Agora que desenvolvi o meu primeiro jogo em XNA (de nave), estou pensando em começar a desenvolver um jogo de plataforma 2D.
Mas tenho algumas dúvidas:
Os tutorias que ensinam a fazer jogos em plataforma em XNA fala do uso de tiles.
Basicamente se cria um arquivo txt, com uma matriz, onde cada número ou letra representa um tipo de bloco.
Mas seguindo essa abordagem, o cenário fica geralmente quadriculado demais, repetitivo demais.
Qual seria a abordagem para fazer um cenário nesse estilo:
A pessoa que vai fazer os desenhos certamente não vai ficar preenchendo uma matriz, a pessoa vai querer fazer em algum software gráfico, estilo Photoshop.
Existe alguma maneira de fazer uma única imagem que represente todo o cenário da fase e ir plotando somente a área visivel no momento?
Se sim, como eu devo fazer o sistema de colisão com os objetos dessa imagem?
[quote=Marky.Vasconcelos]No meu jogo de plataforma, tenho uma matrix que descreve os blocos solidos (montanhas, subidas, cantos e etc) e partes com agua.
Fora isso tenho os objetos que são enfeites (background, arvores, predios e etc)
E por fim temos as entidades que se movimentam com suas proprias animações.
Com tudo mais high up displays isso voce consegue algo parecido com o que se mostra nessa imagem.
Vamos supor que a pessoa responsável pelo fundo crie uma imagem de tamanho 5 mil de largura (referente a fase inteira).
Como você faz para criar a matriz que descreve os blocos sólidos de forma que coincida com determinados pontos do background? Por exemplo, uma escada que sobe uma montanha que está desenhado no background? Ou qualquer outro detalhe que deve coincidir a matriz com o background?
Você faz os cálculos manualmente ou tem uma forma mais fácil?