Chegamos a 100 tópicos do tipo #só-o-enunciado!

Prezados colegas de fórum, percebi que chegamos hoje a 100 tópicos do tipo #só-o-enunciado desde que a tag foi criada, em 22/03 deste ano.

Óbvio que o número é maior, pois muitos tópicos não foram classificados corretamente. Mas os identificados chegaram em 100!

O que vocês acham disso? E é impressão minha ou estão aumentando os tópicos do gênero?

1 curtida

Talvez, por vcs estarem classificando agora, esteja dando a impressão de ter aumentado.

Uma dúvida que tenho é se são os próprios professores que orientam os alunos a postarem desta forma. Porque tem vezes que chega a ter uns 3 tópicos da mesma dúvida, aí penso que são alunos do mesmo curso orientados da mesma forma pelo mesmo professor ou um usuário só com 3 conta separadas perguntando para ver se obtém resposta mais rapidamente.

6 curtidas

Complicado, pq vai se tornando um hábito. Pessoal deve pensar: “posta lá no guj que o pessoal faz pra gente”. De qualquer forma, o melhor é orientar a fazer a pergunta do jeito certo e ir tentando diminuir esse hábito.

6 curtidas

Tenho observado que o velho ditado “Nada se cria, tudo se copia.” está na prática dos novos usuários. E quando não estudam e também não conseguem criar, apresentam os enunciado na espera que alguém faça para eles.
O GUJ possui um acervo com vários códigos e enunciados repetidos que nem ao menos pesquisam.

3 curtidas

Eu já penso de uma forma um tanto quanto mais radical, ao ponto de fechar todas as questões que contém essa tag (ou que tenha só o enunciado).

Como já dito, sofremos com a preguiça dos usuários de lerem o nosso tópico pra iniciantes e a preguiça de procurar tópicos antigos.

Acho que o jeito mais efetivo seria começar a ser mais duro com esse tipo de questão

1 curtida

Eu particularmente ignoro todos os posts que seguem esse formato, se a pessoa quer ajuda ela precisa primeiro se ajudar!

Gosto de ajudar os membros e colaborar com discussões pertinentes, porém o que vários iniciantes não entendem é que ajudar é diferente de fazer o trabalho por eles.

3 curtidas

Eu não sei como é o processo de criação e remoção de tags, mas enfim…

Se tópicos assim não são bem-vindos, então por que essa tag existe? Não seria melhor apagá-la? Pois o simples fato dela existir passa a impressão de que é OK criar um tópico que só tem o enunciado e esperar que “façam pra mim”.

Orientar os usuários que isso não é OK é um paliativo, e não escala tão bem se a quantidade de tópicos aumentar. Além disso, na minha opinião, isso polui demais o fórum. O ideal era atacar o problema na raiz e nem deixar que tais tópicos sejam criados. Apagar a tag não vai eliminar totalmente, mas acho que diminuiria bastante…

1 curtida

A tag não é atribuida por quem cria o topic mas sim posteriormente por um moderador, provavelmente para ter depois estas métricas de quantos topics deste género aparecem…

1 curtida

Considera interessante começarmos a perguntar aos alunos qual curso deles, para ver se vale à pena conversar com o professor?

Acredito que seria interessante se algum dos administradores pudesse forçar os novos inscritos a fazerem o tutorial, já que fica disponível mas não é mandatório. Isso poderia diminuir os problemas de postagens incorretas, inclusive os casos das primeiras postagens bem intencionadas mas mal formatadas. O que acha?

Isso é uma questão interessante, se os administradores pudessem criar um campo oculto - com acesso exclusivo aos moderadores - mostrando de qual site veio a conexão, para ajudar a traçar o caminho de volta. Considera que seria válido?

É um posicionamento mais ousado, mas não sei se seria educativo. Temos alguns casos - raros é verdade - de pessoas que postaram os enunciados mas já tinham escrito algo. E quando a gente pede para postar o código, as respostas vêm com várias classes.

Além disso, entendo que os novatos precisam de orientação, não de punição. Eles podem ter começado algo errado, mas com a devida instrução conseguirem crescer de forma socialmente aceita.

Por fim, temos um problema que poucos de nós são “super moderadores” com poderes de fechar tópicos.

A ideia não deixa de ser curiosa, mas será que não teríamos outras opções antes? Tipo os administradores implementarem algum código para testar se for a primeira postagem do usuário, rejeitar ela se não houver código-fonte no corpo?

Jonathan, como comentei acima, às vezes os novatos sequer sabem como se ajudar. Por isso acho que precisamos orientar, não punir. Se ficarmos calados, como aquele novato será orientado?

Hugo, na realidade só os moderadores têm permissão para criar tags, como o @pmlm explicou. Aqui no fórum nós temos - de forma simplificada - 4 níveis de acesso:

  1. usuários comuns
  2. moderadores “simples”
  3. moderadores “avançados”
  4. administradores

Os usuários comuns são todas as pessoas que utilizam o fórum sem maiores aprofundamentos.

Os moderadores simples (meu caso, por exemplo) têm algumas poucas permissões, tais como criar tags, renomear tópicos, mudar categorias de tópicos e mudar as tags dos tópicos.

Os moderadores avançados podem fundir tópicos, alterar o conteúdo deles (ex.: formatar um código-fonte mal postado), fechar e excluir tópicos etc.

Os administradores têm acesso aos bastidores do sistema, podendo implementar novas funcionalidades.

Então não são os usuários que auto-atribuem a tag, porque eles sequer sabem que existem. Essa tag não está documentada no tutorial inicial, e talvez os próprios usuários não percebam o quão nocivo é - para eles próprios - essa “preguiça intelectual”. Então, quem sabe, podemos extrair desse tópico algumas ideias de como melhorarmos o contato com os novatos, de forma a incentivá-los a seguir um caminho mais apropriado.

O que você acha que os moderadores e os administradores poderiam fazer, neste sentido?

E @davidbuzatto você é professor universitário né? Como acha que poderíamos tentar melhorar esse processo de orientação aos novatos?

1 curtida

@Fefo80 sinceramente? Eu poria tudo no lixo ou trancaria com uma mensagem para ler o tópico de como se deve perguntar. Aluno interessado e que tem vontade de fazer o curso simplesmente se esforça e se vira. Esses alunos que postam o “resolve aí para mim” são os que estão cagando para o curso, que só querem o diplominha.

3 curtidas

Como eu já disse, acho que a existência dessa tag já passa uma mensagem errada de que esse tipo de tópico é OK (a pessoa pensa “olha só, posso colocar só o enunciado”). Sei lá, se eu vejo, por exemplo, a tag Java, então entendo que tópicos sobre essa linguagem são válidos. O mesmo vale para qualquer tag existente: se ela existe, dá a impressão de que é válida. Se não existe, já dá uma certa dúvida (não existe porque ninguém criou um tópico ainda, ou porque não é válido?)

Enfim, se a tag não existisse, seria um incentivo a menos para que tais tópicos sejam criados. Não vai impedir totalmente, mas talvez não dê mais a falsa impressão de que é OK.

2 curtidas

Concordo com o @hugokotsubo. Com essa tag, basicamente, a gente está institucionalizando o “só o enunciado”.

Eu imagino que o sentido dela é comunicar à todos que costumam responder que aquele tópico é ruim, assim não perdemos tempo abrindo-o. Mas e se pessoas precisando de ajuda começam a usar também? Aí complica.

É interessante dialogar com os alunos, mas é uma carga mental a mais. Quando a gente tá com tempo e/ou disposição é até legal iniciar um diálogo, mas isso nem sempre é o caso. Mas mesmo que todos estejam com o mesmo professor, ir conversar com este professor soaria rude, não seria legal.

2 curtidas

Também ignoro qualquer tópico desse tipo, com ou sem tag. O que era barrado virou incentivo, piorando cada vez mais o fórum.

1 curtida

As pessoas que acessam o fórum sequer leem as instruções, então acho pouco provável que percebam o padrão das tags.

Algum admin poderia então renomear a tag para algum código que a gente conheça; ou simplesmente apagar.

E já que gera tanto estresse, eu mesmo não vou mais aplicar ela.

Isso é verdade também kk

1 curtida

Com certeza eles sabem, tenho certeza que 99.999% dessa galerinha que cria este tipo de tópico é quem só quer o diploma, por este motivo chegam aqui só com os enunciados e ainda ditam regras de como deve ser feita a solução sem ao menos ter tentado fazer o mínimo de esforço antes para resolver!

Eles tanto sabem que mesmo recebendo orientação “pós 1º deslize" na maioria das vezes voltam a fazer a mesma coisa continuamente.

Em resumo: Se faz de morto pra comer o c# do coveiro.

2 curtidas

Descobri um site chamado “Brainly”, onde as pessoas simplesmente postam as questões de suas provas/trabalhos etc., e o pessoal responde.

https://brainly.com.br/

Deve ter outros do gênero.

O pessoal deve estar simplesmente tão desacostumado a pensar, que vê um local para postar e já age igual.

3 curtidas