Carreira de programador para iniciantes: Como é? Que rumo seguir?

Opa, tenho 25 anos sou formado em Direito (tenho OAB), mas emprego está difícil nessa área. Também por outras razões terei que mudar de país em um futuro próximo e Direito brasileiro não vale de nada lá. Enfim, por isso comecei estudar java. Estou acabando um curso que comprei com os fundamentos da linguagem. Acabando isso, por óbvio vou me aprofundar mais com aquelas apostilas que a Caelum disponibiliza. Enfim, Como é a pra começar a ganhar dinheiro com isso, mesmo que seja pouco? Quão bom eu tenho que ser? Como começar? Ouvi dizer que tem gente que se oferece pra fazer projetos gratuitos em sites de freelancer…

Outra dúvida é sobre que rumo seguir agora: Aprofundar em Java pra Android ou Java pra Web? Qual tem mais oferta de trabalhos?
Sinceramente me sinto muito mais inclinado e motivado em seguir a linha do Android…

Depende das oportunidades de onde quer trabalhar. No geral tem mais demanda para web (Java e .NET em grandes empresas, PHP em pequenas). Mas Android e iOS são mercados que só crescem, então se oriente pelo que pede as melhores oportunidades. Mas não trabalhe de graça. Freelance é uma boa maneira de começar, de preferencia junto com alguem experiente. E estágio pra quem faz faculdade. E claro, criar ou trabalhar para sistemas da área que você já tem experiencia, isso ajuda muito. Conhecimento do negócio, seja lá qual for, é um grande diferencial, não ser apenas um técnico.

Cara, em desenvolvimento no Geral você vai conseguir uma colocação o mais importante é entender onde você vai ter mais afinidade, front-end, back-end, mobile, tester QA, agilista, etc…
Estude um pouco de cada assunto veja onde você tem mais curiosidade e satisfação como é uma alteração de rumo de carreira prove um pouco de tudo para não se frustrar.
Esse forum vai te ajudar muito a galera aqui é bem solicita.