Como eu conecto minha camada de controle com a de apresentacao?? Por exemplo, eu tenho lá minha GUI com os campos Nome e Cidade, como eu faço pra ser mostrado nesses campos o conteudo da camada de modelo e BD ? Eu tenho que fazer uma chamada da minha camada de modelo na GUI? tipo colocar na GUI… ClientesMod cliente = new ClientesMod() ; ?? ou eu tenho que fazer uma chamada da minha classe de controle? MeuControle controle = new MeuControle(); e daí fazer chamadas atraves dos métodos desse objeto… controle.getnome(codcliente) , get.cidade.(codlciente).
Essa ligação da camada de controle com a de apresentação que eu não entendi direito, porque, eu não tenho que fazer a apresentacao sem que ela conheça nada sobre o modelo? Mas não teria que existir uma instancia do modelo na apresentação ???
Fui claro?? Acho q expliquei tanto que não deu pra entender nada.
Se alguem tiver um exemplo em desktop eu agradeceria, porque eu to fazendo em desktop e se alguem colocar em jsp acho que vai ficar dificil de entender. :???:
Eu não sei se entendi mto bem o seu dilema, mas eu costumo tratar telas da seguinte forma…
Eu primeiro desenvolvo a tela, com todos os objetos lá, sejam JTextField, JComboBox, o que for.
Depois eu implemento métodos get para cada componente.
Também separo o acesso ao banco de dados numa outra classe.
E finalmente pra ligar as duas coisas implemento uma terceira classe, que se utiliza dos gets da tela para manipular os objetos a serem exibidos com as informações que ele consegue através da classe que manipula o BD.
É simples, mas pra coisas de pequeno porte, é bem legal.
Abraços!
F
freakshow1PJ
alguem poderia postar um exemplo?? pode ser algo bem basico, tipo uma tela de cadastro, só com nome e telefone, pra eu ver direito como ela acessa as outras camadas.
Valew!
P
pcalcadoPJ
O que é camada de controle?
R
rr_castanedaPJ
Fala FreakShow!!!
Eu fiz um exemplo bem simples e bem pequeno aqui, só pra vc ter uma idéia do que eu quis dizer. Lembrando que a classe Calculadora poderia por exemplo, acessar um BD.
rr_castaneda valew mesmo! mais explicado que isso só se voce viesse aki e me desse uma palestra! agora entendi direito como que eh!! muito obrigado mesmo!!!
R
rr_castanedaPJ
De nada!!!
Foi um tópico que rendeu bastante, e fiquei muito feliz de poder contribuir.
Valeu pelo post e pela iniciativa em trazer um tema legal.