Salve, Salve Galera!
Qual Ciclo você usa?
Cascata?
Espiral?
RUP?
XP?
…
…
Por que usa este? Existe algum parametro para saber qual usar?
Atn.
Dennys Fredericci
http://www.dennys.eti.br
Salve, Salve Galera!
Qual Ciclo você usa?
Cascata?
Espiral?
RUP?
XP?
…
…
Por que usa este? Existe algum parametro para saber qual usar?
Atn.
Dennys Fredericci
http://www.dennys.eti.br
Aqui na ThoughtWorks a gente usa uma mistura de XP e Scrum, e em alguns casos os clientes pedem algo um pouco diferente, por querer mais ou menos envolvimento com o time de desenvolvedores.
Mais no site, (http://thoughtworks.com) e no site do Tio Fowler - http://martinfowler.com
[quote=cv]Aqui na ThoughtWorks a gente usa uma mistura de XP e Scrum, e em alguns casos os clientes pedem algo um pouco diferente, por querer mais ou menos envolvimento com o time de desenvolvedores.
Mais no site, (http://thoughtworks.com) e no site do Tio Fowler - http://martinfowler.com [/quote]
XP!? :shock:
XP é pauleira né?! Comenta um pouco dele ai!
Ah, sei lah, eh o jeito de desenvolver software que faz mais sentido
O que vc gostaria de saber, mais especificamente?
[quote=cv]Ah, sei lah, eh o jeito de desenvolver software que faz mais sentido
O que vc gostaria de saber, mais especificamente?[/quote]
rs* é só responder o questionário…
O que é o XP? - eu tenho uma idéia, mas nada melhor do que beber da fonte …
Porque utiliza ele? e não utiliza o RUP?
Você escolhe o que usar dependendo do projeto?? é né?
Tô querendo escrever um tutorial sobre Engenharia de Software…
Atn.
Dennys Fredericci
http://www.dennys.eti.br
Sun Certified Java Programmer
Sempre tive uma vontade muito grande de perguntar isso, mas nunca surgiu uma boa oportunidade. Mas aí vai: por que utilizar RUP e não XP?
De forma bém resumidamente e rápida, XP é uma metodologia muito diferente de RUP!
Em geral, no desenvolvimento utilizando RUP será necessário a geração de muito artefato e muita documentação, no entanto, no XP nem tanto… a documentação, mas não como em RUP!
Mas não se enganem achando que XP é apenas uma metodologia que elimina documetação. Ela vai muito além disso!
As principais características de uma equipe que desenvolve utilizando XP são:
Coragem,
Simplicidade,
Feedback,
Comunicação.
Ou seja, ao invés de documentações extensas no papel em RUP, opta-se pela comunicação interpessoal no XP. Comunicação também é importante no XP por se usar programação em PAR!
Coragem para fazer refactorings e utilizar programação guiada por testes… incentivar contratos abertos ao invés de contratos fechados e se expor ao cliente.
Feedback da equipe e do cliente com relação ao projeto.
Simplicidade ao escrever código., Ou seja, no XP nunca se começa com as soluções mais difíceis, e sim com a solução ideal para o problema. Caso o problema piore, dali refactoring!!! Por isso, muito coragem!!!
Desculpem-me por ser tão breve… XP é uma metodologia muito interessante para ser tratada com apenas estas linhas!!! Quem conhece sabe do que estou falando… e olha que eu não conheço XP!!!
Vocês podem dar uma olhada neste site aqui:
www.xispe.com.br
Se quiserem meu contato para discutir isso melhor, será um prazer! Sou iniciante assim como muitos aqui… e tenho muita vontade de aprender mais e mais em XP
Um Abraço
Thiago Senna
Bom… esqueci de responder uma pergunta com relação de quando se deve usar XP!
O XP pode ser usado em n tipos de projetos desde grandes até pequenos!
Já ouvi muitos dizerem que XP só serve para projetos pequenos e médio porte. Mas na verdade o XP nasceu em um projeto de Grande Porte… então é possível usar XP em projetos de grande porte sim!
Na verdade… o que deve ser avaliar é quando não se deve usar XP…
Um dos casos mais graves em que não é possível usar XP é quando o cliente não se encontra disponível para trabalhar junto com a equipe e quando existe rivalidade entre os componentes da equipe.
XP nunca funcionará em ambiente competitivo!!!
De boa… xp vai bém além disso…
Um Abraço!
Thiago
[quote=Thiago Senna]O XP pode ser usado em n tipos de projetos desde grandes até pequenos!
Já ouvi muitos dizerem que XP só serve para projetos pequenos e médio porte. Mas na verdade o XP nasceu em um projeto de Grande Porte… então é possível usar XP em projetos de grande porte sim![/quote]
Só um detalhe. Não é que o XP não serve para projetos de grande porte, mas sim que ele é mais indicado para projetos com equipes pequenas, indiferente do tamanho do projeto.
Qual metodologia funciona quando isso ocorre? A medologia do “eu faço tudo sozinho, no meu codigo ninguem mexe”, sei la acho que equipes assim ja nasceram derrotadas e se o projeto tem isso nao há metodologia que resolva.
Ainda nao tive o prazer de trabalhar com XP totalmente, mas sempre que possivel uso algumas premissas dele, refactoring, unit tests, etc.
]['s
Olá Fabrício!
Obrigado pelos comentários e pelo suas ótimas colocações que você fez com relação as minhas opiniões sobre o XP!
Concordo plenamente de que qualquer equipe que contenha rivalidade já é de certa forma derrotada. Mas infelizmente o perfil do profissional de informática é de ser uma pessoa competitiva! Confesso de parece que este perfil está mudando atualmente.
No entanto, eu acho que projetos que utilizam RUP por exemplo, são excessivamente documentados exatamente para controlar o desenvolvimento mesmo havendo rivalidade e competitividade entre os desenvolvedores. Afinal, se uma pessoa desenvolve por si só, de qualquer jeito aquilo estará documentado… pelo menos é o que eu penso na teoria!!
Mas completando, acredito que um profissional competitivo e individualista não será bém vindo em qualquer tipo de projeto, mas há metodologias mais próprias e outras menos próprias para profissionais com este perfil!
Um Abraço!
Thiago