Certificação em Scrum ou ITIL

Boa noite pessoal!

Atualmente trabalho como analista de sistemas, mas estou interessado num cargo de gerência e sei que posso consegui-lo. Porém eu gostaria de dar um up no currículo com uma certificação de gerenciamento.
Estou em dúvida em relação a Scrum ou ITIL.

Pelo que já li a respeito de cada uma:
:arrow: ITIL é mais voltada para gerenciamento de processos visando a concepção, entrega, manutenção e satisfação do cliente em relação ao projeto (aceito críticas se eu estiver errado);
:arrow: Scrum seria mais indicada para execução de projetos quebrando-os em projetos menores interagindo mais com o cliente e criando uma interação entre o cliente e o produto em questão.

Qual certificação tem um custo benefício melhor para quem pensa numa posição de gerência de projetos por exemplo?

[quote=moacirjava]Boa noite pessoal!

Atualmente trabalho como analista de sistemas, mas estou interessado num cargo de gerência e sei que posso consegui-lo. Porém eu gostaria de dar um up no currículo com uma certificação de gerenciamento.

:arrow: ITIL é mais voltada para gerenciamento de processos visando a concepção, entrega, manutenção e satisfação do cliente em relação ao projeto (aceito críticas se eu estiver errado);
:arrow: Scrum seria mais indicada para execução de projetos quebrando-os em projetos menores interagindo mais com o cliente e criando uma interação entre o cliente e o produto em questão.

Qual certificação tem um custo benefício melhor para quem pensa numa posição de gerência de projetos por exemplo?
[/quote]

Na minha opinião Scrum é melhor que tudo, mas é apenas a minha opinião. Se estivessemos nos EUA (ou qualquer outro lugar do mundo, já agora) com certeza indicaria Scrum. Mas no Brasil Scrum ainda não é bem visto. Portanto, faça scrum para usar na prática. Uma vez que vc seja o gerente vc pode ditar as regras. Mas tecnicamente em scrum não ha gerencia ha scrum master e product owner. Se o seu perfir é mais voltado a falar com o client então talvez queira assumir o papel de PO. Exittem cursos especificos para PO. Se quiser mais ajudar a equipe e ficar mais ligado em estimativas e no processo scrum em si, o melhor é estudar para Scrum Master.

Agora, scrum é o que funciona na prática, mas politicamente ainda é mal visto, portanto, faça um curso tradicional voltado a PMI e PMbok para ter mais chances de ser contratado, mas não se engane. Esse bla bla bla só é bom para quem nunca usou.

Moral : faça os dois. Um para ter no curriculo e ser contratado e o outro para realmente usar no dia-a-dia.

[/quote]

ITIL é uma forma de entregar valor para o cliente, mas em termos de serviços e não em relação a projetos. Ele define vários processos com atividades relacionadas necessárias para garantir a qualidade do serviços que a organização depende. É interessante notar que apesar do ITIL definir principalmente processos aplicaveis a TI, existe alguns que está relacionado a todo tipo de serviço.
De qualquer forma, ITIL pode ser resumido, para um leigo, como o famoso help desk, apesar de que o help desk em si ser somente um dos processos necessários para garantir a qualidade do serviço.

Hum… saquei.
Obrigado pelas respostas e eu ainda continuo aceitando mais.

Olá @moacirjava

Primeiramente é importante esclarecer qual é a área que você está almejando ser responsável, dependendo do cargo serão focos diferentes.

Para a área de helpdesk, o ITIL seria mais aconselhável, visto que ele é um framework para serviços.

Para a área de desenvolvimento de software, que parece ser o seu caso:
:arrow: PMP - Para gerenciamentos de projetos, não somente projetos de desenvolvimento de sistemas, mais todo tipo de projeto. Exemplo até construção de uma casa.
:arrow: MPS.br - É uma versão brasileira do CMMI, muito utilizada por empresas que necessitam prestar serviços para o governo, visto que é uma forma de comprovar que tem algum padrão de engenharia de software.
:arrow: Scrum - Recomendo ler sobre o assunto aqui http://improveit.com.br/scrum/certificacao

Essas abordagens foram superficiais, recomendo procurar mais informações sobre cada item, assim você teria condições de tirar suas próprias conclusões.
Tente fazer cursos que possam direcionar melhor antes de fazer uma certificação, lembre que gerenciar pessoas é um pouco diferente de executar processos. Nesse site tem alguns cursos de exemplo para gerentes http://www.planopro2.com.br/.

Esqueci de uma, a certificação Agile da PMI, promete ser um diferencial também.

Outra recomendação, veja qual é a estrutura da sua empresa, verifique como ela trabalha e quais são as suas necessidades, algumas pessoas irão dizer que tal certificação é melhor que a outra, mais nem tudo é uma bala de prata (http://fabricioaride.blogspot.com/2010/03/no-silver-bullet-sem-bala-de-prata.html), cada empresa tem seu foco e sua estrutura.

Espero ter ajudado. :wink:

Obs: Não entendi o motivo, mais ao editar o post ou incluir uma nova mensagem, não está atualizando aqui, se aparecer mais de uma mensagem, favor desconsiderar.

Post duplicado

Post duplicado

[quote=void][quote=moacirjava]
[/quote]

Olá @moacirjava

Primeiramente é importante esclarecer qual é a área que você está almejando ser responsável, dependendo do cargo serão focos diferentes.

Para a área de helpdesk, o ITIL seria mais aconselhável, visto que ele é um framework para serviços.

:arrow: PMP - Para gerenciamentos de projetos, não somente projetos de desenvolvimento de sistemas, mais todo tipo de projeto. Exemplo até construção de uma casa.
:arrow: MPS.br - É uma versão brasileira do CMMI, muito utilizada por empresas que necessitam prestar serviços para o governo, visto que é uma forma de comprovar que tem algum padrão de engenharia de software.
:arrow: Scrum - Recomendo ler sobre o assunto aqui http://improveit.com.br/scrum/certificacao

[/quote]

Se eu entendi direito quer dizer que só fazer um curso de Scrum e pronto, já tá “preparado”?!! Parece que uma certificação Scrum não é tão valorizada quanto outras que vemos por ai onde é necessário fazer prova, atingir % mínima…
Entendi direito ou interpretei mal?

[/quote]

Veja:

ITIL é voltado à Infra-Estrutura de TI, no que diz respeito à suporte e entrega de serviços, daí entra-se no mérito de
garantia de disponibilidade de serviço (toda manutenção tem de ser programada, o servidor nunca pode parar…); acordos defnidos por SLA; planos de contingenciamento (desaster recovery); padrão de suporte à usuário (o técnico não pode atender sem registrar o chamado/ocorrência)… Investindo ainda mais poderia se especializar em Cobit e ISO 20.000.

Scrum dentre outras é um meio de se ter um escopo mais aberto com o cliente propiciando dentre outras um desenvolvimento ágil através de acompanhamentos constantes.

Uma resposta breve é, se vc quer trabalhar com Projetos de Desenvolvimento opte por Scrum se quer trabalhar com Projetos de TI opte por ITIL…

[quote=moacirjava][quote=void][quote=moacirjava]
[/quote]

Olá @moacirjava

[/quote]

Se eu entendi direito quer dizer que só fazer um curso de Scrum e pronto, já tá “preparado”?!! Parece que uma certificação Scrum não é tão valorizada quanto outras que vemos por ai onde é necessário fazer prova, atingir % mínima…
Entendi direito ou interpretei mal?[/quote]

Depende de quem certifica. Se eu não me engano, pela Scrum Alliance basta fazer o curso oficial, já pela scrum.org você precisa fazer prova sim. O fato, é que empresas que adotam a filosofia agile tendem a não valorizar tanto certificações como fazem as “empresas tradicionais”. De qualquer maneira, conhecimento nunca é demais.