minhas opinoes pessoais
:arrow: OJB
O OJB infelizmente esta uma zona. Ja era zona quando morava no SF, e agora no jakarta/db, eles estao mais perdidos ainda. Ele tem 3 apis: a deles mesmos que nao eh padrao nenhum (como o hibernate), a da ODMG, e o JDO. o JDO nao esta implementado ainda.
Eu nao recomendo usar OJB. Eles estao apssando de 0.99 para RCs, e ta aparecendo zilhares de incompatibildiades e bugs
:arrow: Hibernate
To usando e ta muito legal.
Tudo muito transparente para voce. E ele nao gera os bytecodes em runtime, e dizem que atualmente ele nem usa dynamic proxies. Ele eh bem limpo, porem nao eh um padrao.
:arrow: JDO (TJDO)
JDO eh uma especificacao, como servlets e ejb. E a Sun adora deixar coisas “opicionais”. Detesto isso. Servlets e JSP sao um sucesso porque nao tem isso de “opicional”.
Brinquei um pouco com o TJDO, mas achei terrivel ter de ficar gerando bytecode antes de rodar. O Hibernate nem faz isso, nem sei como ele faz e nao me interessa saber, eh transparente.
Quem me apresentou o TJDO foi o Daniel, talvez ele saiba te falar melhor.
Nao sei se isso de ter de gerar o bytecode eh do TJDO ou se o JDO especifica assim. Seria legal dar uma olhada.
:arrow: Prevayler
Quem conhece eh o CV.
Minha opiniao final: use o hibernate.