Carrefour e Microsoft usam Linux

Carrefour e Microsoft usam Linux

Quatro lojas da rede de supermercados Carrefour já estão com PDVs rodando
em sistema Linux, cumprindo a estratégia da empresa de padronizar seus
pontos de venda para o sistema do pingüim. A migração está sendo feita
pela Unisys, produtora do software dos PDVs, o “Calypso”, compatível com
Linux. A estratégia do Carrefour é reduzir custos na substituição do
sistema anterior, o DOS, da Microsoft.

“O Linux possui vários atributos que o tornam um sucessor natural do DOS
na automação comercial, tais como robustez, capacidade multitarefa e
ausência de custos com licenças, o que gera uma economia considerável para
grandes números de
checkouts”, afirma Antônio Braga, diretor da divisão de Comércio da Unisys
Brasil. Com a padronização do sistema, o Carrefour fica mais ágil para
atender a demanda de novas tecnologias geradas para o comércio, como
cartões de crédito com chip e equipamentos wireless.

Além do Carrefour, mais uma empresa está usando o Linux: a Microsoft. Isso
mesmo, a gigante recorreu ao concorrente para proteger seus servidores de
ataques Denial of Services.

Após anos tentando provar que o sistema operacional Linux não era uma
opção viável para as empresas, a Microsoft acaba se rendendo a um de seus
maiores concorrentes. E o motivo é a necessidade de proteger os servidores
internos contra ataques de Denial of Service (DoS). De acordo com o site
Netcraft, a gigante mudou o endereço de DNS para que requerimentos
enviados a sua página sejam redirecionados para o sistema caching da
Akamai, que roda na plataforma aberta.

A Akamai possui um serviço voltado a otimização de performance de sites,
recolhendo cópias de páginas em servidores de diversas localidades.
Segundo a empresa, entre as funções exercidas incluem-se a defesa dos
clientes contra ameaças do tipo DoS, com distribuição do fluxo em diversos
sistemas. Embora porta-voz da companhia não tenha comentado o assunto, ela
afirma que a Microsoft é um dos seus principais clientes.

[fontes: Unisys e IT Web]

Nota: por favor, não quero discussões sobre X é melhor que Y, o que não nos leva a lugar algum.

Bom, nao da para dizer que a Microsoft memso usa Linux…quem usa Linux eh uma das tantas empresas que prestam servicos pra ela…
Ela terceirizou uma parte critica do sistema… como a empresa que realiza o trabalho faz, nao deve ser atribuido ( creditos ou nao ) a Microsoft…

Rafael

Sim, mas ela teve de se render e concordar em usar Linux.

Espera só…não demora para aparecer a própria Microsoft dizendo q implementou um Linux desenvovido por ela mesma… :?
…mais robusto,escalável q os concorrentes!!!Já vi essa estória…

Essa frase eh meio estranha… “Ela teve de se render e mandar alguem com competencia suficiente fazer o trabalho” soa menos parcial…

Rafael

a MS simplesmente terceirizou uma parte do trabalho sujo… não importa pra Microsoft o que o prestador de serviço usa, ela só quer a solução. então não é ela que usa, é a terceirizada, nada de concordar ou se render ao Linux.

tchaus.

Concordo que quem, de fato, use, seja a terceira. Mas a M$ poderia mto bem dizer: “Se não for em Windows, não roda!”.

Acho que se ela teve que procurar uma solucao terceirizada é porque a tecnologia dela nao resolvia o problema.
Nao adiantava ela dizer “mas tem que fazer em windows” pq se o windows resolvesse, ela mesmo tinha implantado a solucao :roll:

Bom galera eu to com um projeto que ja to levando a bastante tempo e agora que estou com internet BANDA LARGA em casa “Ate que enfim” queria ver quem quer talvez interagir tb, por motivos financeiros andei deixando o projeto de lado algum tempo.voltei com ele a poucas semanas atras. mas ja estou repassando e com ideias a todo vapor, o projeto que falo eu dei lhe o nome de JSDK4PDV que e uma biblioteca para conversar com impressoras fiscais, no inicio estava pensando em suportar somente bematech, mas agora o projeto ta bem mais ambicioso e pretendo portar para maioria das impressoras fiscais, fora rotinas de TEF e rotinas de criptografia e acesso remoto aos pdv’s que eu to pensando em implementar. to formulando um documento com todas minhas ideias e novas ideias serão bem vindas,pois meu proposito e desenvovler uma lib em que possamos desenvolver PDV’s usando JAVA+JDK4PDV+FreeBSD. Ou seja pdv’s little to fazendo a libjavapdv.so javapdv.dll, quem quiser saber mais sobre o projeto pode entrar em contato comigo william@guc.com.br.

A toda comunidade JAVA e C/C++ desejo um feliz natal e um prospero ano novo !!!
:smiley:

porque você não abre um post específico para isso?

Tambem nao entendi :shock:

Acho que ele viajou! :wink:

Ate o primeiro semestre de 2005 todas as lojas do Carrefour devem estar com o PDV rodando Linux:

Quem quiser conferir mais sofre isso pode dar uma olhada nesse press release:

http://www.unisys.com.br/news/imprensa/release205.htm

e não eh soh a carrefour que tah migrando para linux
varias outras grandes empresas tbm estao migrando pro pinguim
inclusive muitas delas jah economizaram alguns milhoes de reais desde que adotaram o pinguim hehehe

Rodrigo

Claro!!! Eu queria era mesmo passar o link pra complementar o post do daniel…

Acho que o caminho é esse mesmo: Diversidade!!!

Vale lembrar, por exemplo, o caso das lojas Renner que já utilizam Linux há um bom tempo em suas lojas.

Em minha opinião o cliente sempre espera que tenhamos FLEXIBILIDADE em nossas soluções ! Seja ela em Linux, Windows, ou o que for…

Obviamente custo baixo é importante, mas nem sempre é a única característica levada em conta. Tão importante quanto o custo será o suporte, facilidade de utilização, valor agregado, entrega no prazo, dentre tantos outros pontos para que uma solução seja REALMENTE a melhor.

Bom, a Microsoft não usa Linux, usa uma empresa que usa. Por que o trabalho que eles fazem não é do interesse por enquanto da Microsoft em fazer. A questão é a seguinte:
Por que eu vou montar todo um setor, se já existe um prestador que faz isso com software que eu não vou precisar pagar licença? Não é uma questão de se render e sim de custo e agilidade.

Sobre o Carrefour tenho acompanhado o carrefor até hoje em 2012 e posso dizer o seguinte, não foi uma boa idéia migrar para o Linux vou mostrar os pontos positivos e negativos:

Positivos:

Redução de custos considerável nas licenças.
Agilidade - Software mais limpo e leve.
Fechamento da arquitetura aos próprios usuários - agora eles não causam problemas no sistema.
Contaminação caiu de 30% para quase 0
Manutenções de sistema cairam.

Negativos:
Aumento considerável no custo de suporte em questões de valores ficou quase tão caro quanto o Windows mesmo dando menos problemas. Então baseado em custo não se pode avaliar Windows e Linux, ambos tem custo quase igual, um na licença outro na manutenção mesmo sendo em menor escala.
Desatualização do Parque forçada, o linux não obteve atualização, os softwares para ele também não, e o hardware não pode ser atualizado por que se atualizar o linux não tem suporte, para isso seria necessária toda uma reimplantação que seria melhor desistir. Portanto isso é grave.
Não há técnicos básicos em linux para se manter nos CPDs das lojas, qualquer problema tem que ser repassado para alguém na matriz. (Falta de agilidade para resolução de problemas).
Fora alguns outros problemas que não posso abordar.

Não estou falando mal do linux, por que eu concordo que é muito bom, mas em questão de pessoal treinado pra isso simplesmente não existe nem perto do suficiente.

Eu numa visão de gerente de análise financeira teria ficado com as licencinhas do DOS já que era pra ficar desatualizado mesmo. E não mudava nada. e não tinha gasto um centavo a mais com essa implantação,
já que o DOS é tão leve quanto o REDHAT utilizado. Quanto a questão de segurança do sistema e agilidade um bom windows server cuidaria disso tranquilamente, bem configurado e com as devidas permissões. E diga-se de passagem ainda hoje em 2012 se utiliza nos comandos o bom e velho windows server. Apenas PDVs e os servidores deles assim como outras partes que trabalham em conjunto utilizam o linux. E tudo isso abaixo do Windows Server.
Eu acredito que a união do melhor dos 2 lados é o importante para qualquer empresa.
E também acredito que o Linux é uma excelente solução que amadurece cada vez mais, mas ainda temos problemas graves no suporte. É exatamente aquela velha questão, eu vou lá e compro uma Ferrari e ela leva anos para dar problema por que é a melhor! Mas quando dá não tem ninguém pra concertar pra mim… :frowning:
Seria muito interessante o pessoal do Linux se unir no Brasil para criar algo nesse sentido tipo um centro de suporte integrado, as ferramentas existem no próprio LINUX :wink:

O dia que o suporte melhorar o Linux explode em vários setores.

delay de 9 anos para dar o feed-back, rsrsrsrsr.

Logo Logo sai o SO do Chrome. Compatível com tudo. E melhor que o Windows e o Resto.

Versão melhorada do linux.

Deus esta nesse exato momento , programando o SO do Chrome.

o.o

[quote=edilson.tec]Bom, a Microsoft não usa Linux, usa uma empresa que usa. Por que o trabalho que eles fazem não é do interesse por enquanto da Microsoft em fazer. A questão é a seguinte:
Por que eu vou montar todo um setor, se já existe um prestador que faz isso com software que eu não vou precisar pagar licença? Não é uma questão de se render e sim de custo e agilidade.

O dia que o suporte melhorar o Linux explode em vários setores.

[/quote]

Na minha opinião o ganho custo x benefício seria bem melhor com o pinguin:

1. Se eles quiser melhorar a infraestrutura precisariam mudar mesmo. Olha só, o dos nem é multitarefa. Isso quer dizer que o software é muito limitado.

2. Em questão de custo, linux se sobressai em todos os sentidos: suporte e manutenção é praticamente zero. Muito difícil gastar com erros no sistema ou algum tipo de malware, a não ser que dentro dessa empresa não exista um único profissional competente para realizar algumas tarefas básicas nesse sistema.

[quote=Andre Lopes]Logo Logo sai o SO do Chrome. Compatível com tudo. E melhor que o Windows e o Resto.

Versão melhorada do linux.

Deus esta nesse exato momento , programando o SO do Chrome.

o.o

[/quote]

Não existe versão melhorada de linux. O responsável pelo kernel é o “torvalds”, e todoa a equipe precisa manter a especificação POSIX. É a regra de ouro do sistema para que seja portável para outras plataformas. Toda customização feita por empresas diversas é somente realizada em “nível de aplicação”.