se ainda está vivo (é sério). O programa comanda uma máquina e preciso alterar o código para que a máquina toda atrase sua operação em pelo menos 1 segundo para poder sincronizar com outro equipamento. Existem várias bibliotecas porém acho que as licenças ainda estão válidas ou não existe licença para tal. Essa semana vou continuar estudando o código pra ver se chega a alguma conclusão.
Até o momento só tenho a agradecer a todos vocês!
O codigo é grande?
É grandinho sim.
Cara, onde arrumou esse lefante branco?
EU queria poder dar uma olhada nesse codigo. Fiquei curisoso.
É pra refazer em outra linguagem? ou refatorar para rodar nas versões mais atuais?
Quando eu pego códigos assim, eu tento fazer o seguinte:
Encontro o main dele e comento os metodos chamados que tão dando problema.
ai vou descomentando um por um, na medida que vou solucionando o problema. Tentou fazer isso?
[quote=Luiz Augusto Prado]Cara, onde arrumou esse lefante branco?
EU queria poder dar uma olhada nesse codigo. Fiquei curisoso.
É pra refazer em outra linguagem? ou refatorar para rodar nas versões mais atuais?
[/quote]
Então, esse código é da empresa em que trabalho. Não é pra refazer em outra linguagem, é apenas fazer uma pequena modificação para atrasar um dos comandos porém estou com os problemas citados. Não sei se vou poder postar parte do código, amanhã eu vejo.
De qq forma obrigado!
Oh la la! Agora você tem um problema. C’est la vie… Mas como é um programa para controlar uma máquina, provavelmente é questão de você acertar os diretórios para que o programa compile corretamente. (Se fosse um programa que tivesse uma interface com usuário muito elaborada, provavelmente estaria usando alguma biblioteca de terceiros com alguma licença comercial esquisita).
Aqui na empresa em que trabalho tive um problema um pouco menor - o programa era em francês também, mas a empresa não fechou e a única coisa que tivemos de fazer foi acertar o programa de modo que ele compilasse em 64 bits (ele foi desenvolvido para rodar em 32 bits, e como você deve saber, programas em C que rodam em 32 bits costumam dar bastante dor de cabeça na hora de convertê-los para 64 bits).
O francês que escreveu o programa (e que tinha a mania de botar um gato em ASCII Art nos cabeçalhos dos programas, vou ver se acho o tal gato para postar aqui) foi muito cuidadoso com a parte de declaração de variáveis referente aos tamanhos dos ints (acho que não havia um int no programa que não tivesse seu tamanho não especificado) e, por incrível que pareça, não tive de mudar quase nada o programa para que ele funcionasse.
Oh la la! Agora você tem um problema. C’est la vie… Mas como é um programa para controlar uma máquina, provavelmente é questão de você acertar os diretórios para que o programa compile corretamente. (Se fosse um programa que tivesse uma interface com usuário muito elaborada, provavelmente estaria usando alguma biblioteca de terceiros com alguma licença comercial esquisita).
Aqui na empresa em que trabalho tive um problema um pouco menor - o programa era em francês também, mas a empresa não fechou e a única coisa que tivemos de fazer foi acertar o programa de modo que ele compilasse em 64 bits (ele foi desenvolvido para rodar em 32 bits, e como você deve saber, programas em C que rodam em 32 bits costumam dar bastante dor de cabeça na hora de convertê-los para 64 bits).
O francês que escreveu o programa (e que tinha a mania de botar um gato em ASCII Art nos cabeçalhos dos programas, vou ver se acho o tal gato para postar aqui) foi muito cuidadoso com a parte de declaração de variáveis referente aos tamanhos dos ints (acho que não havia um int no programa que não tivesse seu tamanho não especificado) e, por incrível que pareça, não tive de mudar quase nada o programa para que ele funcionasse. [/quote]
Cara nem me fale em problemas. Acabo de rodar uma versão antiga do software e deu pau na máquina!!! Estou aqui desesperado fazendo o restore e rezando pra voltar ao normal! Caso contrário perco meu emprego…
Edit: Deu tudo certo, ufa! Aprendi da pior maneira.