Ciência da Computação ou Sistemas de Informação?

[quote=marcosalex][quote=boaglio]
Eu lembro até hoje que no primeiro dia de aula do curso de Estrutura de Dados, o professor explicou em meia hora como usar ponteiros em C e depois disse: todos os trabalhos que eu pedir serão em C… aí vcs correm atrás pra aprender… (e não tinha Goggle aquela época :slight_smile: ).[/quote]

Faculdades nos EUA são assim. E mestrado e doutorado é ainda pior, você tem umas 8 aulas por ANO e o resto você tem de correr atrás. Professor só te dá o ritmo e a avaliação.

Mas é interessante, porque o que diferencia a faculdade é justamente ensinar a pessoa a correr atrás pra aprender, coisa que no segundo grau não acontece, o professor te dá um apoio bem mais de perto.

Também concordo com o colega que são focos diferentes dos cursos e não dá pra falar que um é melhor que outro, cada um tem um mercado.[/quote]

tive um professor que graduou e mestrou na unicamp. Ele me disse que na época não existia a matéria “linguagem de programação”, ficava por sua conta escolher. Os professores passavam a teoria, e você implementava na linguagem que quisesse. Eu queria que a minha fosse assim. Mas já tinha pascal, c e posteriormente c++.

"

[quote=marcosalex][quote=luistiagos]
Na minha facul a maioria dos professores não dão sequer aula… só passam trabalho e provas… ou seja não são professores são avaliadores… e tao pouco se fodendo… lembro na minha primeira aula de eletronica la… o prof passou uma lista de componentes e mandou fazer um relogio para entregar na aula que vem… detalhe eu não sabia nem sequer soldar… e o cara não ensina naaadaaa só da trabalho… e vem com a disculpa: vcs são cientistas e tem que se virar sem professor eu so dou trabalho e prova e depois corrijo… serio pra mim isto é desculpa de professor vagabundo que não quer trabalhar… [/quote]

Então os professores do Harvard, Austin, etc também são vagabundos, já que essa é justamente a filosofia de lá. Claro, que com certeza eles têm mais formação e lá tem laboratórios muito melhores, bibliotecas de verdade e parcerias com empresas. Mas não pense que vão te ensinar muita coisa.

Uma coisa que peca muito no Brasil e que eu vejo, é que a maioria das faculdades vivem “em um mundo a parte” das empresas. Tem muita coisa que poderiam fazer projetos em conjunto com as grandes empresas, pesquisas de mestrado e de graduação qeu poderia ajudar no mercado. O mercado aqui raramente foca pesquisa científica, somente as multinacionais e poucas nacionais.

Tem um amigo que fez mestrado em compiladores comigo e hoje trabalha na Embraer otimizando o compilador C++ da Intel. Outro foi trabalhar na IBM no escalonador de processos do Java da IBM (hoje nem sei se está lá, não vejo ninguém mais falar que usa a VM da IBM). Aqui em Uberlândia tem um call center que está financiando uma equipe de mestrado e graduação pra ajudar a aperfeiçoar o algoritmo de redução de eco do Asterisk, mas o projeto está engatinhando.

Esse tipo de iniciativa tinha de ser regra, e não excessão. Poucas faculdades tem projetos envolvendo empresas em aplicações do mundo real.

[/quote]

Harvard, Austin são realidades completamente destintas das faculdades lixo aqui do brasil… eles tem filosofias e mecanismo para este tipo de coisa… e ctza que a base ao menos eles devem ensinar e muito bem… diferente do professor que so entra na sala pra passar trabalho e prova com prazos esquizofrenicos e que pensam que o aluno so tem a materia dele e não trabalha, não dorme, não come… so vive para fazer os trabalhos esquizofrenicos que passam…

[quote] trabalhos esquizofrenicos [/quote]HUAUHAUHAUHA!

hehehehe… monte um processador no proteus pra vc ver do que eu estou falando…
ou melhor… implemente o Proteus…

"

[quote=luistiagos]

Harvard, Austin são realidades completamente destintas das faculdades lixo aqui do brasil… eles tem filosofias e mecanismo para este tipo de coisa… e ctza que a base ao menos eles devem ensinar e muito bem… diferente do professor que so entra na sala pra passar trabalho e prova com prazos esquizofrenicos e que pensam que o aluno so tem a materia dele e não trabalha, não dorme, não come… so vive para fazer os trabalhos esquizofrenicos que passam…[/quote]

Acho que não se deve generalizar. Tive professores muito bons, outros muito ruins tmb.