Carregar JARs no lib

aew galera… eh o seguinte… fiz uma app em swing e preciso que ela carregue os jars q estao na pasta lib para q possa acessar o banco etc e talz… tava fazendo uns testes e num funciona nem a pedrada.

java.net.URL lib = new java.io.File( "lib/" ).toURL( );
        java.net.URL jar = new java.net.URL( "jar:file://" + ( new java.io.File( "lib/pg73jdbc2.jar" ).getAbsolutePath( ) ) + "!/" );

java.net.URL urls[ ] = new java.net.URL[ 2 ];
        urls[ 0 ] = lib;
        urls[ 1 ] = jar;

ClassLoader loader = java.net.URLClassLoader.newInstance( urls );

Class.forName( "org.postgresql.Driver" );

O que acontece eh q o ClassLoader parece q num carrega o jar com o drive jdbc do postgres. ae qndo utilizo o Class.forName() ele da um ClassNotFoundException… alguem ae sabe pq?

Já verificou se o driver está no seu classpath? De uma busca no fórum ou ainda em nossa área de “Artigos e Tutoriais”. Você vai encontrar muitos problemas parecidos e dicas que irão te ajudar :cool:

[]s

naum kra… seguinte, o jar vai ficar num pasta dentro da pasta do programa… eu qro carregar o jar em runtime… sem q ele nao precise estar no classpath…

pq tu nao coloca o jar dentro de /lib q é o lugar onde se coloca os jars e ja deixa ele implicito no classpath? pq a gambiarra? :roll:

qro fazer algo tipo o q o netbeans faz… colocar jars em um local, tipo plugins, e fazer com q o programa carregue estes arquivos qndo ele for aberto…

se conseguirem me avisem
andei estudando sobre o atributo classpath no manifest

pois eh… eu vi isso… mas li q as vezes ele num funciona… e se eu adicionar alguma coisa ao lib terei q mexer no manifest… qro algo mais automatico