Eu criei 2 classes, uma chamada Numeros e outra
Chamada TesteNumeros.
Não estou entendo pq está apresentando alguns erros. Quem puder me
ajudar, ficarei agradecido.
Segue os códigos:
packageExercicio2;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTesteNumeros{publicstaticvoidmain(String[]args){intn=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira otamanho do vetor"));int[]num=newint[n];for(inti=0;i<n;i++){num[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira umnúmero"));}}// Gostaria de chamar os métodos da classe números nessa classe, aqui que ocorrem os erros.calcMedia(num);calcMaior(num);calcMenor(num);}
Bom, não sei exatamente quais são os erros que está encontrando, mas você está com algumas falhas no seu algoritmo. No calculaMedia você está desprezando sempre o último elemento dos seu vetor!! No calculaMaior e calculaMenor você ignora o numero que você colocou na variável maior e menor, respectivamente. Você está comparando apenas os elementos adjacentes do vetor sem se preocupar com o número que está em maior( ou menor).
Se não for isso diga quais são os erros!
juliocesarss
Vamos la!
Não sei se esse é o erro que acontece, ja que você não postou o erro
Mas eu fiz umas correções no seu código :
packageexercicio2;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTesteNumeros{publicstaticvoidmain(String[]args){Numerosnumero=newNumeros();//Aqui eu criei a instancia do obejto da sua classe Numeros, sem esse objeto vc não consegue chamar os seus métodosintn=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira o tamanho do vetor"));int[]num=newint[n];for(inti=0;i<n;i++){num[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira um número"));}//Agora aqui, usei o objeto que eu criei para chamar cada método da classe Numerosnumero.calcMedia(num);numero.calcMaior(num);numero.calcMenor(num);}}
Não testei para ver se seu algoritmo esta funcionando.
Só arrumei o código de forma que funcione da maneira correta.
Qualquer coisa posta ae.
@Edit:
Nessa parte, como esses métodos retornam valores, use algo para guarda-los ou exibi-los:
Obs: a Média está sendo calculada com valores em INT, recomendo utilizar valores double para esse cálculo, por causa de perda de precisão.
importjavax.swing.*;publicclassMain{publicstaticvoidmain(String[]args){Numerosx=newNumeros();intn=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira o tamanho do vetor"));int[]num=newint[n];for(inti=0;i<n;i++){num[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira um número"));}System.out.println("Média dos Valores: "+x.calcMedia(num));System.out.println("Maior dos Valores: "+x.calcMaior(num));System.out.println("Menor dos Valores: "+x.calcMenor(num));}}
Esqueci de citar que utilizei o código do Amigo "juliocesarss" também!
Ficou bacana, aí facilitou as modificações :lol:
marcusviniciusbastos
Boa tarde pessoal… agradeço a todos a colaboração, vou testar a noite e informo o resultado.
Muito Obrigado.
marcusviniciusbastos
Obrigado a todos!!!
Funcionou certinho, segue o final.
packageExercicio2;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTesteNumeros{publicstaticvoidmain(String[]args){Numerosnumeros=newNumeros();intn=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira o tamanho do vetor"));int[]num=newint[n];for(inti=0;i<n;i++){num[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira um número"));}JOptionPane.showMessageDialog(null,"A média dos números é: "+numeros.calcMedia(num));JOptionPane.showMessageDialog(null,"O maior dos números é: "+numeros.calcMaior(num));JOptionPane.showMessageDialog(null,"O menor dos números é: "+numeros.calcMenor(num));}}