Carreira SAP

Boa tarde!
Andei pesquisando sobre SAP e vi alguns casos de pessoas que saíram de algumas áreas como contabilidade e hoje são consultores SAP experientes. No guj existem alguns tópicos sobre SAP mas são um pouco antigos, tendo em vista que já estamos com um pé em 2016.

Gostaria de saber um pouco sobre que passos devo seguir para entrar nesse mercado (estou finalizando a faculdade).

Gostaria de saber também como é o trabalho, pois me interessei justamente pela imagem de não ter um local de trabalho específico, conhecer várias empresas, adoro viajar dirigindo. E também tenho dúvidas em relação a remuneração, nesse fórum vi uma postagem de um usuário conhecido dizendo se arrepender de não ter aproveitado a oportunidade que teve de ir para esse segmento no início de sua carreira.

Olá Topoi

Não tenho experiência com SAP, mas tenho muitos amigos que trabalharam com a tecnologia e trabalham até hoje.

Todos citam como vantagem os altos salários, empresas grandes, viagens, etc. Em contra partida, há uma defasagem em relação a tecnologias novas: você fica preso a uma tecnologia proprietária ou no máximo ligado a versões antigas de outras tecnologias. Mas pelo que vejo há muita coisa mudando.

1 curtida

Obrigado pela resposta, Paulo.

Você tem alguma informação de como entrar nesse mercado? Se é possível estagiar nessa área sem ter nenhuma outra experiência profissional, por exemplo?

Oi Topoi,

sou consultor SAP a mais de 17 anos, iniciei como programador da linguagem do sistema, ABAP/4, mas hoje atuo como consultor funcional. É um sistema muito diferente de tudo que voce já tenha visto, unico software 3 camadas do mercado, ele une os prós dos sistemas centralizados, como os antigos mainframes IBM, e os prós dos sistemas distribuídos como os client/server, retirando a maioria dos contras. 3 camadas porque tem o Application Server, o Data Server e o FrontEnd, que fica na máquina do usuário, assim os programas ficam na camada Application Server, não há executáveis gigantescos trafegando pela rede, e também não há necessidade de se atualizar executáveis nas maquinas dos usuários. A dificuldade de se entrar neste mercado é porque o sistema é muito grande, e para se fazer qualquer coisa nele requer um mínimo de experiencia, não adianta só estudar os comandos da linguagem, por isto não chamam os programadores ABAP de programadores, mas de consultores, porque necessitam de grande conhecimento do ambiente para se programar nele, considerar que o sistema já esta pronto, milhões de tabelas e relacionamentos, e os usuários não as conhecem, então se voce as conhece consegue trabalhar, se não as conhece tem que ter experiencia no sistema para aprender com o próprio sistema, do contrário fica difícil para qualquer iniciante, normalmente tem que ter um padrinho para começar, alguém que te acompanhe, te oriente nos cursos que voce deverá fazer, de acordo com a área que deseja atuar, e te acompanhe no seu inicio, te dando o suporte que voce vai precisar, já iniciei uma turma boa desta forma. Abs.

3 curtidas

Obrigado pela resposta, RoneyCardoso. Seu post só confirma minhas pesquisas: a dificuldade é conseguir experiência, principalmente o primeiro emprego. Vi relatos de pessoas que pagaram para trabalhar como “consultores sombra”, somente para ter alguma participação em projeto para colocar no currículo.

Te enviei uma mensagem pessoal aqui pelo fórum, seria muito importante para mim se você respondesse. Estou indo para o último ano da faculdade e gostaria de ajuda. Já vi relatos no fórum de pessoas que conseguiram entra no mercado sem pagar pelos cursos da SAP (que para mim não são nada baratos). Posso tentar economizar e realizar um dos cursos, mas seria difícil e levaria tempo até conseguir o dinheiro. Sinceramente, estou meio perdido. Sei que não existe algo como uma receita de bolo, mas realmente gostaria de ajuda. Li tudo que encontrei na Internet, mas ainda estou sem saber o que fazer.

“Consultor SAP” precisa saber de tecnologia tanto quanto “consultor herbalife” precisa saber de nutrição.

Você chamou na primeira linha. :wink:

Isto pfk66, mas não falei que eu chamo, falei que chamam, e eu assim os trato, como programadores, e assim tratei, só não entendi qual a relevância da questão levantada por voce. Voce deseja mais alguma explicação ? Se for o caso, te peço o favor de ser mais claro porque não entendi. Quanto à sua comparação com “Consultor Herbalife”, não acho que qualquer atividade mereça ter mais ou menos crédito ou importância que outra, te garanto que tem pessoas ganhando mais dinheiro como “Consultor Herbalife” que outros que estão trabalhando como ABAP para clientes da SAP, e vice-versa, qualquer atividade é assim, voce achará no mercado engenheiro civil formado trabalhando por 1.500 reais por mes, e achará engenheiro civil ganhando 30.000 reais por mes, não podemos desmerecer nenhuma atividade ou profissão, porque temos muitas outras coisas envolvidas em cada caso.

1 curtida

Oi Alexandre(topoi), vi sua mensagem e seu convite para fazer parte da minha rede no linkedin também, sem problemas, será o maior prazer ajudar em tudo que eu puder, se eu não prestar para isto, vou prestar para mais o que ? Com relação a cursos, realmente requer cuidado, não porque tenha cursos ruins no mercado, embora possa até ter mesmo, afinal no mercado temos de tudo, cabe a cada um pegar as indicações e referencias, mas quero te alertar para não investir se não tiver um norte, um rumo, pois temos visto bons profissionais pedirem demissão de seus empregos, e pegar o dinheiro de suas rescisões e investir tudo em cursos SAP, tanto ABAP quanto academias funcionais, mas não tendo o acompanhamento e as ajudas de que falo no meu outro post, acabam perdendo o pouco que aprenderam nos cursos, e se frustram, porque passando o tempo sem aplicação, as empresas não o aproveitarão mais. Acho que a qualidade dos cursos depende muito do aluno, dificilmente uma empresa colocará um leigo para ministrar os cursos, o que o aluno precisa fazer é não ficar só no conteúdo que esta sendo ensinado, deve correr atras e explorar o profissional ao máximo que puder, mas o principal mesmo é só entrar no curso quando realmente tiver bons contatos que o ajudarão a ingressar neste mundo, como falei, já iniciei várias pessoas, e sei da dificuldade para se iniciar e se alocar um iniciante neste mercado, porque como as taxas são um pouco mais altas, porque também as taxas não estão lá estas coisas não, as empresas buscam pessoas que resolverão os problemas, ninguém quer perder tempo treinando ninguém, e empresa nenhuma quer servir de cobaia para iniciantes, as empresas que adquirem e implantam o SAP são grandes, e a responsabilidade do sistema nestas empresas é muito alta, normalmente são empresas com ações na bolsa de valores, e qualquer problema de sistema que gere atraso de faturamento, embarques, ou outros, sempre repercute, por isto eles tomam muito cuidado com o profissional que atuará no sistema. Mas saiba que não se inicia sem cursos, pode até não ser os cursos oficiais da SAP, mas ainda que com um profissional te ensinando, voce precisará sim de um ou mais cursos. Mais informações melhor me encaminhar e-mail, terei o maior prazer em ajudar a voce ou a qualquer outro profissional que desejar conhecer mais do sistema ou mercado SAP. roneyrcardoso@yahoo.com.br . Abs.

1 curtida

Desmerecer?

Quem me dera ganhar o quanto esses profissionais ganham com “tecnologia”, mas sem precisar estudar diferentes tecnologias (ou alimentos, no caso da Herbalife).

Se quer saber, eu acho tudo isso genial.