Calcule o valor de z (java) raiz quadrada

(Java) a questão …

1 – Implemente um algoritmo que calcule o valor de Z, considerando os 10 primeiros termos da série abaixo. O seu algoritmo deverá conter uma classe chamada Calcula_Series e um método chamado calculaZ. Esse método deverá retornar um valor do tipo double, correspondente ao valor de Z.

E qual está sendo a sua dificuldade? Postar só o enunciado não ajuda.

Abraço.

Os dividendos estão padronizados em uma progressão aritmética de razão 2 e termo inicial = 1, onde para cada um deve ser extraída a raiz quadrada (veja a instrução Math.sqrt(valor) - para encontrar a raiz).
Os divisores estão padronizados por uma progressão geométrica, de razão 2 e termo inicial = 2, sendo que os expoentes estão alternado, com uma progressão aritmética de mesma razão (2), entretanto, o termo inicial de uma é 3 e a outra é 2.
Resumo: para resolver a questão você pode desenvolver uma metodologia a parte ou usar Progressão Aritmética - PA e Progressão Geométrica - PG.
Sugestão: procure vídeos no youtube sobre o laço de repetição (for), PA e PG, caso não tenha conhecimento destes assuntos.
Se tiver uma codificação, compartilhe.
Té+

1 curtida

Quero uma ideia de como montar o codigo… isso é uma questão extra de prova… sou iniciante amigo, então estou pedindo ajuda de quem entende… não quero correção de codigos, quero ajuda pra começar um…

ja me deu uma luz, vou verificar aqui… obg

Recomendo que separe em métodos, algo assim:

double calculaZ(int n) {
  for (i até n) {
    z = z + dividendo(i) / divisor(i);
  }
}

o método dividendo é simples:

double dividendo(i) {
  // fazer
}

no método divisor quebre em métodos também: