Boa tarde a todos!
Primeiro tópico, trezentas duvida!!!
mas no momento é uma só que preciso sanar
no netbeans 6.9.1
Seguinte: eu crio um projeto. depois, pelo netbeans eu crio um jform(dentro da pasta do projetos, NOVO > Formulario) . depois crio um jpanel(mesmo esquema do jform). ou seja, tenho 3 arquivos.(main.java, NewJForm.java, NewJPanel.java). até aqui, tudo xuxubeleza!
mas eu preciso chamar este jpanel no meu jform…criei um botão qualquer, e chamando este jpanel, com o evento de ação
NewJPanel a = new NewJPanel();
a.setVisible(true);
bom, o evento está como ActionPerformed…
agora eu coloquei no main do jform, e nada do mesmo jeito…
public static void main(String args[]) {
java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
public void run() {
new PRINCIPAL().setVisible(true);
NewJPanel a = new NewJPanel();
a.setVisible(true);
}
});
}
mas e se eu tiver vários jpanel??? se fossem 2 jpanel, eu chamaria por um jtabbledpane sussegado…mas pelos meus calculos vou chamar uns 20 paineis…ai ficaria lento
ai vcs me disseram sobre fazer jform…pensei nesse caso, mas ai eu iria chamar ele por tela, ficando pra “fora”, ou seja, abrido mais do que uma janela…
o meu objetivo chamado os jpanel para dentro de um unifo formulario seria economia de memoria , e menos poluição visual:
no caso de varios forms, seriam varias janelas…e se eu abrir 20 janelas(não que eu abra as 20, mas citando um exemplo)…entendeu?? ai eu quero abrir elas dentro do formulario…
Pelo que eu entendi, você quer que vários JPanel ocupem o mesmo espaço e, dependendo do que for selecionado (em um menu ou algo assim), os paineis vão sendo exibidos. É isso?