Tenho visto diversos tópicos sobre certificações atualmente, mas todos são sobre as certificações da Oracle.
Por motivos óbvios eu também concordo que elas tem um peso maior, mas e quanto a outras certificações Não-Oracle? Qual o valor delas? Alguém tem alguma?
Acredito que as certificação Microsoft tenham seu valor uma vez que trazem certos beneficíos para a empresa que detém funcionarios certificados. Dependendo do numero de certificados é possível obter determinado nível de parceria e assim conseguir licenças de produtos, suporte e serviços diferenciados.
[quote=Diabo Loiro]Não vejo valor por que eu poderia fazer um site… e dar certificações não tem como, é diferente de certificação da empresa que tem o produto.
Spring tem as certificações dela, a red hat tbm… vc da certificações dos seus produtos e não dos outros rs.[/quote]
Você tocou em um ponto muito importante, e em parte eu concordo com você, mas tem outros pontos que também podem ser considerados.
1 - E se a prova da outra empresa for mais específica que a da mantenedora do produto? Ou até mais rígida.
2 - Será que as empresas realmente sabem qual certificação é o que? Ou só contam quantas estão listadas no currículo?
Então mais não faz sentido… por exemplo se vc for estudar pra SCJP, OCJP enfim a de programmer
E voce comprar o simulado oficial, vai ter uma noção da prova e ver qual o nivel da prova… (na epoca que tirei eu ganhava simulados por participar de uma iniciativa academica).
E do que é considerado razoavel para voce ser um programador que conhece o minimo da linguagem…
ate ai OK, so para constar tirei 88% na prova de programmer bem mais do que era nescessario para passar.
Agora se vc baixar o simulado que chama ExamLab tbm para a prova de programmer, eu não acertava nen 50% direito… era muito mais mto mais dificil que a prova de certificação… mais e dai?
Se um louco foi la e fez varias questoes superdificeis, de decoreba e achar pelo em ovo… não quer dizer que voce é foda por isso.
Respondendo a pergunta de forma macro, o cara que tem uma certificação de programador apenas prova que conhece o basico da API java e sobre ser reconhecido… pensa em quantas empresas usam JAVA, pagam containers da oracle,ibm, ou usam apache,jboss. se alguma dessas empresas criar uma certificação ela vai ser respeitada, agora uma empresa aleatoria… não tem moral para criar certificações.
[quote=Diabo Loiro]Então mais não faz sentido… por exemplo se vc for estudar pra SCJP, OCJP enfim a de programmer
E voce comprar o simulado oficial, vai ter uma noção da prova e ver qual o nivel da prova… (na epoca que tirei eu ganhava simulados por participar de uma iniciativa academica).
E do que é considerado razoavel para voce ser um programador que conhece o minimo da linguagem…
ate ai OK, so para constar tirei 88% na prova de programmer bem mais do que era nescessario para passar.
Agora se vc baixar o simulado que chama ExamLab tbm para a prova de programmer, eu não acertava nen 50% direito… era muito mais mto mais dificil que a prova de certificação… mais e dai?
Se um louco foi la e fez varias questoes superdificeis, de decoreba e achar pelo em ovo… não quer dizer que voce é foda por isso.
Respondendo a pergunta de forma macro, o cara que tem uma certificação de programador apenas prova que conhece o basico da API java e sobre ser reconhecido… pensa em quantas empresas usam JAVA, pagam containers da oracle,ibm, ou usam apache,jboss. se alguma dessas empresas criar uma certificação ela vai ser respeitada, agora uma empresa aleatoria… não tem moral para criar certificações.[/quote]
Entendo o seu ponto, e até concordo com você. Mas uma coisa que também é negativo nessas certificações que são muito visadas.
Depois que foi criado o TestKiller você não pode ter certeza se a pessoa realmente sabe o que estava respondendo ou se simplesmente decorou todas as respostas, não concorda?
Mas isso é aplicável a quase tudo no currículo de uma pessoa… quem garante que o cara não colou a faculdade toda e passou sem mérito algum, por exemplo… Isso é algo que o empregador vai constatar durante o dia a dia… tem que rolar uma certa confiança entre as partes…
Não, eu ja vi como é o test killer e não acho que de pra passar decorando o testkiller, e em primeiro lugar quem tira a certificação tira por que quer aprender e se especializar em uma area , pelo menos esse foi meu caso.
So complementando tenho 5 certificações java , so não tenho a de arquiteto por que achei ela inutil sendo que tenho todas as outras, e ai que vem o mais importante, o que ganhei com elas foi conhecimento nunca consegui um trabalho apenas por ter certificações, o minimo que eles provam é que voce é esforçado.
A unica entrevista em que fui contratado que tive alguma vantagem por ter certificação,o entrevistador me falou uma vez é legal que voce tem a SCBCP por que voce ja sabe como funciona as transações em EJBS e JMS e nos poupara de ficar explicando tudo do 0, e caso eu não soubesse eu ia ser mandado embora concerteza por que ja comecei mechendo com um monte de coisas mais pesadas e tal.
resumindo mesmo que o cara tire decorando o que acho mto dificil, ele sera contratado e despedido obviamente, ou seja nao adianta nada.
Finalizando, um dado mto importante eu trabalhei em 4 grandes empresas nacionais e multinacionais, nunca foi pedido um diploma de faculdade, nen certificação, ou seja se eu tivesse colocado que tinha, ou falsificado ia estar tudo bem.
Uma vez o rh de uma delas pediu uma copia da minha scjp porque a empresa ia participar de uma licitaçao e tinha que ter 4 programadores certificados… mais se fosse falso passava era apenas uma copia…
Conclusão tire as certificações para voce mesmo, seu proprio ego ou sei la, não se importe com os outros.
Sim eu tirei porque eu achei os conteudos, interessantes e como se fossem metas para min.
por exemplo a de arquiteto tem perguntas sobre design patterns, jms tudo que ja caiu nas outras e um projeto para fazer que se voce nao usar tudo da oracle vai te reprovar por exemplo vraptor,spring ou qualquer coisa, por isso não vou fazer ela, a de JME mesma coisa inutil, a de desenvolvedor eu ate faria se eu tivesse tempo.
[quote=Diabo Loiro]Sim eu tirei porque eu achei os conteudos, interessantes e como se fossem metas para min.
por exemplo a de arquiteto tem perguntas sobre design patterns, jms tudo que ja caiu nas outras e um projeto para fazer que se voce nao usar tudo da oracle vai te reprovar por exemplo vraptor,spring ou qualquer coisa, por isso não vou fazer ela, a de JME mesma coisa inutil, a de desenvolvedor eu ate faria se eu tivesse tempo.[/quote]
Bom, acho que pelo assunto que se desenrolou aqui, e pela falta de outras opiniões, eu posso deduzir que pelo menos na nossa comunidade, as certificações que não são da Oracle, não tem muito valor no mundo Java, que já era o que eu suspeitava
Então valor tem, um cara que tem é esforçado , e comprometido, mesmo que o cara decore ele se esforçaria muito para conseguir isso.
Recentemente um amigo meu foi trabalhar fora… ele trabalhava comigo no uol que no brasil é bem conhecido…, ele falou que la fora foram as certificações dele que pesaram para ele descolar um trabalho… por que ter trabalhado em stefanini, uol por exemplo eram completamente desconhecidas la fora.
O que vc tem que lembrar é que se voce é certificado pela oracle por exemplo, voce é reconhecido a nivel global, não foi qualquer um que te certificou e tal.
vale a pena sim não me arrependo, vale o tempo, aprende-se muito, tem alguns que alegam que voce vai estudar… o que nunca vai usar… mais muitas vezes evitei o google… ou pelo menos quando ja no google ja sabia exatamente o que procurar por ter estudado algo que eu não nescessitava naquele momento.
[quote=Diabo Loiro]Não, eu ja vi como é o test killer e não acho que de pra passar decorando o testkiller[/quote]Conheço gente que passou só estudando por test killer. ^^
uma coisa um pouco irônica, é que você perguntou de certificações não oracle, se referindo as de java… uma outra coisa qe acho que tem bastante valor é as certificações da oracle relacionadas a bancos de dados, especialmente indo para o lado de pl sql ao invés de administração…
ja vi gente falando aqui de certificação de UML aqui, eu pessoalmente vejo pouco valor, acho mais interessante ( e um pouco específico) certificação de segurança, mas estas costumam ser ais voltadas para o pessoal de redes (tanto a ccnp security quanto a security+ da comptia)… mas acho que as de banco ainda valem mais do que isso…
não sei quanto de valor o mercado costuma dar para as de linux, mas creio que agregue bastante ao curriculum (sem falar ao fator técnico, que acho que as certs de linux agregam bem mais a isso do que ao cv).
Uma realidade que não se pode negar é que aqui no Brasil essas certificações não são REQUISITOS, mas sim DIFERENCIAIS…
Eu acho que se aprende muito com as certificações, e que as empresas daqui deveriam valorizar um pouco mais seus profissionais certificados. Afinal a certificação é a certeza de ter um colaborador que domina a ferramenta na qual está certificado, e que mesmo que se veja em apuros vai ter a expertise necessária pra resolver o problema…
Tanto que não é fácil estudar para essas certificações, são conteúdos moderados a difíceis…
Acredito que a única ocasião onde certificação se torna requisito, é no caso de empresas que pretendem assumir projetos públicos que exigem um percentual X de colaboradores certificados. Aí a empresa pega no pé daquele cara que se formou há 10 anos, e faz o ‘lazarento’ sair da “zona de conforto”. Isso aconteceu com meu sogro e minha sogra há 2 anos(não na área de desenvolvimento). Ambos trabalham há tempo em posições estratégicas de suas respectivas empresas, e receberam a seguinte notícia: “Ou fazem Gestão Comercial AGORA, ou estão fora!”. Os dois não tinha curso superior, estavam pelo menos há 15 anos sem pegar um caderno na mão, e tiveram que botar a mão na massa. :roll:
O exemplo não foi da área, mas dá pra notar a analogia. Eu até acho interessante esse esquema de certificações pois faz(leia-se obriga, se convêm) o profissional sempre se atualizar e não parar no tempo.
Até o mês passado eu estava estudando pra tirar a OCJP6, mas parei. Vou começar Ciências da Computação no começo de 2013 e larguei esse estudo um pouco de lado. Talvez quando for efetivado(sou estagiário) aqui e ganhar um pouco mais eu me esforce novamente pra essa certificação…
Acho que é um bom adendo ao currículo, mas não é essencial. Estou só no começo da caminhada e vou ver muita coisa ainda na faculdade. Portanto pra mim não vale a pena investir tanto em Java…