Pessoal, preciso desenvolver uma aplicação Desktop com Swing e eu gostaria de centralizar os procedimentos num servidor e fazer as máquinas clientes enviarem suas requisições para este servidor tratar e lhes devolter tudo mastigado devolta.
Pesquisei muito no fórum e no google durante alguns dias mas ainda não cheguei a uma conclusão do que seria melhor de usar neste situação.
Vi recomendações para Web Services, HttpClient/URLConnection, EJB (Vi muita gente jogando pedras tb), RMI, bla bla bla, etc…
Pois bem, em nenhum caso encontrei material suficiente para entender como cada uma funciona (O que mais encontrei é Web Services).
Montei um Web Service com Apache Axis (achei bastante fácil) e consumi este WS numa aplicação bem simples usando Swing.
Pois bem, meus problemas estariam resolvidos exceto pelo fato das seguintes questões :
1 ) Web Service é recomendado para este tipo de situação ? ( Cliente / Servidor em Java ).
2 ) Como eu poderia tratar da segurança usando Web Service ? ( Gostaria de evitar que qqer um tenha acesso aos meus métodos, fora da minha aplicação, sei que isso pode ser paranóia, mas já que é pra fazer, melhor fazer bem feito ).
3 ) E o ponto em que fiquei mais em dúvida, Web Service tornaria minha aplicação lenta caso ela fosse bastante solicitada em vários terminais simultâneos por exemplo ?
A princípio minha aplicação não será usada na WEB, é uma aplicação interna da empresa, portanto a vantagem do Web Service não teria serventia neste caso.
Agradeço muito a quem puder me ajudar.