Ciência da Computação ou Sistemas de Informação?

Galera, vim aqui pois acredito que quase todo profissional de informática fez Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Estou pesquisando a algum tempo a diferença dos cursos, mas na maioria das vezes, as explicações enrolam, enrolam e acabam chegando no mesmo lugar.
Algumas definições não mais “claras”, mas fico com receio de confiar em uma pessoa que fala sobre informática e fez faculdade de direito ou administração.

Como bom estudante de 3º ano do EM, tenho muitas dúvidas. Tenho tido a oportunidade de conversar com pessoas da área e, se eu fizer um resumo das definições, poderia dizer:

[quote]Ciência da Computação: Estuda como criar tecnologia.
Sistemas de Informação: Estuda como usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas/empresas (softwares, internet, etc.)
[/quote]
Definição em relação ao futuro profissional:

[quote]Ciência da Computação: Curso voltado para pessoas que queiram ser professores na área tecnológica, estudantes ou pesquisadores
Sistemas de Informação: Curso voltado para pessoas que queiram trabalhar em empresas (ex: programador, técnico de redes, entre outros)[/quote]

Não me crucifiquem se eu estiver errado, é apenas o que ouço por aí. Se alguém puder ajudar um jovem desesperado (na verdade vários. Deve ter várias pessoas lendo isso e buscando respostas), seria muito bem vindo.

Ultima perguntinha:
Profissional de Ciência da Computação tem mais vagas de trabalho que de Sistemas? (isso ninguém me falou, foi pesquisando em sites de vagas de empregos que percebi a diferença)

Muito Obrigado!

Ciência da computação você aprende muito mais teoria, o que teoricamente te capacita melhor, porém não ensina “tecnologias da moda”, você vai ter que estudar por fora.

Sistemas de informação você vai aprender alguma teoria, claro, mas o curso irá focar muito mais no ensino de tecnologias.

E pra quem discorda, fiz CC e nunca tive uma aula de Java, somente de C, Pascal e Assembly.

Enquanto uma pessoa que trabalha comigo está no 1o semestre de SI e está aprendendo Java na matéria de algoritmos.

Mas depois que você se forma, pro mercado é tudo igual.

c vc foce ter aula d java, vc escolheria 1 prossor formado em cistemas de informassao ou siencia da computassao?

pois eh, o q vale eh qem sabe + akela linguage, mas nao sao todos os alunus q pençaria açim.

na pratica, na pratica mesmo pro mercado tanto faz se vc fez uma ou outra, numa vaga que pede cc aceitam vc se vc tiver feito si.

eu intendo como essas duas ± o que você disse, ciencia da computação seria mais voltado a desenvolvimento em si, criação de coisas novas… enquanto sistemas de informação é voltado para isso porém menos voltado do que ciencia da computação, e tem uma certa abrangencia na parte de negocios…

eu fiz sistemas de informação e tive materias como contabilidade e custos, teoria geral da administração…

Estou no segundo semestre de CC e as disciplinas de algoritmo utilizam java como linguagem principal.

Acho que depende a universidade, dê uma olhada nas disciplinas.

Pelo que puder perceber nas universidades da região a diferença é que SI ensina Contabilidade, Administração no lugar de algumas matérias de Física, Matemática… ± É isso…

Aqui na universidade que estou de olho no curso de CC tem 4 disciplinas de programação orientada a objetos, requisitos de software, banco de dados…

Eu tinha respondido algo parecido nesse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/75/135593.java#732528

Realmente,
depende muito da universidade.

Faço Sistemas de Informação em Teresina-PI.
Eu e outros colegas tivemos algumas dúvidas bem no começo do curso sobre a diferença entre os dois cursos. Pois, rolavam alguns cometarios por aqui que bachareis em sistemas de informações teriam certas limitações no mercado de trabalho(Por exemplo: não poderiamos ser programadores).

Fomos procurar o MEC. Disseram mais ou menos o seguinte:
Sistemas de Informação é um curso novo que veio atender as novas exigências do mercado.
Pois, teoricamente o curso nos qualifica a ser gestores e a trabalha melhor em equipe. :lol: :lol:
O curso nos habilita a exercer qualquer função na área.

o principal foco na minha faculdade é formar gerentes de TI ou pessoas capacitadas a liderar uma equipe.
por exemplo. Tenho disciplinas de psicologia e sociologia(que são muito boas), sem falar nas várias disciplinas de administração.
mais tenho poucas disciplinas de programação e de matemática, diferentemente de ciências da computação. :cry: :cry:

Pelo que percebi
pessoas formadas em ciências da computação tem procurado fazer pos-graduação ou outra coisa na área gerêncial, :shock: pq programação não dá dinheiro :smiley: :smiley: , no entanto, o próprio curso de sistemas dispõe de disciplinas de gerência.
:roll: :roll: :roll:

Concluir Analise e Desenvolvimento de Sistemas no CEFET PB, no fim do ano passado, e foi muito produtivo no âmbito de profissionalismo. Acredito que seja este o intuito e a principal diferença entre os cursos citados.

Mas, no mercado de trabalho acredito que quem está mais ‘intimo’ as praticas e o cotidiano com linguagens, frameworks, padrões e tudo mais, tem sim uma certa vantagem quando o emprego é voltado para a area de desenvolvimento ou analise.

Att…

Fiz ciência da computação. O que posso te dizer é que é mais focado na parte de engenharia. Na parte de física você estuda um pouco de elétrica, para hardware.
Ele prepara o profissional, não para ser programador, mas pesquisador de tecnologias.
Mas vale dizer que minha grade é de 2000, e o mercado vai adptando as situações.

Hoje vejo muito curso de CC igual a SI, com a mesma grade, enquanto a praticamente 9 anos atraz, minha grade era parecida com a engenharia da computação.

"

[quote=andreiribas]Ciência da computação você aprende muito mais teoria, o que teoricamente te capacita melhor, porém não ensina “tecnologias da moda”, você vai ter que estudar por fora.

Sistemas de informação você vai aprender alguma teoria, claro, mas o curso irá focar muito mais no ensino de tecnologias.

E pra quem discorda, fiz CC e nunca tive uma aula de Java, somente de C, Pascal e Assembly.

Enquanto uma pessoa que trabalha comigo está no 1o semestre de SI e está aprendendo Java na matéria de algoritmos.

Mas depois que você se forma, pro mercado é tudo igual.[/quote]

concordo… falou td… mas oq é lamentavel é que o mercado não reconhece um cientista… um cientista esta bem mais preparado para lidar com as tecnologias que o SI (os SI que me perdoem mas isto é fato…), claro se colocarmos os 2 cursos em uma balança sem medir outras coisas como: capacidade, empenho, pos graduações, certificações…
ao meu ver um cara que tem a capacidade de criar a tecnologia esta bem mais preparado para usar as ja existentes…

[quote=gerdan]Realmente,

Eu e outros colegas tivemos algumas dúvidas bem no começo do curso sobre a diferença entre os dois cursos. Pois, rolavam alguns cometarios por aqui que bachareis em sistemas de informações teriam certas limitações no mercado de trabalho(Por exemplo: não poderiamos ser programadores).

Sistemas de Informação é um curso novo que veio atender as novas exigências do mercado.
Pois, teoricamente o curso nos qualifica a ser gestores e a trabalha melhor em equipe. :lol: :lol:

o principal foco na minha faculdade é formar gerentes de TI ou pessoas capacitadas a liderar uma equipe.
por exemplo. Tenho disciplinas de psicologia e sociologia(que são muito boas), sem falar nas várias disciplinas de administração.
mais tenho poucas disciplinas de programação e de matemática, diferentemente de ciências da computação. :cry: :cry:

Pelo que percebi
pessoas formadas em ciências da computação tem procurado fazer pos-graduação ou outra coisa na área gerêncial, :shock: pq programação não dá dinheiro :smiley: :smiley: , no entanto, o próprio curso de sistemas dispõe de disciplinas de gerência.
:roll: :roll: :roll: [/quote]

SI te da uma base em gerencia… mas dizer que vc fazendo SI vc vai sair dela um gerente e o mesmo que dizer que se vc fazer CC vc vai sair dela um engenheiro eletronico… em algumas faculdades CC te da uma base de engenharia eletronica… mas se quiser mesmo ser um engenheiro eletronico procure uma faculdade que lencione engenharia eletronica ou faça CC e faça uma pos em engenharia eletronica… o mesmo vale pro gerente… SI da uma base em gerencia… mas não é um curso para formar gerentes…

[quote=luistiagos][quote=gerdan]Realmente,

Pelo que percebi
:roll: :roll: :roll: [/quote]

SI te da uma base em gerencia… mas dizer que vc fazendo SI vc vai sair dela um gerente e o mesmo que dizer que se vc fazer CC vc vai sair dela um engenheiro eletronico… em algumas faculdades CC te da uma base de engenharia eletronica… mas se quiser mesmo ser um engenheiro eletronico procure uma faculdade que lencione engenharia eletronica ou faça CC e faça uma pos em engenharia eletronica… o mesmo vale pro gerente… SI da uma base em gerencia… mas não é um curso para formar gerentes…[/quote]
sim, sim. A base que tive em elétricas vai de resistência a cis. Não é para desenvolver circuitos como engenheiros. Mas consigo criar pequenos hardwares, que se comunicam com PCs.

[quote=luistiagos][quote=andreiribas]Ciência da computação você aprende muito mais teoria, o que teoricamente te capacita melhor, porém não ensina “tecnologias da moda”, você vai ter que estudar por fora.

concordo… falou td… mas oq é lamentavel é que o mercado não reconhece um cientista… um cientista esta bem mais preparado para lidar com as tecnologias que o SI (os SI que me perdoem mas isto é fato…), claro se colocarmos os 2 cursos em uma balança sem medir outras coisas como: capacidade, empenho, pos graduações, certificações…
ao meu ver um cara que tem a capacidade de criar a tecnologia esta bem mais preparado para usar as ja existentes…
[/quote]

Agora caiu o nível da conversa, parece discução “meu curso é melhor que o de vocês”. O “fato” é que você pensa que SI é um sub-curso de CC, enquanto eles tem focos diferentes. Como eu já falei, tratamento de informação é mais pertinente a SI, desenvolvimento de novas tecnologias é mais pertinente a CC. Você sempre está reclamando que não dão valor para CC, e que ele é melhor e etc, mas eu imagino que você está numa vaga que se encaixa no primeiro campo que eu citei, então é claro que você não tem vantagens. Tente disputar uma vaga para o segundo, e garanto que você será mais valorizado. Eu pelo menos não teria competencia para trabalhar nessa áera, e nem disputaria.

aqui no Brasil realmente as coisas se misturam muito, e dentro das próprias universidades. No quesito informação e público alvo, é inegável a superioridade de SI, até porque, é o que ela propõe. Vejo por mim mesmo. Não tenho uma noção boa, de criar uma interface amigável para usuários. Não sei como chegar até as pessoas .

BCC é focado no estudo das diferentes ciências que a computação oferece.

Se você pretende seguir a área de pesquisa, é uma boa opção.

Na época que estava na faculdade, Java nem se conhecia, era apenas C ou Pascal, e não existia um “curso de C”.

Eu lembro até hoje que no primeiro dia de aula do curso de Estrutura de Dados, o professor explicou em meia hora como usar ponteiros em C e depois disse: todos os trabalhos que eu pedir serão em C… aí vcs correm atrás pra aprender… (e não tinha Goggle aquela época :slight_smile: ).

[quote=dm_thiago][quote=luistiagos][quote=andreiribas]Ciência da computação você aprende muito mais teoria, o que teoricamente te capacita melhor, porém não ensina “tecnologias da moda”, você vai ter que estudar por fora.

[/quote]

Agora caiu o nível da conversa, parece discução “meu curso é melhor que o de vocês”. O “fato” é que você pensa que SI é um sub-curso de CC, enquanto eles tem focos diferentes. Como eu já falei, tratamento de informação é mais pertinente a SI, desenvolvimento de novas tecnologias é mais pertinente a CC. Você sempre está reclamando que não dão valor para CC, e que ele é melhor e etc, mas eu imagino que você está numa vaga que se encaixa no primeiro campo que eu citei, então é claro que você não tem vantagens. Tente disputar uma vaga para o segundo, e garanto que você será mais valorizado. Eu pelo menos não teria competencia para trabalhar nessa áera, e nem disputaria.[/quote]

O problema e que é rarissimo conseguir uma vaga no segundo que vc disse, pois este é rarissimas empresas e institutos de tecnologia que trabalham com ele… ao menos as unicas empresas que eu conheço que trabalham com o segundo são: google, IBM, Microsoft, Sun, Oracle, Intel, AMD, NVIDEA, Blizzard, Square Enix,Nokia, Motorola, NASA entre algumas poucas outras… detalhe são todas internacionais nenhuma delas é brasileira… e para entrar em uma dessas bixo… é mais facil vc ganhar na megasena acumulada do que conseguir entrar em alguma empresa dessas citadas trabalhando como cientista…

A questão e o seguinte… pegando a medicina como um exemplo: se não existisse mais vagas para medicos e precissasem de um enfermeiro e um medico quisesse esta vaga e um outro cara formado em enfermagem tbm… qual dos 2 sera que seria melhor para os pacientes?

"

[quote=marcosalex][quote=boaglio]
Eu lembro até hoje que no primeiro dia de aula do curso de Estrutura de Dados, o professor explicou em meia hora como usar ponteiros em C e depois disse: todos os trabalhos que eu pedir serão em C… aí vcs correm atrás pra aprender… (e não tinha Goggle aquela época :slight_smile: ).[/quote]

Faculdades nos EUA são assim. E mestrado e doutorado é ainda pior, você tem umas 8 aulas por ANO e o resto você tem de correr atrás. Professor só te dá o ritmo e a avaliação.

Mas é interessante, porque o que diferencia a faculdade é justamente ensinar a pessoa a correr atrás pra aprender, coisa que no segundo grau não acontece, o professor te dá um apoio bem mais de perto.

Também concordo com o colega que são focos diferentes dos cursos e não dá pra falar que um é melhor que outro, cada um tem um mercado.[/quote]

Na minha facul a maioria dos professores não dão sequer aula… só passam trabalho e provas… ou seja não são professores são avaliadores… e tao pouco se fodendo… lembro na minha primeira aula de eletronica la… o prof passou uma lista de componentes e mandou fazer um relogio para entregar na aula que vem… detalhe eu não sabia nem sequer soldar… e o cara não ensina naaadaaa só da trabalho… e vem com a disculpa: vcs são cientistas e tem que se virar sem professor eu so dou trabalho e prova e depois corrijo… serio pra mim isto é desculpa de professor vagabundo que não quer trabalhar…