Camada de Negócios

Olá pessoal,
sou novo na programação Java mas, estudei bastante sobre o assunto.
Estou começando um projeto novo para Web e resolvi usar JSP/JSTL/Struts para a camada View, DAO para persistência, DTO para objetos que utilizarei para transferência entre camadas e estou em dúvida de como desenvolver minha camada de negócios.
Minha idéia é não usar EJB no momento mas, deixar isso como uma opção no futuro. Para tanto estou criando um pacote com um Command Factory que vai disparar as ações para os meus BOs. Vocês acham isso uma boa idéia? Ou quem sabe eu deveria usar o Spring para encapsular meus objetos de negócio (espero não ter falado uma besteira agora, na verdade não conheço o Spring mas, ví uma matéria na última Mundo Java que mencionava o seu uso desta maneira).
A verdade é que estou meio perdido e um pouco cansado de estudar mais e mais ferramentas e tecnologia sem ter certeza de que caminho seguir. Qual seria a melhor maneira de encapsular meus BO’s sem utilizar EJB?
Agradeço qualquer sugestão.

Primeira pergunta, pra que exatamente você precisa dos DTOs?
Struts é a única opção? Se sim, use ele para o controller e a view, caso contrário, dá uma olhada no Webwork também.

Em relação aos EJB´s, caso a aplicação for distribuída é uma boa pedida, caso contrário não vejo motivo pra sua utilização.

Em relação ao Command Factory, muita atenção, eles são estupidamente necessários? Eu tava modelando uma pseud-arquitetura pra um projeto aqui e iria utilizar Command também, mas vi a tremenda asneira que eu tava fazendo. Já temos uma aplicação aqui utilizando este pattern, e nossa camada de negócios virou um amontoado de objetos procedurais, ou seja, cada um era responsável por uma regra de negócio. Ex: classe IncluirUsuario, classe ExcluirUsuario, classe EfetivarInscricao, etc.