Chamar um Web Service

Oi!

Será que alguem me pode dar uma dica como chamar um Web Service em java?Tive a ve algumas paginas Web, mas sao algo confusas.

Ficava agradecido…Precisava de um exemplo para poder desenvolver uma aplicação minha…
O problema é que não faço ideia por onde começar em termos de código…

Obrigado

fiz um webservice pra acessar um banco remoto. Aí o ws gera um xml e eu chamo o xml usando:

fac = DocumentBuilderFactory.newInstance(); builder = fac.newDocumentBuilder(); doc = builder.parse(query);

ai com o doc pronto vc manipula o xml como quiser. Tem esse tutorial tb:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.22.1.guj

E ae!

Sei que você já acessou um monte de links e tudo muito confuso… Mas aqui no GUJ tem 2 ótimos tutoriais, muito simples de entender, explica passo a passo, do que você precisa para fazer um WS e/ou consumir um…

Segue:

WebServices em Java com Axis
Caminhada ao Ego com Web Services

Da uma lida nos dois, os dois estão muito bem explicados, mas recemendo a apostila do primeiro link, que está um pouco mais “amigável” hehehehe… Se você tiver alguma dúvida posta aí! :slight_smile:

FlwZ!

[]'s

Olá, eu estou com um problema.
Tentei seguir a apostila do link acima, mas fiquei meio confuso com os resultados finais.
Até que deu certo, porém eu ãcredito que não é assim que um web-service deveria funcionar.
O que acotneceu foi o seguinte. Na hora de executar o MeuCliente.class, ele só executa se estiver dentro da pasta \webapps\axis\WEB-INF\lib
Se eu mover o arquibo MeuCliente.class pra outra pasta qualquer e tentar executar ele dá o seguinte erro:

[quote]Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: localhost/axis/Hello_
jws/HelloService
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: localhost.axis.Hello_jws.HelloServi
ce
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)[/quote]

Se ele busca o web-service através do tomcat que está rodando com o axix, não era pra ele buscar isso independente de onde eu executasse ele?
Caso o funcionamento esteja correto devido a estratégia do exemplo, alguém poderia me indicar um outro exemplo onde eu crie um web service e o consuma em um outro aplicativo da forma como eu mencionei, tendo esse segundo aplicativo a independencia de ser rodado de qualquer lugar buscando o metodo do web-service certinho…

Valew, obrigado pela atenção.