Certificação vale a pena?

Pois é…

Mocks enganam… ficava nesta faixa tb…

Dica: Não se deixe enganar pelos nomes dos parâmetros…

Minha média não foi a que eu estudei para tirar : (

Porém… bem, sem rodeios 60%

[]'s

Creio que qualquer certificação vale apena, desde que você coloque em prática.
Sou programador Delphi à 4 anos e estou entrando agora em java. Não tenho faculdade e a certificação será apenas um documento para comprovar que eu conheço a linguagem.
Desde quando iniciei com programação sempre tive que fazer testes antes de ser contratado para uma vaga, desta forma a certificação serve para ser selecionado… Tipo:
"Essse kra não tem faculdade mas é certificado pela Sun, acho que vou chamar ele para fazer a entrevista"
Como o kra não te conhece acho que a certificação abre um precedente de que você sabe o que está fazendo, porém você é contratado pelo que você demonstra e não pelo que está no curriculo.
Ou seja, a certificação vale sim… com certeza… :wink:
O resto depende de você

eu tb acho q pessoas sem experiencia merecem tentar a certificação, estou me esforçando para trabalhar com java mas ainda não tive a chance, acho q com a certificação terei a chance de ganhar experiencia. Na verdade acho q quem deve correr atrás da certificação é que é louco por java.
Sobre a pontuação “52%”, vcs realmente acham q é fácil assim? Estou estudando a algum tempo(sem pegar muito pesado), já até fiz curso preparatório(dfjug), mas ainda não me sinto preparado. Estou pensando em arriscar assim mesmo pq a prova vai mudar(alguem sabe qnd?), oq vcs acham?
Valew.

[quote=“leandrolima”]Pois é…

Mocks enganam… ficava nesta faixa tb…

Dica: Não se deixe enganar pelos nomes dos parâmetros…

Minha média não foi a que eu estudei para tirar : (

Porém… bem, sem rodeios 60%

[]'s[/quote]

e aí leandro? caiu muito de threads e collections? meus pontos fracos…

Na minha prova caiu umas questões “cabeludas” de threads. Eu havia estudado bastante sobre threads. Acabei até perdendo tempo demais nestas questões pq queria resolvê-las, depois tive que sair fazendo a prova correndo para dar tempo. No final deu tudo certo!

Fica aqui uma dica. Resolva tudo o que vc tiver facilidade, e vá contando a pontuação. Assim que vc verificar que tem uma pontuação suficiente e já fez tudo o que sabia, e depois é só partir para o restante da prova, ou seja seus “pontos fracos”.

[]s, Welington B. Souza

Voltando sobre o assunto de comparar mocks com a prova real, eu tive a grata surpresa de ocorrer o contrario. Usei os mocks da whizlabs (www.whizlabs.com) para aprender. Infelizmente esses mocks sao pagos.
Nos mocks eu conseguia performance, em media de 80%, chegando ao maximo de 85 %. Na prova real, entretanto, consegui 91% de acertos.
Eu realmente me preparei exageradamente para a prova. Vamos ver se algum dia eu consiga o retorno do investimento. Se conseguir, vou tentar outras certificacoes.

:?: [color=“red”][/color][size=“18”][/size]
Eu me matei estudando pra prova, tenho 2 certificação, se eu não posso trabalhar com Java, quem esta trabalhando…?
? Queria saber o total ou em média, quantas pessoas tem a certificação de SCWCD, ?
Não é possível…pô…se eu tirei essas certificações, então quer dizer que segunda a SUN, eu estou apto a desenvolver projetos com essa tecnologia, não é ?
Ou então o que vale é uma simples conversa e uma labia muito boa né ?
Sendo assim, é melhor fazer curso de Direito ou Administração ou Psicologia para ganhar bem…
Desculpem a revolta…

firmao, ter uma certificacao nao quer dizer que vc seja um expert no assunto, ou que vc e’ reconhecido pela Sun como tal. Quer dizer que vc tem o conhecimento MINIMO necessario, mas isso nao te garante um emprego de forma alguma, a menos que vc saiba fazer outras coisas, como, por exemplo, saber procurar um emprego e saber se portar bem numa entrevista.

Esses “detalhes” muitas vezes sao mais importantes do que a certificacao (ou ate mesmo mais importantes do que uma faculdade ou pos-graduacao).

Desculpe…poderia me dizer o que eu preciso fazer pra provar para o mundo que eu conheço Java ?
Poderia me informar se há algum modo de eu saber quantas pessoas tem a certificação de “SCWCD” ?

Obrigado, por favor não se ofenda, apenas estou confuso quanto a tudo isso, eu tinha uma visão do mundo, agora tudo foi por agua à baixo…
Estou perdido novamente, eu pensava que com certificações eu poderia ter algum valor, mas ja vi que não adianta nada…[color=“red”][/color]

Se a certificação não é necessariamente um passaporte para trabalhar com java, oq mais preciso para arranjar meu primeiro emprego em java. Será que chegou a um ponto que mesmo o pessoal certificado tem q ficar ralando em estágios durante anos sem nenhum retorno profissional/pessoal?

Experiencia, experiencia, experiencia, e um projeto pra levar a tiracolo junto com o curriculo tambem geralmente impressiona :wink:

Hmm…acho que esse numero nao vai ser tao facil de obter, mas pode ter certeza de que muita gente tem, e isso nao vai ser necessariamente um diferencial na sua contratacao em muitos casos :smiley:

Elas definitivamente valem alguma coisa. Mas, como ja foi discutido ad nauseum aqui no GUJ, uma certificacao so mostra que vc sabe o minimo necessario pra trabalhar com a tecnologia em que vc eh certificado. Mesmo a certificacao mais alta da Sun (a de Enterprise Architect) so’ mostra que vc sabe usar design patterns e sabe modelar sistemas em J2EE, mas nao e’ subsituta para a experiencia pratica.

De qualquer forma, experiencia, quando eu digo, nao quer dizer experiencia profissional - tem MUITAS outras maneiras de se conseguir experiencia sem ter um emprego - projetos OpenSource, por exemplo :wink:

Garantir emprego não garante…

Para o Panga:

Caiu muita coisa sobre Threads e Collections.

Achei que seriam os itens nos quais me daria mal e por isso foram os que eu mais estudei…

No final das contas acabei tendo o maior indice de acertos em Threads, seguido por Declarations, et… e em seguida Collections…

Garbage collector caiu umas questões, esse era o que eu sempre tirava 100% nos Mocks… e no fim foi o que eu menos acertei.

É muito subjetivo… minha principal dica: “Nunca deixe se levar pelos nomes dos parâmetros” hehe…

[]'s

Acredito que o mais importante é a elaboração da prova. Tudo bem que 51% é uma média relativamente fácil. Mas se provas são bem elaboradas com problemas que envolvam os procedimentos da linguagem com lógica de programa, aí esses 51% pode até virar um tormento.