Caminho dos Arquivos em outra Máquina (File, JFileChooser, Desktop)

Olá pessoal.

Estou com um problema ao tentar abrir arquivos para visualização.

Na situação, eu tenho um JFileChooser que pega uma lista de arquivos e retorna os getAbsolutePath() dos arquivos selecionados e em seguida eu os adiciono em uma lista que servirá de base para salvar as imagens em um Banco de Dados.

Para salvar as imagens no banco de dados, independente de onde ela estiver alocada, elas são salvas normalmente.

O problema está quando eu tento abrir a imagem usando

Desktop.getDesktop().open(new File(lista.get(i).getCaminho()));

Isto serve para que o usuário possa visualizar a imagem com o Visualizador padrão do Sistema Operacional.

Porém, neste caso, pode ocorrer de uma imagem estar alocada em uma outra estação de trabalho (o nosso servidor).

Então o sempre que o usuário tenta abrir a foto ela retorna o seguinte erro:

java.io.IOException: Failed to open file:////SERVIDOR/vvvv/aaa%20aaaaa%20aaaaa.jpg. Error message: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

	at sun.awt.windows.WDesktopPeer.ShellExecute(Unknown Source)
	at sun.awt.windows.WDesktopPeer.open(Unknown Source)
	at java.awt.Desktop.open(Unknown Source)
	at view.pacote.Tela$16.actionPerformed(Tela.java:

Vi que neste caso, toda a imagem que tento abrir e que contenta no Path espaço em branco ela retorna este erro.

a mesma imagem em uma outra pasta no servidor sem espaços e abriu normalmente.

//output - Syso

\\SERVIDOR\vvvv\aaa_aaaaa_aaaaa.jpg

O único ‘estranho’ é que o programa identifica esse caminho de imagem com ou sem espaços na hora de salvar a imagem no banco (que é feito com o mesmo método de lista).

Tem algum método de resolver isto via sistema? (sem ter que renomear as várias pastas e arquivos do servidor)