Amigos, me desculpem se o tópico parece uma repetição dos assuntos que parecem estar se multiplicando no GUJ. Mas estou observando um cenário no mercado e gostaria das opiniões de outros colegas de profissão.
Tenho visto aqui no fórum uma pequena parcela de colegas reclamarem principalmente a respeito de salário. Como a maioria do fórum, penso que esse não é um problema para
bons profissionais. Há muitas vagas com excelentes salários, basta ter o conhecimento. O que me incomoda é outra coisa.
Percebo que a esmagadora maioria das vagas para atuar com Java (se não todas), aqui em SP, capital, são para sistemas legados que utilizam coisas jurássicas e pré-históricas como EJB2, Struts 1, Java 1.3, e outros. A meu ver, trabalhar com essas ferramentas agregam muito pouco ao profissional, visto que as mesmas já estão pra lá de defasadas no mundo Java. Não vejo que possa haver uma evolução legal do profissional, como desenvolvedor, trabalhando com essas bagaceiras.
É claro que o legado SEMPRE existirá. Mas acho triste que profissionais de TI se acomodem em ambientes onde a inovação e a evolução sejam apenas palavras da moda. Onde projetos interessantes sejam só os dos outros.
Atualmente estou procurando um novo trabalho, e fico muito chateado com esse cenário. Adoro Java, por mim trabalharia com Java pelo resto da vida. Larguei um emprego com C# faz dois anos, onde recebia o dobro do que ganho hoje, apenas porque queria trabalhar com Java. Mas estamos em 2012, não 2004. E me parece que as empresas que trabalham com Java por aqui ainda estão nessa época, vislumbradas com o poder do EJB2 e a flexibidade do Struts 1…
Salários não são um problema por aqui. Mas, com todo o respeito a quem pensa diferente, só vou me preocupar com dinheiro quando eu e minha esposa estivermos pra passar fome. Até lá, acredito que não valha a pena trabalhar com algo que não quero, e que não me agrega conhecimento algum, apenas para encher o bolso. Recebi uma ligação ontem com uma proposta de R$7500 podendo chegar a R$8000, CLT, pra um projeto em um grande banco. Adivinhem o que o projeto vai utilizar, pois já é a arquitetura-base da empresa? :lol:
Encontrar trabalho em uma boa empresa, graças a Deus, não tem sido uma dificuldade nem um problema. Mas o perfil dos projetos é de desanimar…
Tenho estudado bastante Ruby/Rails e Groovy/Grails, e percebo que as empresas que trabalham com essas ferramentas estão tocando os projetos mais legais por aqui. Mas está difícil entrar nesse mercado pela falta de experiencia com essas linguagens e frameworks especificamente…mas me parece que logo terei que migrar de linguagem novamente, se quiser projetos interessantes e desafios profissionais, como desenvolvedor.
De que adianta, Java 7, JEE 6, CDI, EJB 3.1, Servlet 3.0, JPA 2.0, Spring 3, GWT, JSF, VRaptor, tantas ferramentas legais e produtivas, etc, etc, etc…se, aparentemente, usar as melhorias da linguagem e da plataforma (e dos frameworks) não é uma prioridade? Será que, de fato, o Java é o novo Cobol?
Desculpem o desabafo, mas estou muito chateado com esse contexto do mercado e gostaria de ouvir as opiniões do fórum. Não sobre salários nem oferta de vagas, pois isso, graças a Deus, para nós não tem sido um problema.
O que vocês acham, amigos? E, se fossem vocês querendo entrar em um mercado de uma nova linguagem, por ex. Ruby ou Groovy, que caminho recomendariam?
Obrigado.