Chateação com o mercado Java

Amigos, me desculpem se o tópico parece uma repetição dos assuntos que parecem estar se multiplicando no GUJ. Mas estou observando um cenário no mercado e gostaria das opiniões de outros colegas de profissão.

Tenho visto aqui no fórum uma pequena parcela de colegas reclamarem principalmente a respeito de salário. Como a maioria do fórum, penso que esse não é um problema para
bons profissionais. Há muitas vagas com excelentes salários, basta ter o conhecimento. O que me incomoda é outra coisa.

Percebo que a esmagadora maioria das vagas para atuar com Java (se não todas), aqui em SP, capital, são para sistemas legados que utilizam coisas jurássicas e pré-históricas como EJB2, Struts 1, Java 1.3, e outros. A meu ver, trabalhar com essas ferramentas agregam muito pouco ao profissional, visto que as mesmas já estão pra lá de defasadas no mundo Java. Não vejo que possa haver uma evolução legal do profissional, como desenvolvedor, trabalhando com essas bagaceiras.

É claro que o legado SEMPRE existirá. Mas acho triste que profissionais de TI se acomodem em ambientes onde a inovação e a evolução sejam apenas palavras da moda. Onde projetos interessantes sejam só os dos outros.

Atualmente estou procurando um novo trabalho, e fico muito chateado com esse cenário. Adoro Java, por mim trabalharia com Java pelo resto da vida. Larguei um emprego com C# faz dois anos, onde recebia o dobro do que ganho hoje, apenas porque queria trabalhar com Java. Mas estamos em 2012, não 2004. E me parece que as empresas que trabalham com Java por aqui ainda estão nessa época, vislumbradas com o poder do EJB2 e a flexibidade do Struts 1…

Salários não são um problema por aqui. Mas, com todo o respeito a quem pensa diferente, só vou me preocupar com dinheiro quando eu e minha esposa estivermos pra passar fome. Até lá, acredito que não valha a pena trabalhar com algo que não quero, e que não me agrega conhecimento algum, apenas para encher o bolso. Recebi uma ligação ontem com uma proposta de R$7500 podendo chegar a R$8000, CLT, pra um projeto em um grande banco. Adivinhem o que o projeto vai utilizar, pois já é a arquitetura-base da empresa? :lol:

Encontrar trabalho em uma boa empresa, graças a Deus, não tem sido uma dificuldade nem um problema. Mas o perfil dos projetos é de desanimar…

Tenho estudado bastante Ruby/Rails e Groovy/Grails, e percebo que as empresas que trabalham com essas ferramentas estão tocando os projetos mais legais por aqui. Mas está difícil entrar nesse mercado pela falta de experiencia com essas linguagens e frameworks especificamente…mas me parece que logo terei que migrar de linguagem novamente, se quiser projetos interessantes e desafios profissionais, como desenvolvedor.

De que adianta, Java 7, JEE 6, CDI, EJB 3.1, Servlet 3.0, JPA 2.0, Spring 3, GWT, JSF, VRaptor, tantas ferramentas legais e produtivas, etc, etc, etc…se, aparentemente, usar as melhorias da linguagem e da plataforma (e dos frameworks) não é uma prioridade? Será que, de fato, o Java é o novo Cobol?

Desculpem o desabafo, mas estou muito chateado com esse contexto do mercado e gostaria de ouvir as opiniões do fórum. Não sobre salários nem oferta de vagas, pois isso, graças a Deus, para nós não tem sido um problema.

O que vocês acham, amigos? E, se fossem vocês querendo entrar em um mercado de uma nova linguagem, por ex. Ruby ou Groovy, que caminho recomendariam?

Obrigado.

De fato isso é muito chato mesmo e existem muitas empresas assim, geralmente as que valem a pena trabalhar são as Startups que andam surgindo hoje inovando muito e trabalhando sempre com ferramentas novas.

Isso não é exclusividade do Java.

Já tive que manter muito código em ASP clássico e até em VB6.
Hoje os novos desenvolvimentos são feitos em C# + .Net, mas também é um problema migrar toda a infra para suportar tecnologias mais novas.

quando vc é contratado… n é so pra fazer sistemas novos… tem q lidar como com lixo…

Bom… não tenho muito o que dizer porque sou novo no mercado, fazem um pouco mais de 2 anos que comecei a trabalhar na área…

mas ja vi um pouco de tudo também
JSP, EJB 2.1, frameworks proprietários (que eu diria que são piores do que legado hehehe)…

mas agora estou em um projeto bacana também
JSF 2, EJB 3, etc…

Eu acho que quanto mais você trabalhar em sistemas legados mais te chamarão para fazer o mesmo hehe…

ou talvez não… quem sabe.

Amigo,

Vou repetir uma frase que escutei uma vez e acho importante você refletir sobre isso.
As empresas precisam ganhar dinheiro, os sistemas servem para dar suporte ao negócio, empresa não é faculdade, empresa precisa ganhar dinheiro e você é pago para trabalhar, seja com o que for.

O legado sempre existirá e se funciona e não foi descontinuado para que jogar tanto investimento fora.
Um sistema feito em java há 10 anos atrás usando servlet e jsp (não que não ache bom, pelo contrário, mas antigamente só se fazia assim) muitas vezes esta tão estável, já foram investidas tantas horas em manutenções e ajustes que simplesmente refaze-lo não há beneficio nenhum, pelo contrário, a empresa perde dinheiro.
Só se atualiza alguma tecnologia, se esta foi descontinuada e/ou não esta mais atendendo.
Grandes bancos ainda utilizam sistemas que foram construidos na decada de 60.

Mas se você gosta de sempre trabalhar com tecnologias novas, vou te dar 3 opções.

1. Trabalhe em empresas menores. Se não se importa com o salário, eles serão mais baixo, mas os projetos serão menores com maior rotatividade e serão utilizadas as tecnologias do momento. Melhor ainda, você poderá muitas vezes escolher o que quer utilizar.
  2. Vire cientista, pesquisador, etc…
  3. Participe em paralelo de um projeto de software livre (ou crie um) e siga a linha de que trabalho é para pagar as contas no fim do mês e no seu projeto você dedica o “amor” a tecnologia.

Só não reclame do salário…

Minha opnião…

Abs

MUDA DE ÁREA, vai fazer medicina que seu dia-dia vai ser moleza e ainda será tratado como doutor!

tbm acho uma boa ideia estuda ai uns 6 anos …

Eu estudei 7 anos na Fatec para ser tecnólogo!

4 anos de curso e 3 de dps…

fora os 2 anos de cursinho pra entrar lá…

4 anos de curso e 3 de dps…[/quote]

caraca…frodis hein manin…

bom eu acabei minha facul uffa!!

pretendo fazer mais uma ano pra virar engenheiro…

pretendo fazer mais uma ano pra virar engenheiro…[/quote]

Eu estudei 9 anos para ser um mísero mentecapto tecnólogo… Aprendi na Fatec-sp um monte coisa inútil que não serviu pra nada no mercado, tive de tampar os buracos com cursos externos que consumiram 1 ano ±

Eis o saldo:

2 de cursinho
4 anos de curso
3 anos de dps
1 de cursos extras

Recompensa: 1500 reais de salário, trabalhando como empregado mais de 8 horas por dia todos os dias !

haheaha (melhor rir e se entregar às bebidas e desistir de tudo do que chorar)

pretendo fazer mais uma ano pra virar engenheiro…[/quote]

Eu estudei 9 anos para ser um mísero mentecapto tecnólogo… Aprendi na Fatec-sp um monte coisa inútil que não serviu pra nada no mercado, tive de tampar os buracos com cursos externos que consumiram 1 ano ±

Eis o saldo:

2 de cursinho
4 anos de curso
3 anos de dps
1 de cursos extras

Recompensa: 1500 reais de salário, trabalhando como empregado mais de 8 horas por dia todos os dias !

haheaha (melhor rir e se entregar às bebidas e desistir de tudo do que chorar)

[/quote]

caramba tudo isto!!!

para tirar 1e meio…se loko cara…

melhor coisa é malhar e dançar virar Gogodaner ou stripper ganha bem… fora se vc pegar um mulher rica…tu ta feito cara…néh não estou quase partindo pra isto…

ja tenho porte grande e trincado pq n tentar …uma grana extra…

te chamo pra ir tbm…

Eu concordo, é um mercado no qual venho tentando entrar. Percebo que as startups se afastaram muito do Java e hoje, como a maioria estão em projetos para a web, trabalham principalmente com o Ruby/Rails. Estou estudando a linguagem e o framework, com literaturas e cursos, mas estou esbarrando na exigência de experiência com essas ferramentas. Isso está sendo um problema…

[quote=ViniGodoy]Isso não é exclusividade do Java.

Já tive que manter muito código em ASP clássico e até em VB6.
Hoje os novos desenvolvimentos são feitos em C# + .Net, mas também é um problema migrar toda a infra para suportar tecnologias mais novas.[/quote]

Eu concordo, Vini, apenas citei o Java por ser o cenário em que trabalho e mais natural ao nosso fórum. Como eu disse, o legado SEMPRE existirá, e não é necessariamente um problema trabalhar com ele. O meu ponto são as empresas que possuem aplicativos jurássicos e pouco se importam com tal fato, simplesmente por…não se importar. Seria loucura esperar que hoje saia uma versão do sei lá o que do Java e amanhã a empresa diga “vamos migrar”, isso não existe. Por outro lado, uma coisa é reconhecer um aplicativo defasado com relação à evolução da tecnologia, outra coisa é simplesmente não dar a mínima bola pra isso

[quote=jmmenezes]Amigo,

Vou repetir uma frase que escutei uma vez e acho importante você refletir sobre isso.
As empresas precisam ganhar dinheiro, os sistemas servem para dar suporte ao negócio, empresa não é faculdade, empresa precisa ganhar dinheiro e você é pago para trabalhar, seja com o que for.

O legado sempre existirá e se funciona e não foi descontinuado para que jogar tanto investimento fora.
Um sistema feito em java há 10 anos atrás usando servlet e jsp (não que não ache bom, pelo contrário, mas antigamente só se fazia assim) muitas vezes esta tão estável, já foram investidas tantas horas em manutenções e ajustes que simplesmente refaze-lo não há beneficio nenhum, pelo contrário, a empresa perde dinheiro.
Só se atualiza alguma tecnologia, se esta foi descontinuada e/ou não esta mais atendendo.
Grandes bancos ainda utilizam sistemas que foram construidos na decada de 60.

Mas se você gosta de sempre trabalhar com tecnologias novas, vou te dar 3 opções.

1. Trabalhe em empresas menores. Se não se importa com o salário, eles serão mais baixo, mas os projetos serão menores com maior rotatividade e serão utilizadas as tecnologias do momento. Melhor ainda, você poderá muitas vezes escolher o que quer utilizar.
  2. Vire cientista, pesquisador, etc…
  3. Participe em paralelo de um projeto de software livre (ou crie um) e siga a linha de que trabalho é para pagar as contas no fim do mês e no seu projeto você dedica o “amor” a tecnologia.

Só não reclame do salário…

Minha opnião…

Abs[/quote]

Obrigado pela opinião, colega. Eu concordo com o que você disse. Quando uma empresa tem o seu negócio dependendo de determinado aplicativo, se a empresa realmente não tiver um perfil voltado à inovação, a evolução dos aplicativos será a menor das preocupações.

Mas quando eu reflito sobre isso me ocorre uma pergunta, será que aquele aplicativo ainda está agregando valor ao negócio? Se o sistema suporta o negócio, será que, se tal sistema evoluísse, ele não seria de valor ainda maior à empresa? É claro que o que voce colocou é muito pertinente, o software está funcionando então o cara não quer saber se é antigo ou não, e sim que funcione. Eu não desqualifico esse pensamento, mas tambem acredito que o mesmo não seja saudável para os dias de hoje, onde a TI se tornou questão de sobrevivência para as empresas.

Obrigado pelas sugestões. Estou investindo nas opções 1 e 3. :wink:

Pena que o tópico já descambou pra trollagem dos de sempre, ao que parece.

O que está faltando para investir na opção 3 cara ??? Ajuda a relaxar a mente… Podes até mesmo trabalhar com coisas ultrapassadas, mas tocar o teu projeto no que há de mais novo no mercado.

Querendo ou não , mexer na quinquilharia nos ajuda a dar valor à tecnologia que evoluiu… rsrsrsrs

Abs [] e sucesso na caminhada.

[quote=adriano_si][quote=alias]
Obrigado pelas sugestões. Estou investindo nas opções 1 e 2.
[/quote]

O que está faltando para investir na opção 3 cara ??? Ajuda a relaxar a mente… Podes até mesmo trabalhar com coisas ultrapassadas, mas tocar o teu projeto no que há de mais novo no mercado.

Querendo ou não , mexer na quinquilharia nos ajuda a dar valor à tecnologia que evoluiu… rsrsrsrs

Abs [] e sucesso na caminhada.[/quote]

Ops…agradeço a dica, colega adriano_si, pois na verdade é justamente em um projeto particular que tenho investido parte do meu tempo (já editei meu post :oops: ). Você tem razão, realmente ajuda muito a evoluir, a pesquisar coisas interessantes. O meu está quase pronto, logo irei divulgá-lo no fórum para avaliação dos colegas. Valeu a dica. :wink:

Por outro lado, como disse, é um pouco triste, ao menos pra mim, ver como o Java evoluiu e como muitas empresas permanecem desenvolvendo com Java como há anos atras. Triste.

[quote=alias]Amigos, me desculpem se o tópico parece uma repetição dos assuntos que parecem estar se multiplicando no GUJ. Mas estou observando um cenário no mercado e gostaria das opiniões de outros colegas de profissão.

Tenho visto aqui no fórum uma pequena parcela de colegas reclamarem principalmente a respeito de salário. Como a maioria do fórum, penso que esse não é um problema para
bons profissionais. Há muitas vagas com excelentes salários, basta ter o conhecimento. O que me incomoda é outra coisa.

Percebo que a esmagadora maioria das vagas para atuar com Java (se não todas), aqui em SP, capital, são para sistemas legados que utilizam coisas jurássicas e pré-históricas como EJB2, Struts 1, Java 1.3, e outros. A meu ver, trabalhar com essas ferramentas agregam muito pouco ao profissional, visto que as mesmas já estão pra lá de defasadas no mundo Java. Não vejo que possa haver uma evolução legal do profissional, como desenvolvedor, trabalhando com essas bagaceiras.

É claro que o legado SEMPRE existirá. Mas acho triste que profissionais de TI se acomodem em ambientes onde a inovação e a evolução sejam apenas palavras da moda. Onde projetos interessantes sejam só os dos outros.

Atualmente estou procurando um novo trabalho, e fico muito chateado com esse cenário. Adoro Java, por mim trabalharia com Java pelo resto da vida. Larguei um emprego com C# faz dois anos, onde recebia o dobro do que ganho hoje, apenas porque queria trabalhar com Java. Mas estamos em 2012, não 2004. E me parece que as empresas que trabalham com Java por aqui ainda estão nessa época, vislumbradas com o poder do EJB2 e a flexibidade do Struts 1…

Salários não são um problema por aqui. Mas, com todo o respeito a quem pensa diferente, só vou me preocupar com dinheiro quando eu e minha esposa estivermos pra passar fome. Até lá, acredito que não valha a pena trabalhar com algo que não quero, e que não me agrega conhecimento algum, apenas para encher o bolso. Recebi uma ligação ontem com uma proposta de R$7500 podendo chegar a R$8000, CLT, pra um projeto em um grande banco. Adivinhem o que o projeto vai utilizar, pois já é a arquitetura-base da empresa? :lol:

Encontrar trabalho em uma boa empresa, graças a Deus, não tem sido uma dificuldade nem um problema. Mas o perfil dos projetos é de desanimar…

Tenho estudado bastante Ruby/Rails e Groovy/Grails, e percebo que as empresas que trabalham com essas ferramentas estão tocando os projetos mais legais por aqui. Mas está difícil entrar nesse mercado pela falta de experiencia com essas linguagens e frameworks especificamente…mas me parece que logo terei que migrar de linguagem novamente, se quiser projetos interessantes e desafios profissionais, como desenvolvedor.

De que adianta, Java 7, JEE 6, CDI, EJB 3.1, Servlet 3.0, JPA 2.0, Spring 3, GWT, JSF, VRaptor, tantas ferramentas legais e produtivas, etc, etc, etc…se, aparentemente, usar as melhorias da linguagem e da plataforma (e dos frameworks) não é uma prioridade? Será que, de fato, o Java é o novo Cobol?

Desculpem o desabafo, mas estou muito chateado com esse contexto do mercado e gostaria de ouvir as opiniões do fórum. Não sobre salários nem oferta de vagas, pois isso, graças a Deus, para nós não tem sido um problema.

O que vocês acham, amigos? E, se fossem vocês querendo entrar em um mercado de uma nova linguagem, por ex. Ruby ou Groovy, que caminho recomendariam?

Obrigado.[/quote]

Sempre irá encontrar sistemas legados em qualquer parte, ainda mais no Java vá se acostumando com isso.