Uma discussao interessantissima apareceu no forum do javaranch. Muitas pessoas fazem a certificacao java sem ter experiencia alguma na linguagem. Mas como todo programador nromalmente consegue ir bem em provas, e sabe estudar o que precisa, acaba passando. E isto NAO garante, de maneira nenhuma, algum emprego:
Eu concordo com o ponto de vista que, a certificacao deve ser apenas tirada para que voce comprove que sua experiencia eh real, ou que ela vai ser real. Ninguem vai te contratar por ter a certificacao Java e nao ter experiencia alguma (talvez ateh va, mas eh excecao).
Eles tambem discutem se eh interessante fazer um curso apenas com o proposito de passar na certificacao. Eu acho que nao. Um curso eh interesante para voce aprender e aprimorar seus conhecimentos, nao apenas para fazer opcoes em uma prova de multipla escolha.
Paulo Silveira,
Concordo plenamente com vc !
A certificação não vale nada se você não tem experiência e ela não compra o seu emprego. Até pode comprar mas, mais cedo ou mais tarde eles irão descobrir que você não tem experiência nenhuma na linguagem…
Eu estou me programando para tirar a certificação no ano que vem, mas para testar minha experiência e conhecimento da linguagem (como o Paulo disse)…
caso real que aconteceu aqui onde trabalho
um cara entrou sendo certificado ,sem ter experiencia com desenvolvimento e entrou ganhando o piso
eu tirei a certificação depois de algum tempo na empresa , e fui melhor visto
Olha… já escrevi isso em outro tópico, e vou repetir aqui. Eu sempre achei que a certificação faz parte de um todo, e o todo é o que faz você arranjar um bom emprego ou não, você ser um bom profissional ou não. Isoladamente, ela só prova que você estudou e passou em uma prova, e, como disse o Paulo, não garante arranjar um emprego. Eu só tirei minhas certificações depois de estar empregado, e fui reconhecido por isso.
Eu acho que existem vagas tanto para pessoas com experiência como para pessoas sem experiência (afinal, todo mundo começa do zero algum dia). Para este segundo caso, certificação ajuda, pois significa que mesmo sem experiência você tem alguma idéia de como fazer as coisas e não vai ficar totalmente perdido no projeto.
Acredito que todo esse problema seja devido a trivialidade que eh o conteudo da prova. Basta pegar uma porrada de mock e ficar decorando os detalhes da linguagem. Alem disso o percentual exigido eh extremamente baixo. 51%. Ridiculo. Acredito que um percentual mais acertado para a SUN estipular fosse algo em torno de 80, ou ate 85 % da prova.
A verdade eh a seguinte, a SUN transformou a SCJP em balaio. Veja se ocorre a mesma coisa, por exemplo, na certificacao de administrador solaris. Faca a si mesmo uma pergunta, quantos administradores certificados voce conhece e quantos SCJP. Eh ridiculo. A prova de administrador solaris eh em duas etapas (pagas e realizadas separadamente). Em ambas as etapas o percentual de acerto requerido eh de 75%, se nao me engano. E tem outra, se passar na primeira etapa e bombar na segunda, voce nao eh nada. Nao eh meio administrador. Tem que ficar fazendo a segunda ate passar, para levar o titulo de administrador solaris.
A certificação em sí não quer dizer muita coisa. Eu por exemplo trabalho com desenvolvimento de software ha muito tempo, e ultimamente (dois ultimos anos) tenho trabalhado com Java (web server side). Apesar de trabalhar ha algum tempo, não tive muito “saco” e tempo pra ficar estudando para a prova. Assim estudei o suficiente para passar, e não passei com um score alto. Acredito que uma prova de certificaçao como a da Sun não mede conhecimento, principalmente quando a prova está cheia de “pegas”. Assim, uma pessoa que faça um monte de mocks, mas que nunca trabalhou com desenvolvimento e muito menos com java, pode muito bem passar com socore muito mais alto que um desenvolvedor, pois no dia a dia em projetos não aparece “pegas”, mas problemas a serem resolvidos. Não quero dizer que não devemos estudar os fundamentos da linguagem, mas que devemos estudar a linguagem no sentido de atender as necessidades de nossos projetos.
Esse score(51%) é muito baixo para uma prova de certificação!
Além de beneficiar o chutador nato(q pode passar sem saber até
o q é variável),ela deveria ser em 2 fases ou então,ter problemas
práticos para serem resolvidos com a implementação inerente de
cada um q for fazer a prova.Podiam dar a Api e perguntar o q vc
acha de tal implementação,ou sugerir um possível mudança…
enfim,fazer o postulando a certificação pensar sobre a linguagem
ao invés de apenas decorar o q faz o q nela…
Mas como o wbsouza falou o mais importante é estudar a
linguagem para atender suas próprias necessidades.
A certificação como Java Programmer realmente acabou virando “coisa de balaio”. Mas não se esqueçam da certificação como Developer (esta sim consiste em duas etapas, o desenvolvimento de uma aplicação e depois a defesa da mesma), quantos programadores certificados conseguem realizar esta prova?? Menos de 5%, eu chutaria.
Vejam que muitos se “empolgam” em aprender a tecnologia pelo fato de poderem se certificar mais facilmente, o que acaba trazendo muito mais programadores para a tecnologia, que, seja na base do chute, seja no conhecimento/experiência, estão estudando a tecnologia, e com certeza querem trabalhar com ela, afinal, senão porque fariam a certificação??
Cabe aos responsáveis pela contratação reconhecer um profissional sem experiência mas com certificação, isso mostra que ele PROVAVELMENTE possui um bom conhecimento teórico, apesar de não necessariamente ter experiência. E se isso se adequar ao perfil que a empresa procura, com certeza a certificação será levada em consideração.
Eh
Eu acho q a certificacao sozinha, sem experiencia pratica eh muito pouco e diz muito pouco…
Agora acho q um contratante entre um profissional sem experiencia e um profissional sem experiencia mas com certificacao escolhe o de certificacao pq acho q eh menos custo de treinamento…
Entretante eu sempre digo , o que vale na certificação é o conhecimento adquirido…
Abraços a todos!
PS: A certificacao de arquiteto entretanto acho q por si soh jah conta bastante…
Eu acho que o problema da certificação para programador é que o indice está muito baixo. Não acho que deveria ser 85% tambem… na minha opinião seria um exegero.
Enfim, esse indice deve ser alguma estrategia da Sun para conquistar mais programadores ou seja o que for… :shock: tô estudando para tirar a minha tambem…
O Certificado tem um certo valor pra você. Ele não vai te garantir
emprego muito menos vai te dar experiência, mas ele com certeza
te dá uma idéia muito boa da linguagem.
Muitas vezes ficamos focados em um ponto e acabamos sub-utilizando
a linguagem por desconhecer tudo que ela oferece.
Tirar 99% tb não vai fazer vc um guru JAVA, pois saber pegadinha não
não resolve tudo na vida.
Concordo com grande parte do que foi postado nesta thread. IMHO, a certificação é importante sim, pois para as pessoas de RH que fazem processo seletivo, isso demonstra que você tem algum conhecimento técnico. Você pode ser melhor que um outro candidato, e acabar perdendo uma vaga pela falta do diploma de nível superior ou uma certificação da Sun.
Para quem está pensando em ir trabalhar no exterior, a certificação também é muito importante, pois é uma maneira de você mostrar para a empresa que vai te contratar que você é “especialista” e possui um skill específico. Isso conta muito no processo de imigração, pois a empresa precisa justificar junto ao governo que está contratando uma pessoa com skill específico que não é facilmente encontrado no país.
Acredito que o mais importante seja o seu empenho e vontade de aprofundar seus conhecimentos.
A certificação, como o Paulo disse, vem para comprovar a experiência que vc tem ou que terá. Porém de nada adianta certificar-se e deixar morrer o conhecimento que você adquiriu antes da prova.
Aplicação no dia-a-dia é fundamental, sem isso de nada vale o seu título conquistado.
Uma prova demonstra seu conhecimento de forma relativa pois vc pode não estar no seu melhor dia quando a faz, ou até mesmo não ter tido tempo de estudar alguns detalhes que seriam imprescindíveis para a prova.
Muitas coisas que pequenas, são comuns para quem já tem larga experiência com Java. Como dizia o professor do cursinho “sai na urina” hehe… porém um menor período de contato com a linguagem acaba te prejudicando.
Isto não quer dizer que vc seja menos bom (ou muito ruim *rs) vale aquilo em que vc acredita, e o que vc faz para alcançar seus objetivos.
Uma coisa é certa: preze sempre pela construção do bom código! Legível, elegante e robusto!
Leia! Leia muito! Nunca vamos parar de aprender!
Camarão que dorme na praia a onda leva!!!
Já disse isso antes no fórum: “Devemos estar sempre na crista da onda”
A propósito, consegui a minha certificação ontem heheh!!! 04/08! :smilecolros: