Cidades do Sul boas pra viver

Eu estou com planos de mudar de cidade futuramente, e minha preferência é o Sul, mas não sei qual cidade escolher. Pesquisei sobre e gostei bastante de Joinville, Curitiba, Blumenau, Londrina e Maringá, mas não tenho informação o suficiente pra formar uma decisão sólida.

Aqui no meu país Bahia tem muito racismo (quem diria, né?), homofobia, sem contar a violência nas cidades e a qualidade de vida que parece não progredir. Além do calor de matar que é praticamente o tempo todo, salvo apenas o inverno e olhe lá. Amo frio, por isso – entre outros motivos – que escolhi o Sul.

Então, queria saber os detalhes básicos:
• como é a segurança
• saúde e educação, especialmente públicas
• o custo de vida
• o mercado de trabalho geral pra quem tem o adicional de falar inglês (empregos comuns como recepcionista, etc) e/ou pra quem for formado em Gastronomia
• como são as pessoas: se tem algum tipo de preconceito ou resistência para com pessoas do nordeste ou qualquer “grupo”, por ex. negros, lgbt, pessoas de outros estados.

Já procurei na internet por aluguel de apartamento e kitnet [uma vez que serei apenas eu] nessas cidades que citei e encontrei preços mais em conta do que pensei, até mesmo no centro (menos em Blumenau, onde os valores ficam um pouco mais complicados). Um apartamento seria melhor, mas uma kitnet ta ok pra começar.

Enfim, tenho medo de fazer a mudança e depois me arrepender, então preciso analisar bem. Perdão pela postagem tão grande; é que tô quase entrando em desespero por conta de tanta incerteza :confounded:

Eu posso falar de Curitiba.
Capital do Paraná e capital mais fria do país (no quesito frio, esse é o lugar)
As oportunidades aqui são boas e há um consenso de que há mais facilidade para empregar alguém de fora que alguém daqui.
Há vários restaurantes, então, no quesito gastronomia, tem-se muitas oportunidades.
Preconceitos: o povo curitibano é fechado, mas fechado de um jeito que você vai sentir muito a diferença. Agora, é fato que o Brasil todo é preconceituoso, porém, eu não vejo tanta discriminação quanto em outros lugares.
Aluguéis, sim, devido à crise financeira, o preço do aluguel de imóveis baixou bem.

Obrigada pela resposta rápida!
Fico muito satisfeita com essas informações. A maioria das pessoas falam bem de Curitiba, e ela acabou se tornando uma das minhas principais opções, mesmo eu não sendo muito fã de cidades grandes (daí eu não ter levado Porto Alegre em consideração, que é a que mais mencionam quando eu falo do Sul).
Muito obrigada de novo! Agora só vou precisar me desprender do gostinho germânico de Joinville/Blumenau que me conquistou xD

Uma vez, em Campinas, encontrei uma menina numa festa toda agasalhada, enquanto o resto do pessoal estava com roupa de calor. Ela falou que era do Nordeste e não entendia como não estávamos passando frio, porque “São Paulo era muito fria”. Então, para quem vem do calor, um clima ameno como o paulista pode ser considerado frio. :slight_smile:

Londrina e Maringá eu nunca visitei, mas suspeito que não tenham o frio que você gostaria. Tem que ser Curitiba pra baixo mesmo.

Considerou Floripa? É uma capital turística com algumas características de cidade de médio porte. É bem agradável e hospitaleira, e o custo de vida não é caro. A proximidade com o mar ameniza o clima, mas continua sujeito a umas ondas de frio. Morei lá um ano. De lá deu pra visitar Blumenau algumas vezes, descer para Porto Alegre, e “sentir” um pouco o jeito dessas cidades (mas foi muito pouco, então não vou opinar). Tive que aguentar algumas reclamações contra os “paulistas” (eles se referem aos paulistanos da capital que vêm nos feriados “invadir” a praia deles e fazem baderna, atrapalham o tráfego, essas coisas).

Quanto à homofobia, ela existe no Sul também, inclusive por sua religiosidade, por seu isolamento em relação ao resto do país e porque alguns gaúchos tradicionalistas (que se espalharam por outras regiões, particularmente Santa Catarina) prezam valores bem machistas. Nesse quesito recomendo ir para cidades maiores, talvez capitais mesmo, onde tem mais gente de fora que está lá para trabalhar e tem a cabeça mais aberta. Só que você cai numa sinuca de bico, porque aí tem que enfrentar o problema da falta de segurança nessas cidades maiores. Apesar que do jeito que está a falta de segurança hoje, eu diria que vai ter que enfrentar em qualquer tamanho de cidade que for morar. Foi-se o tempo que dava pra deixar a criançada brincando na rua (aliás, foi-se o tempo que a criançada se distraía com a rua em vez do celular).

Custo de vida costuma ser proporcional à oferta de empregos. Quanto mais empregos, mais cara a cidade, e também maiores os salários. Então tem que colocar essas coisas na balança e ver onde tem oferta para sua área. Conheço sites de empregos voltados mais para a área de programação, então não sei indicar para as áreas que você busca. Conheço o LinkedIn. :slight_smile:

Saúde é complicado. Cidades pequenas, por causa do baixo índice populacional, têm hospitais menos sujeitos a epidemias (tipo dengue, zica) e infecções hospitalares. Mas também têm menos médicos e especialidades médicas. Então é outra sinuca de bico. Recomendo cidades de porte mediano para cima (70~100 mil habitantes em diante), ou no mínimo morar em uma cidadezinha próxima a outra maior.

Cidades no Rio Grande de Sul não te interessam?
Gramado é uma bela cidade. É uma cidade turística, então o custo de vida é mais alto.
Torres é uma boa opção também e também tem Porto Alegre, que é a capital do estado, é uma boa cidade, dá uma pesquisada sobre elas. Todas são cidades frias. Gramado até neva no inverna. É bem interessante.

Dei uma olhada em Pelotas, e também gostei bastante. Na verdade, não sei explicar por que preferi as outras
Cê acredita que Gramado foi a cidade que chamou minha atenção pra o Sul? Tenho uma amiga que não passa um único ano sem visitar Gramado nas férias ou em algum feriado, e por causa das fotos dela eu fiquei encantada. Quero muito (e ainda vou) visitar, porque é uma cidade maravilhosa, mas pra morar, acho o custo de vida elevado e a falta do aeroporto seria algo complicado pra mim.
Morei em Limeira, interior de SP, há vários anos e também não tinha aeroporto (nem sei se já tem). Apesar de ter adorado a cidade, era quase um sacrifício chegar ou sair de lá, porque a gente precisava usar o aeroporto de Campinas e minha família não tinha carro pra ir de uma cidade à outra. Aí já era mais uma despesa: o transporte de deslocamento.

Obrigada pela resposta :slight_smile: Um dia, com certeza, vou visitar Gramado

Já estive em Pelotas. É bem perto da minha cidade, praticamente vizinha na verdade. É uma cidade bem calma, boa pra se viver. Mas até onde sei, não tem aeroporto também. O aeroporto de Porto Alegre é o mais próximo da cidade.

Você conseguiu resumir praticamente tudo que eu queria saber. Muito obrigada :smile:

Olha que cogitei Floripa, mas Curitiba me chamou mais a atenção. Pesquisando, vi que boa parte do pessoal também dá preferência a essa última. Comparo as duas porque são de porte muito semelhante. Ah, e sem contar que faz mais frio em Curitiba :new_moon_with_face:

Seria ótimo visitar cada uma das cidades (Joinville, Curitiba, Blumenau, Londrina e Maringá) pra saber exatamente no que eu estarei me metendo, haha. Só que isso exige um gasto altíssimo…

Vou continuar procurando um pouco mais até tomar, de fato, uma decisão. Mas sua resposta ajudou e muito! Obrigada de novo

Ah… Eu não tinha visto/lido nada sobre a falta do aeroporto :persevere: Mas continua sendo uma ótima cidade

Olá,

Posso falar um pouco de Maringá. Cidade muito bonita, muito arborizada, planejada, com uma ótima infraestrutura, sem perder o jeitão de cidade do interior. Aqui não faz tanto frio quanto eu gostaria, mas há anos que o inverno é mais rigoroso.
É uma cidade em franco crescimento que tem recebido muitas pessoas de fora, tanto para estudar quanto para trabalhar. Tem várias Faculdades e Universidades, sendo a maior a UEM, que é pública. Por esse motivo atrai muitas pessoas de fora que vêm para estudar, muitos jovens.
No campo profissional, sempre há oportunidades, mas vai depender da qualificação.

Espero ter lhe ajudado, se precisar de mais algo é só falar.

Boa sorte na sua busca.

Estando em Curitiba:
Joinville fica a ± 110Km
Blumenau a += 280 Km
Maringa += 450Km
Londrina += 390Km

Pelotas tem aeroporto sim, mas a única companhia que faz o destino é a Azul. Fui pra lá também e é bem calmo, até demais, pra quem vem de São Paulo os dias passam (MUITO) devagar, é um lugar bonito. Mas pelo o que percebi o emprego lá é baixo, não que o Brasil esteja em seu melhor momento, mas se você for procurando algo pra trabalhar, creio que não vai conseguir de imediato. Um lugar que falam muito bem no quesito emprego, é Santa Catarina.

Olha, cara, eu vi a crise e, entendo que, mesmo a trancos e barrancos, ela já passou.
O que a gente encontra é um uso exacerbado dessa justificativa para derrubar salários e cortar investimentos.
É o que chamam de especulação.

1 curtida

Pode-se dizer o mesmo para a área de t.i? To pensando em ir tentar a sorte por aí

Eu presto serviço para uma empresa de telefonia aqui e grande parte das pessoas que trabalham nela vieram de fora de Curitiba.

Sobre gastronomia: Moro em Marília, capital nacional do alimento. Aqui é uma cidade conhecida por ventar bastante, e não necessariamente fazer tanto frio (mas o vento dá essa sensação).
É uma cidade mais ou menos do porte de Maringá, focada nas indústrias alimentícias. Muitas oportunidades de vida aqui, eu considero um ótimo lugar. Tá virando polo tecnológico também.

Sim, eu concordo. Mas no caso eu falava da taxa de desemprego mesmo, não da crise. E eu concordo que as empresas usam essa justificativa pra diminuir salário, hoje mesmo, vi uma vaga para Desenvolvedor Java SENIOR com o salário de R$900 - R$1000.00

Meu Deus, como isso é possível? Pega todo nosso conhecimento e joga no lixo?
Nem um estagiário ganha 900 reais hoje em dia velho.

É surreal cara!!

E essas pessoas trabalham com o que, no caso? Achei meio amplo. Uma empresa de telefonia pode desde desenvolver soluções até trabalhar com telemarketing. Eu estou numa cidade “de interior”, apesar daqui ser polo tecnológico e tudo mais… Eu penso em sair do país (Canadá de preferencia), mas como esse sonho ainda está distante, quero sair para uma cidade maior primeiro.