Cartas para planning poker

Alguém sabe onde eu posso comprar por uma preço legal?

Ou onde eu posso baixar para imprimir?

Sure…

http://queroseragil.wordpress.com/2007/09/19/scrum-reference-2/

Ou você mesmo pode criar as suas.

Editado para dizer que as cartas estão no pdf linkado pelo post.

[quote=TheMask]Sure…

http://queroseragil.wordpress.com/2007/09/19/scrum-reference-2/

Ou você mesmo pode criar as suas.

Editado para dizer que as cartas estão no pdf linkado pelo post.[/quote]

Hahaha…

Cheguei até ai agorinha!

Queria algo neste estilo http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=488795952&size=m. Acho legal o uso do interrogação

Eu gosto da idéia de criar as próprias cartas, é bem tranquilo e da pra colocar um símbolo da empresa ou algo assim

Na minha experiência não foram todos os projetos que o Poker foi aplicado à risca. Não gaste muito tempo e dinheiro nisso que as cartas costumam sumir da gaveta de alguém durante o Sprint.

O Poker serve bem para uma equipe que ainda não se conhece direito. Depois do segundo sprint nem precisamos mais das cartas. Todo projeto tem aquele cara que é simplista, tem aquele cara que é mais pessimista. Depois de um tempo as métricas se ajustam. As pessoas se conhecem e o uso da comparação é melhor aplicado.

[quote=rodrigoy]Na minha experiência não foram todos os projetos que o Poker foi aplicado à risca. Não gaste muito tempo e dinheiro nisso que as cartas costumam sumir da gaveta de alguém durante o Sprint.

O Poker serve bem para uma equipe que ainda não se conhece direito. Depois do segundo sprint nem precisamos mais das cartas. Todo projeto tem aquele cara que é simplista, tem aquele cara que é mais pessimista. Depois de um tempo as métricas se ajustam. As pessoas se conhecem e o uso da comparação é melhor aplicado.[/quote]

O problema é quando a equipe tem aquela galera que tem medo de expressar opinião.
E também tem aquele problema de gerar várias discussões de dividir ou não uma história em várias.

No começo é meio crítico mesmo para o pessoal dar a opinião, mas isso é uma adaptação delas à auto-organização. Depois de um tempo elas ficam “cheias de opinião” e falam que nem papagaio no planejamento.

Uma das técnicas que tenho aplicado no planejamento inicial é achar o 3. Você usa Fibonacci como escala de métrica? Se sim, faça o time achar a primeira funcionalidade com esforço=3. Depois disso, você usa comparação com essa funcionalidade. Se é mais complexo que o 3 então usamos o 5 ou o 8. Se é mais simples, usamos o 1 ou o 2.

Não vejo problema nenhum quebrar a história em várias. Para falar a verdade, quando a equipe é pequena uma funcionalidade 8 geralmente tem que ser quebrada, pois a velocidade da equipe nesses casos é mais baixa.

Tomara! É muito difícil implantar uma cultura de pró-ação, participação e ter os membros da equipe sempre motivados a trazer novidades, a estudar. Particularmente esta é minha maior frustração, não conseguir participar de uma equipe que seja assim!

Eu vi uma palestra dada pelo Caju na qual ele apresentou este tipo de técnica. É a que pretendo usar!

Desculpe, me expressei mal.

Também não vejo problema e até acho essencial quebrar algumas histórias. O problema é que sem o planning poker ninguém opina em dividir uma certa tarefa. Eles ficam com aquele receio da divisão estar errada e a culpa cair sobre eles (Coisa que não acontece, não sei porque eles ainda tem esse tipo de medo de participar e arriscar a errar). Já com o planning poker eu acho que isso pode melhorar, qualquer coisa é só eles jogar a culpa no planning poker (Ahhh foi o planning poker que nos guiou a quebrar a tarefa, por isso agente quebrou de forma errada). Como se existisse algum problema em errar mas, de qualquer forma esse sentimento existe.

[]s

Valews pelas contribuições

Cara, acho que vc deveria investir em caixas de Red Label para suas reuniões de planejamento! Só pro pessoal relaxar um pouquinho… :slight_smile:

É função do Scrum Master evitar a “caça às bruxas” nas reuniões de retrospectiva do sprint. É hora de procurar por lições aprendidas e não por culpados. A sua equipe deve estar segura e ciente de que o processo deve ser calibrado a cada iteração. Os erros fazem parte do processo e, na minha visão, se mapeados e analisados são essencias para a evolução do time. Tente enfatizar estas características. Se mesmo assim eles não se soltarem, apele pro Johnnie, como sugeriu o Rodrigo :smiley:

Olá Pessoal.
Disponibilizamos nosso arquivo do Corel Draw com as cartas, se alguém tiver interesse em usar como modelo, baixe o arquivo neste link: http://bluesoft.wordpress.com/2007/11/07/scrum-planning-poker/

Abraço.