Concordo com o comentário do s4nchez. Tenho trabalhado com suporte internacional e o que importou mesmo na hora da contratação foi o nível do meu inglês e não a certificação. Os outros analista de meu time pelo que sei poucos também tem certificação mas todos falam muito bem inglês ou espanhol.
Mas acho que como a maiioria das certificações, as de inglês servem para você ter idéia do seu nível de inglês, já que ele é testado e comparado a um padrão do que é ser fluente.
Eu tirei uma certificação chamada TOEIC que a propósito pertence a mesma organização que aplica o TOEFL.
Enquanto o TOEFL é mais voltado para o ambiente acadêmico o TOEIC testa seu conhecimento e como você se daria num ambiente de trabalho onde o inglês é falado, porém independente da profissão, então no teste você encontrará perguntas de todas as áreas, isto é, aborará um vocabulário bem abrangente. Sinceramente eu gostei do teste.
Quando eu fiz eram duzentas perguntas e 1 hora e 45 minutos com uma pausa de uns 10 minutos no meio do teste. A diferença do TOEIC é que ele so tem listening e reading. O teste tem vários diálogos que você deve ouvir e ao mesmo tempo responder as perguntas. Detalhe: sem pausa entre os diálogos. Se não entendeu não dá tempo de voltar para rever as alternativas, então esquece e comece a responder o proximo.
O porque só tem listening? Baratear o teste, facilitar a aplicação e o fato de no geral tudo aquilo que você consegue entender você deveria “na teoria” conseguir falar também. Outra vantagem é que esse teste só tem um módulo e não tem pass ou fail. Ele tem um score de 10 a 990 e dependendo da sua pontuação você pode se avaliar e ser avaliado por quem considera o certificação. No geral empresas e não escolas como é o caso do TOEFL.
Agora diferente das certificações de TI que o sujeito estuda um livro, decora tudo, faz uns mocks e vai todo feliz fazer a prova porque já sabe o que vai ser perguntado, certificaões de inglês se você sabe você passa, se não sabe não passa.
Ah!! Parece que só reading e listening é facil neh. Não é!!!