[quote=pirado18]Olá. Fiz 2 anos e meio de ciências da computação. Achei o curso muito pesado, com base muito forte para pesquisa e desenvolvimento (não necessariamente desenvolvimento de sistemas… mas desenvolvimento de técnicas, ferramentas, algoritmos, etc).
Muita matemática, 3 disciplinas de cálculo, 3 de física, geometria analitica, e muito pouco de matérias técnicas/fundamentais.
Gostei muito da parte de programação, pois é um pouco mais cobrada e aprofundada do que em sistemas de informação. Tem algumas disciplinas a mais como computação gráfica, inteligencia artificial, etc.
Agora mudei e estou cursando sistemas de informação, já fiz 2 anos do curso de sistemas.
O que posso dizer é que é um curso muito mais voltado para mercado. Tem muita matéria teórica e pouca matemática e ZERO de física.
As matérias fundamentais/técnicas são muito parecidas e muito voltadas para mercado mesmo, para que você tenha uma formação e uma visão de como é o mercado principalmente dentro de grandes organizações.
No mercado em si, tanto faz no que você é formado(a): Ciências, Sistemas ou Engenharia da computação, se for atuar com programação, o salário, cargo e aplicação serão as mesmas. neste caso o profissional formado em ciências ou sistemas terá uma leve vantagem sobre o engenheiro, que é mais focado em hardware.
Se você prefere um curso mais leve e que vai te preparar para o mercado, te dando praticamente as mesmas bases que Ciências, faça Sistemas de informação. Se prefere mais a vida acadêmica, pesquisar, pode seguir para ciências mesmo. A vantagem principal que vejo entre as duas é que em sistemas você foca em mercado e tem uma excelente formação, é um curso onde você se forma mais rápido (tanto pela carga do curso quanto pela dificuldade do curso) logo podendo atuar mais rápido no mercado. Já para ciências você tem uma formação um pouco mais completa o que te compete tanto ir para mercado quanto para área acadêmica. (Normalmente quem se forma em ciências logo procura algum mestrado… Não tenho visto muito isso com pessoal de sistemas.)
Eu optei por sistemas e estou satisfeito.
Espero ter ajudado.[/quote]
Amalise muito boa e de experiencia. Era esse tipo de analise que eu estava procurando.
Muito obrigadaaa!!!
Não analise comparando curriculo como nosso amigo romarcio insiste em fazer. Pois essa eu já fiz.