Certificados onlines

Boa tarde a todos.

Recentemente tenho observado uma explosão na quantidade de sites que fazem uns cursos on-line de informática em diversos assuntos e emite um certificado, que muitas das vezes não corresponde as reais horas que vc fez o curso.

Eu mesmo, para fins te teste e conhecimento mais sobre o assunto, me inscrevi em um curso de linux, que diz que emitia um certificado de 45h.
Após pagar 30,00 reais, e baixar 2 apostilas, fui fazer a “prova” de 10 perguntas.

Em resumo…

15 min depois de pagar já emitiram um certificado automático no site, com meu nome, o curso que fiz, a as 45horas, com assinatura digitalizado do suposto diretor.

O que vc´s acham desses certificados?

O que vc´s acham de pessoas que colocam esses tipos de certificados no currículo?

E as pessoas que usam esse tipos de certificados para cumprir as horas de atividades complementares da faculdade?

Existe alguma fiscalização sobre esse certificado emitido, ou qualquer desing faz uma alteração e fica valendo?

O peso que esse certificado irá agregar a um currículo vai depender a entidade que emitiu o mesmo. Se ela é reconhecida e essas coisas.

Não dou valor a eles.

Ignoro. Não conta pontos.

Como já disse, para mim não conta pontos, não agrega nada, é como se a pessoa nem tive citado eles no currículo.

Fiscalização ? Aqui é Brasil…

Rogerio,

Boa parte das empresas simplesmente ignora os certificados oficiais (preferem saber da experência ou ver na prática o que o cidadão sabe fazer na frente de um computador), o que dirá desses certificados online.

Acho que isso é marketing, é mais pras pessoas confiarem no site.
Não que o curso não seja bom ou não deva fazer, só não se confie nessa - ou em qualquer outra - certificação.

Eu aconselharia alguém a comprar um livro (em vez de pagar curso online) e vir aqui, ou em outro fórum - tirar e sanar dúvidas.

Rapaz esses certificados assim e nada são a mesma coisa …
Muitas empresas ficam com o pé atras com essa febre de certificados de cursos web …

Esse eh um problema de quem compra o curso, não de quem oferece.

Normalmente a primeira coisa que perguntam quando alguem posta um link de algum curso online por aqui é: “Tem certificado no final?” Ou seja, o curso pouco importa, desde que tenha certificado.

O que vale é o conteúdo, é por ele que você paga, se aproveite dele, faça com que ele te sirva pra alguma coisa, o certificado pouco importa.

A questão que tb gostaria de debater é que na faculdade que coordeno, há a exigência de realizar 420h de atividades extra-curriculares e esses cursos podem ser usado pada debater essas horas.

Mas o que vejo de gente com esse “certificado” é assombroso, e não tem muito o que eu possa fazer para fiscalizar se é real ou se o cara fez apenas 1 vez e depois mudou o nome do curso e as horas.

[quote=boone][quote=rogeriocamorim]
O que vc´s acham desses certificados?
[/quote]
Não dou valor a eles.

Ignoro. Não conta pontos.

Como já disse, para mim não conta pontos, não agrega nada, é como se a pessoa nem tive citado eles no currículo.

Fiscalização ? Aqui é Brasil…[/quote]

Otimas observações.

Acredito que estes cursinhos que tem na internet serve para agregar valor no teu conhecimento pessoal e não no teu currículo, enfim na hora H será sempre a mesma coisa vc fara testes³, pode ter mil cursinhos onlines… se for ruim no teste não vai adiantar muita coisa.

Porém esta é minha observação, acredito que nossos amigos mais experientes podem observar melhor essa questão.

Abraço.

Acredito que o único certificado que vale pra empresas é o de graduação, e em alguns as certificações oficiais…

Esses certificados de cursinho por aí não vale. Se o pessoal notar, as empresas nivelam os funcionários por baixo, ou seja, tem gente que aprendeu Java por conta própria e se dá melhor do alguns que fizeram vários cursos…

Claro que é diferente o ato de aprender sozinho do que um curso, onde tens um orientador te auxiliando. Mas a prática mesmo você só pega trabalhando, e é aí que os profissionais se nivelam…

Mesmo tendo, ainda assim não quer dizer que o cara é competente, tanto a nível técnico como comportamental, mas ainda assim, é melhor ter estes certificados do que nada.

Candidato sem nem graduação hoje é marginalizado. Educação é fundamental.

E coloco lenha na fogueira, pois pra mim entre 2 candidatos, sendo um Tecnólogo e outro Bacharel, o último ganha mais pontos, dado a profundidade e quantidade de assuntos vistos na graduação.