Não sei se postei no lugar certo, mas vamos la:
Eu queria fazer o seguinte: abrir uma janela e sair desenhando nela e talz.
Bom, dai eu comecei a estudar um pouco, e achei a classe canvas. Muito interessante e coisa e tal e tal e coisa.
ai la vou eu implementar um trocinho desse ae, faço o paint e tudo mais. ele fica ate butininho.
mas não funcional. aconteceu o seguinte, quando eu clico pra desenhar no canvas, que esta dentro de uma jframe, ele desenha abaixo dele, escondendo as linhas abaixo do canvas.
bom pessoal, eu sou iniciante nisso, provavelmente fiz uma besteira muito grand e ecoisa e tal, mas como disse sou iniciante e acredito que errando é que a gente aprende. alguem poderia me ajudar?
segue meu codigo:
package photopobre;
import java.awt.*;
public Principal() {
initComponents();
}
public int ix=0,iy=0,fx=0,fy=0,xatual=0,yatual=0;
public String cor = "";
public void paint(Graphics g)
{
if(cor.compareTo("vermelho")==0)
{
label1.setText("");
g.setColor(Color.RED);
g.drawLine(ix,iy,fx,fy);
}
else if (cor.compareTo("amarelo")==0)
{
label1.setText("");
g.setColor(Color.YELLOW);
g.drawLine(ix,iy,fx,fy);
}
else
{
label1.setText("Escolha uma cor!");
}
}
// métodos para pegar o mouse.
public boolean mouseDown(Event e, int x, int y)
{
ix=x;
iy=y;
repaint();
return true;
}
public boolean mouseUp(Event e, int x, int y)
{
fx = x;
fy = y;
repaint();
return true;
}
public boolean mouseDrag(Event e, int x, int y)
{
fx=x;
fy=y;
repaint();
return true;
}
private void button2MouseClicked(java.awt.event.MouseEvent evt) {
cor = "amarelo";
}
private void button1MouseClicked(java.awt.event.MouseEvent evt) {
cor = "vermelho";
}
public static void main(String args[]) {
java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
public void run() {
Principal p = new Principal();
p.setBackground(Color.WHITE);
p.setVisible(true);
}
});
}
// Declaração de variáveis - não modifique
private java.awt.Button button1;
private java.awt.Button button2;
private java.awt.Canvas canvas1;
private java.awt.Label label1;
// Fim da declaração de variáveis
}
bom é isso ae, aguardo enquanto uma alma caridosa possa me ajudar.