Ciência da Computação x Sistemas de Informação - O que fazer?

Fiz um semestre de Ciência e não fui nada bem. Resolvi ficar um semestre parada para me aperfeiçoar e voltar mais apta para o proximo semestre. Mas estou pensando em mudar para Sistemas.

Gostaria de ter a opinião de quem é mais experiente na area. E aí, o que vocês acham???

Cara eu faço Sistemas to no 3º ano to de saco cheio ja, vou mudar de facul para Ciencia e acabar metade do ano…

ai vai de voce,as materias são bem parecidas.

[quote=pehpy]Fiz um semestre de Ciência e não fui nada bem. Resolvi ficar um semestre parada para me aperfeiçoar e voltar mais apta para o proximo semestre. Mas estou pensando em mudar para Sistemas.

Gostaria de ter a opinião de quem é mais experiente na area. E aí, o que vocês acham???[/quote]

Minha consideração é:

• Primeiro, nunca trancaria com o objetivo de estudar em casa e depois voltar reforçado, pois somos tendenciosos às leis de Murphy, mal de Parkinson e etc, o pior e que às vezes até desistimos;

• Segundo, para quem gosta de programação, se acha que não tem um perfil tão matemático então não deveria cursar Ciências da Computação e sim Sistemas de Informação;

• Se eu tivesse começado em Ciências da Computação não trocaria, iria até o final (mesmo sendo difícil);

Abs,

Basicamente, Ciências cria, Sistemas usa.
Sistemas ve a parte gerencial da coisa, concepção de um produto, blá blá blá.
Ciências ve os bits, a arquitetura dos computadores, teoria da computação, computação gráfica, etc.

Antes que atirem pedras, estou relatando o cenário daqui onde moro.
PS: Faço Ciências.

[quote=pehpy]Fiz um semestre de Ciência e não fui nada bem. Resolvi ficar um semestre parada para me aperfeiçoar e voltar mais apta para o proximo semestre. Mas estou pensando em mudar para Sistemas.

Gostaria de ter a opinião de quem é mais experiente na area. E aí, o que vocês acham???[/quote]

Depende muito de você. Normalmente vejo um perfil de TI mais comercial nos alunos e ementas dos cursos de SI, ao contrário de CC, onde geralmente vemos um perfil mais técnico. Isso obviamente reflete nas disciplinas, pois quem possui sede de entender detalhes técnicos, como construção de bancos de dados, construção de compiladores, inteligência artificial, etc… vai optar por CC, e quem normalmente está mais focado na parte de TI como empreendedorismo, no uso comercial das linguagens, vai optar por SI.

Apenas um leve comentário sobre o seu desempenho no primeiro semestre: não desanime, normalmente a grande maioria dos alunos vão mal no primeiro período de CC, acontece mesmo, cálculos, álgebras, lógica, etc… não é algo tão trivial assim, mas com força de vontade se chega lá, e para quem possui determinação, a recompensa é quase sempre gratificante.

Na faculdade onde Fiz Sistemas, tinha Ciência também. O currículo era bem parecido, o que mudava eram certas matérias que na ciência tinham mais foco com desenvolvimento de hardwares, arquitetura de computadores, programação de hardware etc.

Em sistemas a coisa era mais para desenvolvimento de aplicações de alto nível, com foco em Engenharia de Software, Requisitos de Sistemas, Qualidade de Software, Banco de Dados, Linguagens de Programação…

Mas na verdade, 90% dos cursos se parecem eu acho então, se não gostou de ciência, não tem muito também que vai te fazer gostar de sistemas.

Exatamente como o romarcio falou, Sistemas foca mais para desenvolvimento de aplicações de alto nível. Faço Sistemas e não me arrependo da escolha, pois, ao meu ver, se estuda o que realmente é importante e vai ser usado profissionalmente. Acredito que ciências da computação da um foco muito profundo na arquitetura de computadores, o que não é exigido pelo mercado de trabalho.

Sistemas de Informação também tem cadeiras voltadas para a gerência e administração de T.I.

[quote=andredecotia][quote=pehpy]Fiz um semestre de Ciência e não fui nada bem. Resolvi ficar um semestre parada para me aperfeiçoar e voltar mais apta para o proximo semestre. Mas estou pensando em mudar para Sistemas.

Minha consideração é:

• Primeiro, nunca trancaria com o objetivo de estudar em casa e depois voltar reforçado, pois somos tendenciosos às leis de Murphy, mal de Parkinson e etc, o pior e que às vezes até desistimos;

• Segundo, para quem gosta de programação, se acha que não tem um perfil tão matemático então não deveria cursar Ciências da Computação e sim Sistemas de Informação;

• Se eu tivesse começado em Ciências da Computação não trocaria, iria até o final (mesmo sendo difícil);

Abs,[/quote]

Cara, sua primeira consederação é uma realidade, mas nao se aplica a mim. Entrei na facul de gaita, com uma rotina totalmente errada, sem saber o q era seguir horarios pois nunca estudei em escola regular, só supletivo. Sem contar a dificuldade do curso q eu nem preciso citar.
Estou usando esse tempo afastada para mudar minha rotina: agora tenho horario para dormir, acordar e estudar. Estou me focando em programação e matematica base (que o meu grau é quase zero). É claro que a preguiça as vezes bate, mas no geral estou me dando bem.

[quote=romarcio]Na faculdade onde Fiz Sistemas, tinha Ciência também. O currículo era bem parecido, o que mudava eram certas matérias que na ciência tinham mais foco com desenvolvimento de hardwares, arquitetura de computadores, programação de hardware etc.

Em sistemas a coisa era mais para desenvolvimento de aplicações de alto nível, com foco em Engenharia de Software, Requisitos de Sistemas, Qualidade de Software, Banco de Dados, Linguagens de Programação…

Mas na verdade, 90% dos cursos se parecem eu acho então, se não gostou de ciência, não tem muito também que vai te fazer gostar de sistemas. [/quote]

Discordo de vc. Eu já analizei o currículo dos dois cursos e vi diferenças sim, a mais basica é a que o nosso amigo Andre falou: “[…]se acha que não tem um perfil tão matemático então não deveria cursar Ciências da Computação e sim Sistemas de Informação;”

lembrando que a questão não é gostar ou não. pois não me vejo fazendo outro curso que não seja na area de TI.

Gostei muito da sua anelise. Muito obrigada!!!

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=pehpy]Fiz um semestre de Ciência e não fui nada bem. Resolvi ficar um semestre parada para me aperfeiçoar e voltar mais apta para o proximo semestre. Mas estou pensando em mudar para Sistemas.

Depende muito de você. Normalmente vejo um perfil de TI mais comercial nos alunos e ementas dos cursos de SI, ao contrário de CC, onde geralmente vemos um perfil mais técnico. Isso obviamente reflete nas disciplinas, pois quem possui sede de entender detalhes técnicos, como construção de bancos de dados, construção de compiladores, inteligência artificial, etc… vai optar por CC, e quem normalmente está mais focado na parte de TI como empreendedorismo, no uso comercial das linguagens, vai optar por SI.

Apenas um leve comentário sobre o seu desempenho no primeiro semestre: não desanime, normalmente a grande maioria dos alunos vão mal no primeiro período de CC, acontece mesmo, cálculos, álgebras, lógica, etc… não é algo tão trivial assim, mas com força de vontade se chega lá, e para quem possui determinação, a recompensa é quase sempre gratificante.[/quote]

Muito obrigada pelo seu comentario. Pois é horrivel fazer o q vc sonhou a vida toda e por mais q vc se esforce ter a impressão q seu lugar não é aí. Chorei um final de semana inteiro no final do semestre. Pode ser até que eu faça SI, mas ainda me formo em CC um dia, nem que seja com 60 anos!!!

Olá. Fiz 2 anos e meio de ciências da computação. Achei o curso muito pesado, com base muito forte para pesquisa e desenvolvimento (não necessariamente desenvolvimento de sistemas… mas desenvolvimento de técnicas, ferramentas, algoritmos, etc).

Muita matemática, 3 disciplinas de cálculo, 3 de física, geometria analitica, e muito pouco de matérias técnicas/fundamentais.

Gostei muito da parte de programação, pois é um pouco mais cobrada e aprofundada do que em sistemas de informação. Tem algumas disciplinas a mais como computação gráfica, inteligencia artificial, etc.

Agora mudei e estou cursando sistemas de informação, já fiz 2 anos do curso de sistemas.

O que posso dizer é que é um curso muito mais voltado para mercado. Tem muita matéria teórica e pouca matemática e ZERO de física.

As matérias fundamentais/técnicas são muito parecidas e muito voltadas para mercado mesmo, para que você tenha uma formação e uma visão de como é o mercado principalmente dentro de grandes organizações.

No mercado em si, tanto faz no que você é formado(a): Ciências, Sistemas ou Engenharia da computação, se for atuar com programação, o salário, cargo e aplicação serão as mesmas. neste caso o profissional formado em ciências ou sistemas terá uma leve vantagem sobre o engenheiro, que é mais focado em hardware.

Se você prefere um curso mais leve e que vai te preparar para o mercado, te dando praticamente as mesmas bases que Ciências, faça Sistemas de informação. Se prefere mais a vida acadêmica, pesquisar, pode seguir para ciências mesmo. A vantagem principal que vejo entre as duas é que em sistemas você foca em mercado e tem uma excelente formação, é um curso onde você se forma mais rápido (tanto pela carga do curso quanto pela dificuldade do curso) logo podendo atuar mais rápido no mercado. Já para ciências você tem uma formação um pouco mais completa o que te compete tanto ir para mercado quanto para área acadêmica. (Normalmente quem se forma em ciências logo procura algum mestrado… Não tenho visto muito isso com pessoal de sistemas.)

Eu optei por sistemas e estou satisfeito.

Espero ter ajudado.

Como eu disse, na faculdade que eu fazia. Não sei qual você analisou.

Onde eu fiz Sistemas de Informação e tive muita matemática também, mas ciência tem um pouco mais, tem mas talvez 1 ou 2 cadeiras a mais apenas.

Eu tive Calculo I e II a Ciência tinha também + calculo III.

Eu tive Matemática Discreta, Lógica e Estatística e a Ciência também. A ciência tinha Álgebra, eu já não tive.

Eu tive por exemplo Administração I e II a Ciência só tinha a I.

Eu tive 3 cadeiras de Banco de Dados, a Ciência tinha apenas 2.

Eu tive 2 cadeiras de redes a Ciência tinha 3.

A ciência tinha computação gráfica, eu já não tive.

No final o currículo é muito parecido sim, são poucas as cadeiras que diferem um curso do outro. Você as vezes vai ter um foco um pouco maior em uma matéria, mas o outro curso também terá, só de maneira um pouco menor.

E talvez, em todo o curso, não tenha mais que 4 ou 5 cadeiras que são exclusivas de cada curso.

[quote=pirado18]Olá. Fiz 2 anos e meio de ciências da computação. Achei o curso muito pesado, com base muito forte para pesquisa e desenvolvimento (não necessariamente desenvolvimento de sistemas… mas desenvolvimento de técnicas, ferramentas, algoritmos, etc).

Muita matemática, 3 disciplinas de cálculo, 3 de física, geometria analitica, e muito pouco de matérias técnicas/fundamentais.

Gostei muito da parte de programação, pois é um pouco mais cobrada e aprofundada do que em sistemas de informação. Tem algumas disciplinas a mais como computação gráfica, inteligencia artificial, etc.

Agora mudei e estou cursando sistemas de informação, já fiz 2 anos do curso de sistemas.

O que posso dizer é que é um curso muito mais voltado para mercado. Tem muita matéria teórica e pouca matemática e ZERO de física.

As matérias fundamentais/técnicas são muito parecidas e muito voltadas para mercado mesmo, para que você tenha uma formação e uma visão de como é o mercado principalmente dentro de grandes organizações.

No mercado em si, tanto faz no que você é formado(a): Ciências, Sistemas ou Engenharia da computação, se for atuar com programação, o salário, cargo e aplicação serão as mesmas. neste caso o profissional formado em ciências ou sistemas terá uma leve vantagem sobre o engenheiro, que é mais focado em hardware.

Se você prefere um curso mais leve e que vai te preparar para o mercado, te dando praticamente as mesmas bases que Ciências, faça Sistemas de informação. Se prefere mais a vida acadêmica, pesquisar, pode seguir para ciências mesmo. A vantagem principal que vejo entre as duas é que em sistemas você foca em mercado e tem uma excelente formação, é um curso onde você se forma mais rápido (tanto pela carga do curso quanto pela dificuldade do curso) logo podendo atuar mais rápido no mercado. Já para ciências você tem uma formação um pouco mais completa o que te compete tanto ir para mercado quanto para área acadêmica. (Normalmente quem se forma em ciências logo procura algum mestrado… Não tenho visto muito isso com pessoal de sistemas.)

Eu optei por sistemas e estou satisfeito.

Espero ter ajudado.[/quote]

Amalise muito boa e de experiencia. Era esse tipo de analise que eu estava procurando.
Muito obrigadaaa!!!

Não analise comparando curriculo como nosso amigo romarcio insiste em fazer. Pois essa eu já fiz.