Chamando Metodos, de uma classe Pesistencia

Olá, prazer, meu nome é Luiz Sérgio, e estou me formando em Sistemas de Informação esse ano, para projeto de conclusão de curso, estou desenvolvendo um sistema de gestão empresarial em Java, estou na fase de implementação já, estou com algumas duvidas, será que poderia me ajudar???
É o seguinte, na conexão com o BD, eu fazia em ODBC:JDBC, funcionava direitinho, mas agora meu orientador ta pedindo so por JDBC, então criei uma clsse conexão e uma Persistence, como faço para chamar os metodos dessa classe, em uma visual classe minha…
Tipo eu tenho la dentro dessa classe Persistence, inserir empresa (insert into …)

Como eu chamo, utilizo, esse metodo dentro de uma visual class, minha… poderia me ajudar???
Desde ja agradeço a atenção.

                      Atenciosamente, 
                                    Luiz Sérgio

Assim como você faz com qualquer outra classe…

Persistence per = new Persistence(); per.inserirEmpresa(parametros);

Normalmente:

Foo f = new Foo(); f.method();

Somente isso???
Eu posso tranquilamente criar dentro dessa classe, todos os inserts, e ir chamando um em cada visual class???
É recomendavel isso???

Pra firmar msm, dentro da classe Persistence tem lá

public int inserirEmpresa { …

a query é (insert into EMPRESA…)

}

pronto, ai na minha visual class empresa, eu chamo assim,

Persisntece per = new Persistence {
inserirEmresa();
}

Só isso???

Sim. É um objeto como qualquer outro…

E isso é altamente recomendavel (mas separe os metodos em classes de acordo com o proposito, ex.: inserirEmpresa(), alterarEmpresa(), excluirEmpresa(), selecionarEmpresa(), etc… em uma classe, outros metodos pra manipular outras entidades em outra classe)

Isso é um Design Pattern chamado DAO (Data Access Object)

Recomendo que coloque o nome da classe de EmpresaDAO ou algo parecido… mas não faz muita diferença, só pra ficar mais legivel…

[code]Empresa empresa = new Empresa();
empresa.setNome("Empresa 1");
empresa.setQualquerCoisa("qualquer coisa");

EmpresaDAO edao = new EmpresaDAO();
edao.inserirEmpresa(empresa);[/code]

Para mais informações veja:

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html

Obrigado pelas dicas

Vou tentar fazer aki, espero q funcione, e q seje viavel tbm.
Atenciosamente,

Luiz Sergio