Caso de uso

Boa noite pessoal,

Desenvolvi um sistema de cadastro de usuarios, funcionarios e algumas outras funcionalidades, então estou documentando ele,
e quero fazer uns diagramas de CASO DE USO, porém gostaria de saber se posso conter mais de UM caso de uso na documentação,
por exemplo:

CADASTRAR CLIENTE: Aqui devo fazer um caso de uso, certo?
CADASTRAR FUNCIONARIO: Igual o cadastro de cliente, devo fazer um caso de uso também? ou posso fazer um caso de uso generico que abrange todo o sistema e depois faço as seguencias tipicas de cada um…?

CASO DE USO, DEVE SER FEITO PARA CADA EVENTO DO SISTEMA?
Qualquer ajuda é bem vinda…
Obrigado.

Bom, não sou o expert no assunto mas os casos de uso devem ter relação com as atividades de um ator. Por exemplo, se tem um ator chamado Usuário e este por sua vez faz CRUD em uma tabela, então deve-se incluir um “Manter Usuário”. Se este ator faz outras atividades por exemplo Login, deve-se fazer um outro caso de uso chamado Login.

No meu ponto de vista, você deve colocar no seu diagrama um Manter Funcionário e Manter Usuário e fazer o principal, descrever o caso de uso.

Abraços!!

Não entendi muito bem, o que seria o manter funcionario, cliente… pq é assim eu tenho mais funcionalidades no sistema que creio que deve ser feito caso de uso…tipo eu posso fazer separado esses casos de uso? por exemplo, faço um caso de uso, dae escreve sobre ele, depois faço outro separado e escrevo e assim em diante…?

se tiver algum exemplo agradeço :wink:

Exatamente, na verdade este documento não valerá de nada se você usar apenas um diagrama de caso de uso, concorda que ele quase não tem informação. Quando eu uso a palavra manter, este verbo em um diagrama de caso de uso esta relacionado a um CRUD(Create,Read,Update,Delete). Importante ver os conceitos de herança e as palavras chave extends e include, os casos de uso no geral podem ter até mais palavras chave e tal, mas até hoje no mercado eu vi somente isto.

Java_terminator

Isso vai de seu Processo cara. Normalmente, eu costumo separar por funcionalidades (EU, EU, EU, jamais direi que é o certo e que é assim que você deve fazer) para que facilite o desenvolvimento por mais de uma pessoa e mantenha o documento enxuto.

O ruim dessa abordagem, é que as vezes, uma funcionalidade depende de muitas outras, aí o que eu faço, é desenhar o Diagrama com as dependências, apontando para os demais UCs que serão afetados.

Isso ocorre porque não uso nenhuma ferramenta, faço tudo bem solto e as vezes acontece de nem precisar do Diagrama.

Porém, você pode pesquisar sobre uma ferramenta que antenha tudo isso integrado em um único lugar. Aqui na empresa usa-se o Enterprise Architet, só que eu acho que ele é pago… Procura uma solução free, de repente encontras bem facilmente.

Abs []

Por favor, ao postar tópicos, não utilize apenas LETRAS MAIÚSCULAS no título.