Galera em 2006, no meu projeto de TCC que era criar um mini googlemaps que hoje em dia é algo trivial mas na época era algo novo, depois de alguns meses que apresentei o trabalho a google lança a primeira versão da api, hehehe sorte minha que ainda não tinham lançado.
Neste projeto tive o mesmo problema abordado no forum em apresentar uma mapa com 1500000 pontos, isso mesmo 1 milhão e quinhentos mil pontos e consegui só utilizando RMS.
O aplicativo foi apresentado em um celular sony k800, que na época era o melhor que eu tinha acesso, hoje em dia qualquer aparelho novo é igual ou até melhor que ele.
Vou colocar aqui minhas experiencias com este projeto quem sabe pode ajuda-los, um grande erro de performace que tive foi utilizar String, como tava iniciando nem sabia responder a pergunta qual a diferença de String para StringBuffer? Então na minha primeira tentativa de teste, carroça era um foguete perto do que o sistema apresentou. Ficou muito lento, então mudei tudo para Stringbuffer.
Com isso melhorou bem a performace mas ainda apresentava lentidão, foi ai então que percebi que toda vez que ia buscar um ponto eu buscava no RMS, memoria fisica do aparelho isso o deixava lento.
A medida que tomei e que faço até hoje é, em todo o tempo de vida da aplicação apenas 2 momentos terá acesso os dados na memoria fisica (RMS), primeiro na inicialização do sistema onde vc vai jogar tudo para memoria, e depois na finalização do Sistema onde vc irá salvar as modificações nos dados caso exista.
Desta forma o aplicativo ganhou muita mas muita performane tornando-o mais utilizavel.
Sei que o Floggy é utilizado por varios e que torna mais facil o desenvolvimento, mas pense que é uma camada a mais para que a persistencia seja feita, neste caso onde a performance está sendo prejudicada eu retiraria o floggy e faria tudo via rms puro.
O Floggy é uma ideia que utilizamos em desenvolvimento Web ou SE, criando as classes colocando os atributos como representação das colunas igual o Hibernate, mas lembre-se que aqui não é WEB ou SE e sim JavaME, se vcs pegarem qualquer livro de JavaME a ideia principal é, conceito orientado a Objeto não é 100% praticavel aqui, se for possivel tu escrever tudo em uma classe unica faça! Quanto mais vcs criarem classes, utilizar bibliotecas de persistencia, quebrar o maximo possivel, vai ter um projeto bem mais organizado mas ai a perca de performace vai ser grande pois neste nosso mundo isso é muito visivel diferente dos servidores Web ou maquinas SE, não se esqueçam disso.