Calculo de Horas

Olá pessoal!

Estou estudando Python e estou tentando criar um pequeno projeto de calculo de horas. Consegui chegar no total de horas de trabalho em um dia, porém quando tento fazer a subtração de horas trabalhadas pela jornada de horas, da erro. Alguém poderia me dar uma luza de como finalizar este calculo. O código vai até o total de horas trabalhadas. Como eu poderia efetuar uma subtração do total pela jornada que o o usuário determinar? Agradeço desde já!

from datetime import date,datetime,time

inicio = input('Informe o horário de entrada: ')
ini = datetime.strptime(inicio, “%H:%M:%S”)
said_alm = input('Informe o horário de saída para o almoço: ')
sa = datetime.strptime(said_alm, “%H:%M:%S”)
parte1 = sa - ini
print(‘Total de horas da 1ª parte do dia: {}’.format(parte1))

volt_alm = input('\nInforme o horario de volta do almoço: ')
va = datetime.strptime(volt_alm, “%H:%M:%S”)
saida = input('Informe o horário de saída: ')
sd = datetime.strptime(saida, “%H:%M:%S”)
parte2 = sd - va
print(‘Total de horas da 2ª parte do dia: {}’.format(parte2))

total = (parte2 + parte1)
print(‘\nTotal de horas trabalhadas no dia: {}’.format(total))

E qual é a jornada de horas? O usuário vai digitar também? Em qual formato?

Então Hugo…

Eu iria trabalhar com 8h (08:00:00). Porém, tem casos de precisar ser 9h (09:00:00). Para isso, não sei se uma função if resolveria para a escolha de um dos dois. Porém, ainda sim, não conseguiria efetuar a subtração das horas.

É porque a jornada de trabalho é uma duração, não uma data, então tem que usar timedelta em vez de date/datetime.

O chato é que não tem um método pronto como strptime para timedelta, então tem que fazer na mão. Algo como:

# essa parte não muda
from datetime import datetime, timedelta

inicio = input('Informe o horário de entrada: ')
ini = datetime.strptime(inicio, "%H:%M:%S")
said_alm = input('Informe o horário de saída para o almoço: ')
sa = datetime.strptime(said_alm, "%H:%M:%S")
parte1 = sa - ini