Em JDBC uso Class.forName() com o nome da classe do Driver. Não é preciso receber o retorno e fazer nada com ele (como Class.forName().newInstance());
Como o Java usa esse Class retornado pelo Class.forName()? Lógico que não há nenhuma mágina mas não captei o que acontece por baixo do pano. :?
Mais ou menos assim:
[code]public class MeuDriverJDBC extends Driver {
// bloco executado quando a classe eh carregada
// ou seja, quando vc da um forName nela
static {
SeiLaOnde.registerJdbcDriver(new MeuDriverJdbc(), …);
}
…
}[/code]
Olá
forName carrega e inicia um objeto da classe cujo nome é passado como parâmetro
Indo um pouquinho mais além…
As classes Java são carregadas na memória em tempo de execução. As muitas classes do sistema não precisam estar todas na memória e nem mesmo se originarem todas da mesma localização. Para permitir esta facilidade o Java provê serviços que localizam e carregam classes. Estes serviços são feitos pelos class loaders. Usando os class loaders se pode dinamicamente achar e verificar classes, recursos e parâmetros de configuração.
Mostrando que existem os class loaders e ficando claro que as classes são carregadas dinamicamente por eles, vamos omitir alguns importantes conceitos e passar direto para ver o que faz o tal método forName da classe Class.
O método forname é um dos 2 modos que podem ser usados quando precisamos fazer o carregamento explicito de classes. O outro modo usa o método loadClass de uma classe que extenda ClassLoader. Como este último modo as vezes dava problemas antes do Java 1.3, ficou consagrado o uso do Class.forName para o carregamento explicito.
Segundo o javadoc da API há 2 métodos forName:[list]static Class forName(String className)
Retorna o objeto Class associado com a classe ou interface com o dado nome passado como String
static Class forName(String name, boolean initialize, ClassLoader loader)
Retorna o objeto Class associado com a classe ou interface com o dado nome passado como String, usando o dado class loader. [/list]E na descrição de forName está:[list]public static Class forName(String className) throws ClassNotFoundException
Retorna o objeto Class associado com a classe ou interface com o dado nome passado como String.
Chamar este método é equivalente a chamar Class.forName(className, true, currentLoader) onde currentLoader diz qual o class loder que carrega esta classe.
Por exemplo:
Class.forName(“Foo”)
é equivalente a:
Class.forName(“Foo”, true, this.getClass().getClassLoader())
[/list]
Com a definição do javadoc de que forName ao retornar o objeto carrega e inicia a classe passada como parâmetro, podemos deduzir um fictício código para forName(String className)public Class forName(String className)
throws ClassNotFoundException {
ClassLoader cl = ClassLoader.getCallerClassLoader();
return cl.loadClass(className);
}
No caso do JDBC você depois de usar Class.forName() com o nome da classe do Driver já obtem um objeto da classe corresponte ao driver.
[]s
Luca
cv, você disse, em poucas linhas, o que o Luca não disse em um “livro”. heheheehehe :lol:
No flames Luca
As explicacoes foram complementares
Olá
Daniel, discordo por 2 motivos:
-
Respondi com apenas uma frase e em negrito. O que escrevi depois foi apenas com o intuito de poder comentar que há 2 modos de fazer a mesma coisa e que um deles ficou mais comum.
-
Minha resposta foi feita antes de ler a do CV. Foi postada depois porque aqui tento fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ao contrário do CV, respondi baseado na API. É óbvio que podia simplesmente colocar um link para lá.
[]s
Luca
Obrigado cv e Luca, vocês me exclareceram uma dúvida que há tempos me atormentava.
[]´s
So lembrando que esse nao eh um bom padrão a ser seguido caso vc precise fazer uma API com drivers plugaveis, como a JDBC. Essa historia do Class.forName foi uma baita furada dos caras da Sun em esconder a complexidade da coisa. Nao era MUITO mais simples passar o nome da classe prum DriverManager da vida, escondendo mais ainda o que o programador tem que fazer? Encapsulamento, baby, encapsulameeeentoooo!
Olá
Já que é para complementar…
O uso de DriverManager está obsoleto, se ainda usam JDBC então usem DataSource.
[]s
Luca
Luca, a idéia não foi ofender.
Só quis dizer que o cv foi mais objetivo, respondendo à pergunta inicial (“o que acontece por debaixo dos panos?”).
Eu mesmo tbm não sabia! Conhecia um pouco do funcionamento do forName( ), mas não sabia como funcionava no caso do JDBC / DriverManager.
Abraços
neh… eu acho que o daniel agiu de muita má fé mesmo… eh bem o tipo dele :mrgreen:
Rafael
[quote=“Rafael Steil”]neh… eu acho que o daniel agiu de muita má fé mesmo… eh bem o tipo dele :mrgreen:
Rafael[/quote]
Ooooo loco… assim vc me quebra as pernas!
Pessoal,
Reabrindo esta thread, alguém pode me informa se quando eu utilizo Class.forName("") para carregar a classe Driver de conexão ao banco se quando eu chama o forName novamente em outro momento na minha aplicação, este metodo irá carregar a classe Driver novamente em memória ou irá utlizar a classe q já estava alocada na memoria anteriormente?
att,
Leonardo Couto.
Se voce esta na mesma hierarquia de classloader (provavelmente esta), ele não vai carregar novamente, pois vai perceber que já foi carregado. Mesmo assim, é boa prática você isolar esse código em algum lugar, para não ficar fazendo Class.forName sem necessidade e poluindo o código.
De uma olhada no draft sobre classloaders do livro Arquitetura Java para saber mais detalhes do funcionamento do classloader:
http://www.arquiteturajava.com.br/livro/entendendo-nosuchmethoderror-e-classloader-hell.pdf
A partir do JDBC 4 há um mecanismo mais inteligente para o carregamento dos drivers.
A classe que o Villela chamou de SeiLaOQue é o próprio DriverManager, que é invocado durante o bloco inicializador estático, como ele já mostrou.
Paulo,
Muito obrigado pela ajuda, foi muito útil para o meu entendimento.
att,
Leonardo Couto.
Um mesmo ClassLoader não chamara os blocos statics da classe mais de uma vez.