Fala pessoal.
Eu to com um probleminha em chamadas de metodos em cascata.
Eu sei que as chamadas de metodo em cascata elas devem ter como tipo de retorno o objeto (no caso a classe) que se esta usando mas, porque usar o return this; ? Por favor n respodam que eh pra permitir o encadeamento pois isso ja foi dito para mim :P, isso eu sei mas ,eu quero saber como essa referencia eh passada e o porque de se usar o this e o Objeto no retorno.
O this é utilizado para referênciar um objeto ou variável de escopo de classe… por exemplo, se você tiver num método um objeto chamado exemplo e a classe tiver um outro objeto chamado exemplo você pode fazer o seguinte
public void setExemplo(String exemplo){
exemplo += "Objeto exemplo com escopo de método";
this.exemplo += "Objeto exemplo com escopo de classe";
this.exemplo = exemplo;
}
Neste caso o objeto exemplo com escopo de classe recebe o exemplo do escopo de método.
O this é, na verdade, uma referencia para o objeto que está executando o metodo. Por exemplo.
…
objetoExecuta.metodo();
…
public void metodo() {
…
this.algumaCoisa;
…
}
O this é uma referencia para o objetoExecuta. Por ser uma referencia para o objeto que está executando o metodo, this não pode ser usado num contexto estatico (static) já que um metodo static, por exemplo, não precisa de uma instancia para ser executado. Espero ter ajudado.