Pessoal,
Pretendo desevolver um aplicação Java Desktop usando arquitetura em camadas. A arquitetura que eu propus para o projeto foi a seguinte :
Camada de APRESENTAÇÃO
Será desenvolvida usando-se as APIs Swing/AWT e a IDE Netbeans(exigência do projeto). Framworks de apresentação não serão utilizados, não num primeiro momento
Camada de NEGÓCIOS
Será desenvolvida usando-se todos os recursos disponíveis na linguagem JAVA e em suas principais APIs.
Camada de PERSISTÊNCIA
Será desenvolvida usando-se a API JDBC. Framworks de persistência não serão utilizados, não num primeiro momento.
O que penso em fazer na camada de APRESENTAÇÃO :
1o - Crio a GUI usando Swing, em geral uma classe para cada JFrame
2o - Em cada uma destas classes, crio um atributo privado para cada componente GUI
3o - Crio métodos set para atribuir a cada atributo da classe o conteúdo capturado do componente GUI a ele associado
4o - Uma vez que todos os atributos tenham sido "setados", efetuo as validações de dados inerentes a esta camada
5o - Se as validações não lograrem êxito, a aplicação continua rodando até que os dados sejam validados
6o - Validados os dados, crio o objeto da camada de apresentação já com esses dadaos validados
7o - Com isto, finalmente crio o objeto da camada de negócio a partir do objeto da camada de apresentação com dados válidos.
A lógica supracitada também deverá ser utilizada, com os seus devidos ajustes, nas camadas subsequentes.
Gostaria de saber o que vocês mais experientes em Java acham desta sequência do que deve ser feito na camada de Apresentação ?
Espero obter críticas construtivas não só à proposta de arquitetura, como à sequência de ações a serem feitas em cada camada.
Agradeço demais qualquer ajuda que me for enviada, pois ela será de grande valia para mim.
[]'s
Max