Sr(s) estou estudando o capítulo 8 - Classe Internas do Livro da Katy Sierra e no exercício 8 da página 377, tem uma expressão que me deixou bilé, pelo fato de não entender o POR QUE. Segue abaixo a expressão:
(new Bar() {}).go();
Aqui agente pode ver que o código está criando uma classe anônima com base no Objeto Bar(), esse código foi compilado, mas, notem que não existe o ponto e virgula depois da chave de definição da classe anônima.
Pergunto, porque que quando usamos o operador de type casting (), o compilador não reclama da ausência do ponto e virgula, mas quando retiramos o operado () ele pede o ponto e virgula?
public class ClasseInterna {
public static void main(String[] args) {
new PaiClasseInterna(){}.fazAlgumaCoisa();
(new PaiClasseInterna(){}).fazAlgumaCoisa();
}
}
class PaiClasseInterna {
public void fazAlgumaCoisa() {
System.out.println("Hadouken");
}
}
Das duas maneiras funcionaram e imprimiram hadouken na tela =D
Aqui não há nenhum operador de casting. Basicamente você está definindo uma classe anônima, que implementa ou estende Bar, criando um objeto dessa classe, e então chamando seu método go. Onde está o operador de casting?
Sr sethbra…
Estou me referindo a sintaxe de classes anônimas ex:
Quando dizemos
1 Class Class1 {
2 Classe v = new Classe(){
3 }// Aqui estou criando uma classe anônima sem nome que seria um sub-Tipo de Classe. Queria entender o porque que quando uso o (), o compilador nao pede o Ponto e vigula na linha 3.
}
class Classe {
}
class TesteInnerClass {
public static void main (String[] args) {
Classe cl = new Classe() {
}
//TesteInnerClass.java:7: ';' expected
// }
// ^
//1 error
}
}
Senhores, me perdoem pela confusao, irei colocar o cenário em fóco:
public class Foo {
Foo(){
System.out.print("foo");
}
class Bar{
Bar(){
System.out.print("bar");
}
public void go(){
System.out.print("hi");
}
}
public static void main(String[] args){
Foo f = new Foo();
f.makeBar();
}
void makeBar(){