Oi Alexandre(topoi), vi sua mensagem e seu convite para fazer parte da minha rede no linkedin também, sem problemas, será o maior prazer ajudar em tudo que eu puder, se eu não prestar para isto, vou prestar para mais o que ? Com relação a cursos, realmente requer cuidado, não porque tenha cursos ruins no mercado, embora possa até ter mesmo, afinal no mercado temos de tudo, cabe a cada um pegar as indicações e referencias, mas quero te alertar para não investir se não tiver um norte, um rumo, pois temos visto bons profissionais pedirem demissão de seus empregos, e pegar o dinheiro de suas rescisões e investir tudo em cursos SAP, tanto ABAP quanto academias funcionais, mas não tendo o acompanhamento e as ajudas de que falo no meu outro post, acabam perdendo o pouco que aprenderam nos cursos, e se frustram, porque passando o tempo sem aplicação, as empresas não o aproveitarão mais. Acho que a qualidade dos cursos depende muito do aluno, dificilmente uma empresa colocará um leigo para ministrar os cursos, o que o aluno precisa fazer é não ficar só no conteúdo que esta sendo ensinado, deve correr atras e explorar o profissional ao máximo que puder, mas o principal mesmo é só entrar no curso quando realmente tiver bons contatos que o ajudarão a ingressar neste mundo, como falei, já iniciei várias pessoas, e sei da dificuldade para se iniciar e se alocar um iniciante neste mercado, porque como as taxas são um pouco mais altas, porque também as taxas não estão lá estas coisas não, as empresas buscam pessoas que resolverão os problemas, ninguém quer perder tempo treinando ninguém, e empresa nenhuma quer servir de cobaia para iniciantes, as empresas que adquirem e implantam o SAP são grandes, e a responsabilidade do sistema nestas empresas é muito alta, normalmente são empresas com ações na bolsa de valores, e qualquer problema de sistema que gere atraso de faturamento, embarques, ou outros, sempre repercute, por isto eles tomam muito cuidado com o profissional que atuará no sistema. Mas saiba que não se inicia sem cursos, pode até não ser os cursos oficiais da SAP, mas ainda que com um profissional te ensinando, voce precisará sim de um ou mais cursos. Mais informações melhor me encaminhar e-mail, terei o maior prazer em ajudar a voce ou a qualquer outro profissional que desejar conhecer mais do sistema ou mercado SAP. [email removido] . Abs.