Certificação Inglês

Olá Gujonautas,

O raphaelrabadan me falou sobre a a certificação em inglês Preliminary English Test (PET) que ele fez pela cultura inglesa
também tinha visto antes que a BRASSCOM tem uma certificação chamada Englisoft, mas no site não tem mais informações além de dizer que ela existe

alguém conhece outro exame ou tem uma experiência para compartilhar nessa área?

Cara… os únicos dois que acredito que realmente valham a pena são: IELTS e TOEFL. Com exceção de alguns casos o resto dos certificados no máximo enfeitam o currículo.

+1

E ai tralsl.

Cara, acabei de passar no KET e no PET, da Cambridge, peguei o resultado dia 9 de julho.
Passando no PET, que é considerada a prova de nivel intermediário da cambridge, posso dizer que estou muito bem no meu inglês, afinal, consegui a certificação do orgão mais respeitado em termos dessa lingua. Acho que o FCE, pra quem somente lê uma documentação ou livros para estudar e não vai compartilhar uma experiência sólida em inglês é uma certificação um pouco exagerada, acho que para chegar no FCE você tem que querer sair do país ou trabalhar pelo menos 80% com a lingua que você está estudando. Mais se você quer falar bem, escrever bem e ouvir bem em inglês, estude para passar no PET. É dificil? É. Mais garanto que você não vai se arrepender. E pelo que eu to ouvindo da galera, do PET pro FCE é um pulo. Alem do que, o PET tá bem reconhecido no mercado.

http://www.cambridgeesol.org/exams/general-english/cpe.html

acho que vc tem que se perguntar qual eh o seu foco? quer ter ingles para trampar na padaria da esquina? faz um desses exames p/ iniciante/ intermediario, quer algo que se destaque no seu cv? faca algo mais serio. Outra coisa que vc deve considerar, se vc pensa algum dia sair das terras tupiniquins, veja qual destino atrae vc, pois diferentes paises tem preferencias por um ou outro teste, ex: canada, UK ignoram toelf, vc precisa do ielts, ja se quiser itr pra terra do bush, eh toelf e assim por diante.

Esqueca cerficacao. A nao ser que voce precise para fins academicos/visto, a unica coisa que importa eh quao bem voce se comunica, e nao que prova vc conseguiu passar.

disse tudo. tb concordo. no mercado ela nao tem valor nao, se nao sabe se comunicar como as empresas querem. Agora, para tirar visto e estudar la fora, tem um peso grande sim.

Concordo com o comentário do s4nchez. Tenho trabalhado com suporte internacional e o que importou mesmo na hora da contratação foi o nível do meu inglês e não a certificação. Os outros analista de meu time pelo que sei poucos também tem certificação mas todos falam muito bem inglês ou espanhol.

Mas acho que como a maiioria das certificações, as de inglês servem para você ter idéia do seu nível de inglês, já que ele é testado e comparado a um padrão do que é ser fluente.
Eu tirei uma certificação chamada TOEIC que a propósito pertence a mesma organização que aplica o TOEFL.

Enquanto o TOEFL é mais voltado para o ambiente acadêmico o TOEIC testa seu conhecimento e como você se daria num ambiente de trabalho onde o inglês é falado, porém independente da profissão, então no teste você encontrará perguntas de todas as áreas, isto é, aborará um vocabulário bem abrangente. Sinceramente eu gostei do teste.

Quando eu fiz eram duzentas perguntas e 1 hora e 45 minutos com uma pausa de uns 10 minutos no meio do teste. A diferença do TOEIC é que ele so tem listening e reading. O teste tem vários diálogos que você deve ouvir e ao mesmo tempo responder as perguntas. Detalhe: sem pausa entre os diálogos. Se não entendeu não dá tempo de voltar para rever as alternativas, então esquece e comece a responder o proximo.

O porque só tem listening? Baratear o teste, facilitar a aplicação e o fato de no geral tudo aquilo que você consegue entender você deveria “na teoria” conseguir falar também. Outra vantagem é que esse teste só tem um módulo e não tem pass ou fail. Ele tem um score de 10 a 990 e dependendo da sua pontuação você pode se avaliar e ser avaliado por quem considera o certificação. No geral empresas e não escolas como é o caso do TOEFL.

Agora diferente das certificações de TI que o sujeito estuda um livro, decora tudo, faz uns mocks e vai todo feliz fazer a prova porque já sabe o que vai ser perguntado, certificaões de inglês se você sabe você passa, se não sabe não passa.

Ah!! Parece que só reading e listening é facil neh. Não é!!!

Acho que você chutou um pouco o pau da barraca nesse comentário, não é bem assim as coisas.

Concordo na parte do quao bem voce se comunica, mas lembrando que a certificação põe em prova o seu conhecimento de comunicação e entendimento em outra lingua. Se você se comunica realmente bem, mais não passa na certificação, existe alguma coisa errada.
Então não é simplesmente esquecer a certificação… Ela não é o objetivo, claro, mas é o que determina até aonde vocÊ pode e quer chegar.

pra comeco de conversa, nao escrevi isso, e ja que vc diz que chuto pau da barraca, chuto mesmo, vc precisa aprender a ler portugues antes de mais nada, e quanto ao primeiro ponto que foi eu quem escreveu, se quiser fechar o olho e ignorar esse fato, eh com vc, ja trampei no mercado ae e sei bem como as coisas sao, e caso vc nao concorda, blz … vc tem direito de nao concordar …

Ihhhhh, chora não, criança. Eu coloquei errado e já editei pra voce não ficar triste, todos estão passíveis de erros.
Agora, parece que você tá meio incomodado com eu não ter concordado com você, já que você respondeu desse jeito. Eu não ignoro o fato, to dentro do mercado aonde a certificação é praticamente uma exigência para uma continuidade de desenvolvimento profissional. Só não fica chateado por causa da minha resposta, depois o tio compra um pirulito pra vc ficar contente.

Jaba, em “que mercado” você está incluso e diz que certificação é exigência?!

Eu guardaria este dinheiro e faria um intercambio.

alem de nao saber ler, eh engracadinho, trabalha em circo?

apenas me defendi de uma acusacao que vc fez, em momento algum eu em nenhum dos posts nessa thread eu disse que tirar certificacoes eh uma perda de tempo, mas eu entendo sofrer de dislexia deve ser barra …

Sempre pensei assim e embarco daqui 6 dias para um intercâmbio rápido nos EUA (5 semanas), porém me arrependo profundamente de não ter estudado mais aqui no Brasil.

SEmpre achei desperdício de dinheiro e ineficaz, etc…mas é besteira. Dá para aprender muito aqui no Brasil antes de encarar uma viagem, muito mesmo, e sem dúvidas é muito mais proveitoso ir para um intercâmbio já com um bom conhecimento do idioma, “gastando” o intercâmbio para aprender coisas mais difíceis e pegar fluência. Aprender verbo to be e tempos verbais simples fora do país pra mim é besteira pois são assuntos que vc pode aprender muito bem por aqui, ainda mais com os recursos de internet disponíveis hoje em dia.

Sorte que esse ano abri meus olhos e fiz um módulo na wizard e outro na cultura inglesa, de modo que deu para tirar um pouco do atraso.