Certificação, porém sem experiência em Java

Boa noite
Atualmente, eu trabalho e faço faculdade, mas estou num grande dilema.
Eu trabalho com C atualmente, mas estou na dúvida entre procurar um estágio de novo, dessa vez com Java, ou continuar com C, e tirar a SCJP.
A certificação pode compensar a falta de experiência em java? Ou seria melhor voltar a procurar um estágio, enquanto estou na faculdade?
Abraços

Eu estou na mesma situação que vc, estou correndo atrás da certificação e ajudando em projetos open source para ver se ambos compensam a falta de experiência.

Pois é, cara, e o pior, é que meu trabalho com sistemas em tempo real, programação concorrente, sistemas distribuídos, cliente-servidor, porém com C!
O que aprendo de “algoritmos” lá, considero ultra importante, mas vai ser tenso sair pra um mercado de trabalho que pede 2 anos de experiência com java pra estagiários!

Com certeza uma certificação conta.
É claro que não é tudo, não é trabalho garantido.
Com certeza experiência conta bem mais, se você puder arranjar um estágio em Java(ou qualquer outra coisa que você queira fazer) faça-o. Depois, pense em se certificar.

Pois é, cara, e o pior, é que meu trabalho com sistemas em tempo real, programação concorrente, sistemas distribuídos, cliente-servidor, porém com C!
O que aprendo de “algoritmos” lá, considero ultra importante, mas vai ser tenso sair pra um mercado de trabalho que pede 2 anos de experiência com java pra estagiários![/quote]
Eu ficaria onde você está e tiraria uma certificação.
Tecnologia, no mercado, é o que representa. Mas acredito que ainda existem empresas que procurem pessoas com experiência nas áreas onde você trabalha atualmente. Sem contar que o trabalho é bem interessante :slight_smile:

Abraço.

Acho o que o Daniel está fazendo é uma grande sacada, pois a experiência adquirida em projetos open source agregam e muito ao conhecimento. Acho que só a certificação não te garante uma colocação no mercado, talvez a experiência em C ajude, mas acredito que o ideal é correr atrás, pegar pesado nos estudos.

Certifique-se sim mas somente se realmente quiser trabalhar com java, conheco mais gente que tem experiencia dq certificação e estao muito bem colocados no mercado, o contrario nao ocorre…entao certifique-se mas tenha certeza que tera de começar a trabalhar de alguma forma seja estagio ou uma vaga q talvez nao lhe agrade no começo…com alguns meses de experiencia a coisa ja começa a melhorar…

Voltar à estaca zero com estágio é foda. Tire a certificação e para mostrar que você é competente sem ter experiência, faça parte de algum projeto open source, contribua com algum código para a comunidade. Certamente os empregadores verão que você tem compromisso com o que faz.

Mas o cara trabalha com C? ou C++?

Se for só C, o mercado Java não vai ver com muitos bons olhos, porque C é procedural.

C++ pelo menos é OO.

Provar que sabe OO já é meio caminho andado pra entrar no mercado de Java.

Se você pode provar que sabe OO, ainda que com outra linguagem, existem empresas que topam te contratar com um cargo melhor, mesmo sendo pra trabalhar com Java.

Só certificação não conta, o que vale mais é a experiência!

Eu também estou nessa…

Me formei ano passado, mas nunca fiz estágio. Pretendo tirar um SCJP6 esse ano ainda, mais precisamente em meados de junho e julho.

Atualmente eu estudo alguns frameworks como o Hibernate, JPA, alguns plugins como Icefaces, Richfaces, mas falar isso numa entrevista não impressiona muito.

O que me recomendam a fazer?

Valeu pelas respostas, galera.

O que aprendo de “algoritmos” lá, considero ultra importante, mas vai ser tenso sair pra um mercado de trabalho que pede 2 anos de experiência com java pra estagiários![/quote]
Eu ficaria onde você está e tiraria uma certificação.
Tecnologia, no mercado, é o que representa. Mas acredito que ainda existem empresas que procurem pessoas com experiência nas áreas onde você trabalha atualmente. Sem contar que o trabalho é bem interessante :slight_smile:

Abraço.[/quote]
Sim, esse é um dos motivos pra querer ficar lá, ainda tenho o que aprender.

Acho o que o Daniel está fazendo é uma grande sacada, pois a experiência adquirida em projetos open source agregam e muito ao conhecimento. Acho que só a certificação não te garante uma colocação no mercado, talvez a experiência em C ajude, mas acredito que o ideal é correr atrás, pegar pesado nos estudos.[/quote]
Realmente, o que ele disse me abriu os olhos pra essa parte, vou correr atrás disso. Sabe dizer onde posso achar projetos abertos?

Valeu!

[quote=gcobr]Mas o cara trabalha com C? ou C++?

Se for só C, o mercado Java não vai ver com muitos bons olhos, porque C é procedural.

C++ pelo menos é OO.

Provar que sabe OO já é meio caminho andado pra entrar no mercado de Java.

Se você pode provar que sabe OO, ainda que com outra linguagem, existem empresas que topam te contratar com um cargo melhor, mesmo sendo pra trabalhar com Java.[/quote]
Praticamente C, até tem C++, mas tá mais pra “C com classes” que “orientação a objeto”. Usei classes pra facilitar um pouco em algumas partes, mas tem outras pessoas trabalhando no projeto, e elas usam linguagem estruturada.

[quote=moacirjava]Eu também estou nessa…

Me formei ano passado, mas nunca fiz estágio. Pretendo tirar um SCJP6 esse ano ainda, mais precisamente em meados de junho e julho.

Atualmente eu estudo alguns frameworks como o Hibernate, JPA, alguns plugins como Icefaces, Richfaces, mas falar isso numa entrevista não impressiona muito.

O que me recomendam a fazer?[/quote]
Pois é, cara, eu realmente to começando a meter a cara nos estudos, mas o tenso é que pro mercado, entre um cara que sabe bastante, por estudos e experiencia propria, e outro, que sabe a metade mas “trabalhou”, o segundo é mais importante.

Hum… :cry:

Olá.
Uma boa seria você ir estudando pra tirar a certificação e participar de projetos open source…
Assim você adquire uma experiência com isso…
8)

veja se o post a seguir pode ti ajudar, ai vc tira suas proprias conclusoes.

importancia certificacao

Se eu fosse você ficaria onde você está e tiraria uma certificação. :slight_smile:

Olha, falando da minha experiência pessoal …
Não comecei no mercado com Java, comecei com Delphi em 1997, só resolvi trabalhar com Java em 2002.
Entre 97 e 02 eu trabalhei com C++, VB, ASP, PHP, Assembly, ColdFusion, PowerBuilder, …

Quando resolvi que era uma boa investir em Java (até agora não me arrependi), eu estudei por conta como fiz com todas as outras linguagens, mas para mudar para Java eu realmente precisava convencer outras pessoas de que eu tinha estudado pelo menos …
Como eu ja havia aprendido e não estava pilhado para botar dinheiro fora em um curso sobre algo que eu ja tinha estudado, resolvi fazer a prova de certificação de programmer, que só prova que tu estudou para a prova, mas naquele momento já era o suficiente para mim.
Depois disto, comecei a colaborar com alguns projetos open source, e passei a frequentar eventos sobre Java, até que consegui no final de 2002 um emprego para trabalhar com java ganhando menos do que eu ganhava antes …
Abracei a bronca, mas como eu disse, eu achei que para mim o investimento valeria a pena.
Trabalho onde trabalho hoje por causa deste investimento, mas também por causa do conhecimento em C++, Delphi, ASP, PHP, Ruby e toda a experiência acumulada no caminho.
(Se bem que passei muito pouco tempo trabalhando só com uma linguagem, mesmo quando trabalhei “só com java” sempre aparecia alguma coisa em C++ ou Delphi que precisava de alguns ajustes, nem que fosse algum bug em um software no linux que estava me enchendo o saco :smiley: )

PS.: sempre me recusei a trabalhar em ASP com VBScript, eu programava em ASP com JScript :smiley:

[quote=LPJava]veja se o post a seguir pode ti ajudar, ai vc tira suas proprias conclusoes.

importancia certificacao[/quote]
Vou dar uma olhada em casa, o proxy bloqueou o link aqui :?

[quote=urubatan]Olha, falando da minha experiência pessoal …
Não comecei no mercado com Java, comecei com Delphi em 1997, só resolvi trabalhar com Java em 2002.
Entre 97 e 02 eu trabalhei com C++, VB, ASP, PHP, Assembly, ColdFusion, PowerBuilder, …

Quando resolvi que era uma boa investir em Java (até agora não me arrependi), eu estudei por conta como fiz com todas as outras linguagens, mas para mudar para Java eu realmente precisava convencer outras pessoas de que eu tinha estudado pelo menos …
Como eu ja havia aprendido e não estava pilhado para botar dinheiro fora em um curso sobre algo que eu ja tinha estudado, resolvi fazer a prova de certificação de programmer, que só prova que tu estudou para a prova, mas naquele momento já era o suficiente para mim.
Depois disto, comecei a colaborar com alguns projetos open source, e passei a frequentar eventos sobre Java, até que consegui no final de 2002 um emprego para trabalhar com java ganhando menos do que eu ganhava antes …
Abracei a bronca, mas como eu disse, eu achei que para mim o investimento valeria a pena.
Trabalho onde trabalho hoje por causa deste investimento, mas também por causa do conhecimento em C++, Delphi, ASP, PHP, Ruby e toda a experiência acumulada no caminho.
(Se bem que passei muito pouco tempo trabalhando só com uma linguagem, mesmo quando trabalhei “só com java” sempre aparecia alguma coisa em C++ ou Delphi que precisava de alguns ajustes, nem que fosse algum bug em um software no linux que estava me enchendo o saco :smiley: )

PS.: sempre me recusei a trabalhar em ASP com VBScript, eu programava em ASP com JScript :D[/quote]
Valeu cara, ajudou bastante! :wink:

Boa tarde a todos,

Vou falar um pouco da minha experiência profissional…
Comecei mexendo com Infra, Linux, etc… Passei para a programação Delphi, VB.NET, ai veio o Java, época de faculdade ainda…
No fim da faculdade foi “obrigado” a trabalhar com Oracle e continuei trabalhando por mais 2 anos, não abandonei o Java, tanto que no final do ano passado tirei a certificação SCJP e sai do emprego onde trabalhava com Oracle para mexer com Java, estava tudo bem até que a demanda acabou e hoje fui “obrigado” a voltar para o Oracle, é complicado, pois possuo a certificação porém falta experiência em projetos grandes com Java…
Resumindo não sei o que te dizer… a vantagem da certificação pra mim foi o aprendizado… só…
Agora quanto aos projetos open-source também estou tentando ingressar em alguns porém até agora sem sucesso…