CepFacil: uma lib pra encontrar endereços a partir de CEPs

Olá pessoal,

há uns meses quando comecei a aprender Java criei o CepFacil https://github.com/rodrigoalvesvieira/cepfacil , uma lib wrapper pra a API do webservice do mesmo nome (http://cepfacil.com.br). Ela funciona basicamente assim: voce vai no webservice e solitica um token e depois usa esse token junto com a lib pra encontrar endereços completos a partir de CEPs. Exemplo:

String zipCode = "53416-540";
String token = "0E2ACA03-FC7F-4E87-9046-0B0T0H"; // obtenha o seu em www.cepfacil.com.br

CepFacil ruaCasa = new CepFacil(zipCode, token);

ruaCasa.getZipCode(); // 53416-540

ruaCasa.getCity(); // PAULISTA

ruaCasa.getStreet(); // PANELAS

ruaCasa.isValid(); // retorna true se o endereço for encontrado, do contrário retorna false.

// Invocando o método toString(); você obtém o endereço por extenso:

System.out.println(ruaCasa); // RUA PANELAS, PAULISTA 53416-540 - PE, Brasil

O objeto é composto de vários atributos e tal, tá tudo documentado no README.

Aprecio qualquer feedback construtivo ou contribuição. Se quiserem ajudar, deem “star” no projeto no GitHub.

P.S: claro, é Open Source e tá na Licença do Eclipse EPL 1.0 :slight_smile:

– rodrigo alves vieira @rodrigoavie
ciencia da computacao, cin/ufpe

Gostei, parabéns pela iniciativa.

Cara, quem mantem essa base atualizada? No site não tem nenhum nome de empresa, nada…fica difícil confiar um sistema a esse serviço.

Quem mantem esse webservice é a empresa Cogitto. Mas eu nao sou nem nunca fui da empresa e nem mesmo conheço as pessoas de la, apenas criei um wrapper pro webservice, entao a verdade é que nao tenho ideia da garantia.

Mas quando a confiabilidade, eu uso num sistema em produção* desde maio de 2012 e nunca tive problemas, apesar do meu volume não ser alto, ~ 30-70 requisicoes diarias.

Nesse momento o site informa que o banco de dados foi atualizado pela ultima vez ontem, dia 15/04/2013 e pra mim parece bom o suficiente.

*Uso atraves de um wrapper Ruby que eu fiz ano passado.

[quote=rodrigoalvesvieira]Quem mantem esse webservice é a empresa Cogitto. Mas eu nao sou nem nunca fui da empresa e nem mesmo conheço as pessoas de la, apenas criei um wrapper pro webservice, entao a verdade é que nao tenho ideia da garantia.

Mas quando a confiabilidade, eu uso num sistema em produção* desde maio de 2012 e nunca tive problemas, apesar do meu volume não ser alto, ~ 30-70 requisicoes diarias.

Nesse momento o site informa que o banco de dados foi atualizado pela ultima vez ontem, dia 15/04/2013 e pra mim parece bom o suficiente.

*Uso atraves de um wrapper Ruby que eu fiz ano passado.[/quote]

Legal cara, desculpe se pareci ofensivo com meu questionamento, não era minha intenção e acredito que voce tenha a mesma preocupação que eu, hehe. Tendo o nome da empresa que mantém a bagaça ajuda…

no problemo, man. Eu tenho essa preocupação também. Nesse caso: teste, teste, teste!

Se for o caso, isto é, você estiver realmente precisando e cogitando usar esse webservice, acho que faz sentido voce fazer antes uma aplicação de teste e encher esse negocio de requisições e vê como ele se comporta. Eu sei que a API não tem rate limit por token então teoricamente dá pra usar até “estressar” o webservice.