certificação SCJA

olá galera eu estou pretendendo iniciar a carreira em Java e, até o momento só tinha ouvido falar na SCJP
o q seria essa SCJA, começo por ela ou posso ir direto pela SCJP, já q naum manjo nada d programação e tenho apenas Lógica.

[quote=serjao_vieira]olá galera eu estou pretendendo iniciar a carreira em Java e, até o momento só tinha ouvido falar na SCJP
o q seria essa SCJA, começo por ela ou posso ir direto pela SCJP, já q naum manjo nada d programação e tenho apenas Lógica.[/quote]

Bom cara, se você não manja nada de programação, tem apenas a lógica, o que eu te aconselho agora é a não se preocupar com a certificação.
A primeira coisa a fazer é estudar muito e desenvolver pequenos sistemas, seguindo apostilas e tutoriais. Isso vai te dar uma base em java e programação.

Aconselharia até, a estudar alguma linguagem de programação procedural como C, que tem uma sintaxe semelhante a do java, depois disso estudar java.

Sobre a sua pergunta, SCJA é (Sun Certified Java Associate) e não é pré requisito para a SCJP (Sun certified Java Programmer). Você pode ir direto para a SCJP assim que achar que está pronto.
Existem aqui no forum outros topicos falando a respeito.
Mas eu friso, antes de pensar em certificação, estude e aprenda tudo o que puder sobre a linguagem.

Boa sorte.

Abraços.

Caro Hildebrando e a outros q possam responder.
Muitíssimo obrigado pelas informações. Outras dúvidas me ocorrem:
Em minha cidade abriu em uma escola d informática, o treinamento preparatório para a SCJA; a saber

CERTIFICAÇÃO SCJA (Sun Certified Associate for the Java Plataform)

Essa modalidade de certificação provê uma iniciação ideal ao desenvolvimento de software ou à carreira de gestão de projetos de software que se utilizem de tecnologia Java. Essa credencial mundial valida conhecimentos básicos de Orientação a Objetos, representação UML (Unified Modeling Language), representação de conceitos de Orientação a Objetos, a linguagem de programação Java e conhecimentos gerais das plataformas e tecnologias Java.
O perfil desejado dos candidatos a este exame incluem: programadores novatos em linguagem Java, estudantes que querem tornar-se programadores Java, gerentes de projeto ou de software que trabalham com tecnologia Java na Indústria de Desenvolvimento de Software.

OBJETIVO

Introduzir o programador no universo da Programação Orientada a Objetos (POO) utilizando-se das tecnologias e facilidades oferecidas pela linguagem Java.
Estes 2 primeiros módulos de curso não visam o emprego dos objetos sofisticados da API Java, mas, permite a um programador que já possua conhecimentos em linguagens estruturadas e procedurais (tais como C, Pascal, Visual Basic e Delphi) o entendimento das técnicas de POO que são bem distintas do ponto de vista estrutural e conceitual das técnicas empregadas em linguagens não Orientadas a Objeto. Além disso, habilita o aluno a prestar o Exame de Certificação da Sun Microsystems para SCJA.

Agora as dúvidas são as seguintes:

Vc indicaria estar fazendo esse treinamento para quem como eu naum tem base d linguagem alguma, ou deixar esse treinamento d lado e partir para um, digamos um preparatório mais forte, já entrando para o SCJP como oferecem as escolas de treinamento Caelum, Impacta, etc.?.
Já q os treinamentos oferecidos pelas escolas, tanto para a SCJA e SCJP, exigem um investimento alto e naum dá pra perder tempo e muito menos dinheiro.

E, ainda dá para confiar e aprender Java em cursos online, como oferece a learning.com da Wincomp Informática?

Preciso dessa dica para iniciar um desses treinamentos, nem q seja on-line.

Aguardo respostas ansiosamente.
Sérjão.

É uma ideia muita válida fazer um curso que te dará o básico sobre a linguagem, mas vou te passar um pouco da minha experiência.

Quando eu entrei na faculdade, e não manjava quase nada de programação além da lógica, foi ofericido um curso extracurricular de Java, que visava ensinar o básico da linguagem.

No inicio do curso eu estava levando numa boa, mas quando o curso se aprofundou um pouco, eu acabei que não consegui acompanhar direito e tive que me matar de estudar pra conseguir fazer o curso até o fim. Não me arrependo de ter feito o curso, mas acredito que eu teria aproveitado e aprendido muito mais coisas no curso se eu tivesse uma base mais forte, olhando para tudo o que eu sei hoje e para a grade do curso eu vejo como eu estava cru.

Por isso, acredito que você deveria estudar por conta o básico da linguagem, pegando apostilas e fazendo exercícios, (existem apostilas e tutoriais muito bons na net) e enquanto isso guardar dinheiro.
Assim que você achar que já está conhecendo um pouco da linguagem, e ver que está conseguindo fazer exercícios e pequenos aplicativos básicos, ai sim, eu recomento que você faça esse curso, mas com o objetivo de aprofundar e solidificar o seu conhecimento. Então após isso fazer o exame de certificação SCJA e depois o SCJP. Mas eu repito, o SCJA não é pré requisito para o SCJP, e eu acredito que para o mercado o SCJP seja mais valorizada (não tenho certeza disso!), acho que outros possam dizer melhor que eu, mas acredito que seja melhor guardar o dinheiro e fazer o SCJP.

Abraços