Classes internas

Olá pessoal

Estou agora estudando o capítulo de classes internas para a certificação SCJP e estou com uma dúvida. Dada a seguinte classe:

Os comentários são apenas para me guiar. Bom, é possível acessar uma variável de instância da classe externa a partir da classe interna, certo? E o contrário? Ou seja, acessar uma variável da classe interna a partir da externa sem ter que instanciar a interna? Por exemplo, acessar a variável w da classe interna. Se eu entendi, a classe interna tem um escopo diferente não acessível pela externa, é isso? Então para acessar a variável w só é possível pela instância da classe interna ou tornando ela estática?

Só tenho essa dúvida para concluir esse capítulo.

Desde já agradeço.

Você quer pegar uma perna do bebê sem que o bebê nem tenha sido gerado? É isso?

Estou estudando esse mesmo capitulo, pelo oq eu entendi, as variaveis de instancias da classe interna só vão estar acessiveis quando uma instancia dessa classe for criada. Para a instancia da classe interna ser criada, uma instancia da classe externa deve criar ela. Mesmo que a variavel seja marcada como static ela não vai estar acessivel, as variaveis e metodos static são carregados na primeira vez que a classe é estanciada, e se a classe nao for estanciada, as variaveis mesmo que estaticas nao vao estar carregadas.

Esta certo a minha resposta?? eu acho q é mais ou menos isso

Não, se as variáveis da classe interna são estáticas então você pode acessá-las normalmente. Membros estáticos ficam disponíveis após a carga da classe pela JVM, que pode ocorrer antes mesmo da criação da primeira instância. O simples fato de referenciar um membro estático de uma classe já é suficiente para a classe ser carregada.

[quote=bezier curve][quote]
Ou seja, acessar uma variável da classe interna a partir da externa sem ter que instanciar a interna?
[/quote]

Você quer pegar uma perna do bebê sem que o bebê nem tenha sido gerado? É isso?[/quote]