Alguém sabe onde eu posso comprar por uma preço legal?
Ou onde eu posso baixar para imprimir?
Alguém sabe onde eu posso comprar por uma preço legal?
Ou onde eu posso baixar para imprimir?
Sure…
http://queroseragil.wordpress.com/2007/09/19/scrum-reference-2/
Ou você mesmo pode criar as suas.
Editado para dizer que as cartas estão no pdf linkado pelo post.
[quote=TheMask]Sure…
http://queroseragil.wordpress.com/2007/09/19/scrum-reference-2/
Ou você mesmo pode criar as suas.
Editado para dizer que as cartas estão no pdf linkado pelo post.[/quote]
Hahaha…
Cheguei até ai agorinha!
Queria algo neste estilo http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=488795952&size=m. Acho legal o uso do interrogação
Eu gosto da idéia de criar as próprias cartas, é bem tranquilo e da pra colocar um símbolo da empresa ou algo assim
Na minha experiência não foram todos os projetos que o Poker foi aplicado à risca. Não gaste muito tempo e dinheiro nisso que as cartas costumam sumir da gaveta de alguém durante o Sprint.
O Poker serve bem para uma equipe que ainda não se conhece direito. Depois do segundo sprint nem precisamos mais das cartas. Todo projeto tem aquele cara que é simplista, tem aquele cara que é mais pessimista. Depois de um tempo as métricas se ajustam. As pessoas se conhecem e o uso da comparação é melhor aplicado.
[quote=rodrigoy]Na minha experiência não foram todos os projetos que o Poker foi aplicado à risca. Não gaste muito tempo e dinheiro nisso que as cartas costumam sumir da gaveta de alguém durante o Sprint.
O Poker serve bem para uma equipe que ainda não se conhece direito. Depois do segundo sprint nem precisamos mais das cartas. Todo projeto tem aquele cara que é simplista, tem aquele cara que é mais pessimista. Depois de um tempo as métricas se ajustam. As pessoas se conhecem e o uso da comparação é melhor aplicado.[/quote]
O problema é quando a equipe tem aquela galera que tem medo de expressar opinião.
E também tem aquele problema de gerar várias discussões de dividir ou não uma história em várias.
No começo é meio crítico mesmo para o pessoal dar a opinião, mas isso é uma adaptação delas à auto-organização. Depois de um tempo elas ficam “cheias de opinião” e falam que nem papagaio no planejamento.
Uma das técnicas que tenho aplicado no planejamento inicial é achar o 3. Você usa Fibonacci como escala de métrica? Se sim, faça o time achar a primeira funcionalidade com esforço=3. Depois disso, você usa comparação com essa funcionalidade. Se é mais complexo que o 3 então usamos o 5 ou o 8. Se é mais simples, usamos o 1 ou o 2.
Não vejo problema nenhum quebrar a história em várias. Para falar a verdade, quando a equipe é pequena uma funcionalidade 8 geralmente tem que ser quebrada, pois a velocidade da equipe nesses casos é mais baixa.
Tomara! É muito difícil implantar uma cultura de pró-ação, participação e ter os membros da equipe sempre motivados a trazer novidades, a estudar. Particularmente esta é minha maior frustração, não conseguir participar de uma equipe que seja assim!
Eu vi uma palestra dada pelo Caju na qual ele apresentou este tipo de técnica. É a que pretendo usar!
Desculpe, me expressei mal.
Também não vejo problema e até acho essencial quebrar algumas histórias. O problema é que sem o planning poker ninguém opina em dividir uma certa tarefa. Eles ficam com aquele receio da divisão estar errada e a culpa cair sobre eles (Coisa que não acontece, não sei porque eles ainda tem esse tipo de medo de participar e arriscar a errar). Já com o planning poker eu acho que isso pode melhorar, qualquer coisa é só eles jogar a culpa no planning poker (Ahhh foi o planning poker que nos guiou a quebrar a tarefa, por isso agente quebrou de forma errada). Como se existisse algum problema em errar mas, de qualquer forma esse sentimento existe.
[]s
Valews pelas contribuições
Cara, acho que vc deveria investir em caixas de Red Label para suas reuniões de planejamento! Só pro pessoal relaxar um pouquinho…
É função do Scrum Master evitar a “caça às bruxas” nas reuniões de retrospectiva do sprint. É hora de procurar por lições aprendidas e não por culpados. A sua equipe deve estar segura e ciente de que o processo deve ser calibrado a cada iteração. Os erros fazem parte do processo e, na minha visão, se mapeados e analisados são essencias para a evolução do time. Tente enfatizar estas características. Se mesmo assim eles não se soltarem, apele pro Johnnie, como sugeriu o Rodrigo
Olá Pessoal.
Disponibilizamos nosso arquivo do Corel Draw com as cartas, se alguém tiver interesse em usar como modelo, baixe o arquivo neste link: http://bluesoft.wordpress.com/2007/11/07/scrum-planning-poker/
Abraço.