Estou agora estudando o capítulo de classes internas para a certificação SCJP e estou com uma dúvida. Dada a seguinte classe:
Os comentários são apenas para me guiar. Bom, é possível acessar uma variável de instância da classe externa a partir da classe interna, certo? E o contrário? Ou seja, acessar uma variável da classe interna a partir da externa sem ter que instanciar a interna? Por exemplo, acessar a variável w da classe interna. Se eu entendi, a classe interna tem um escopo diferente não acessível pela externa, é isso? Então para acessar a variável w só é possível pela instância da classe interna ou tornando ela estática?
Estou estudando esse mesmo capitulo, pelo oq eu entendi, as variaveis de instancias da classe interna só vão estar acessiveis quando uma instancia dessa classe for criada. Para a instancia da classe interna ser criada, uma instancia da classe externa deve criar ela. Mesmo que a variavel seja marcada como static ela não vai estar acessivel, as variaveis e metodos static são carregados na primeira vez que a classe é estanciada, e se a classe nao for estanciada, as variaveis mesmo que estaticas nao vao estar carregadas.
Esta certo a minha resposta?? eu acho q é mais ou menos isso
Não, se as variáveis da classe interna são estáticas então você pode acessá-las normalmente. Membros estáticos ficam disponíveis após a carga da classe pela JVM, que pode ocorrer antes mesmo da criação da primeira instância. O simples fato de referenciar um membro estático de uma classe já é suficiente para a classe ser carregada.
[quote=bezier curve][quote]
Ou seja, acessar uma variável da classe interna a partir da externa sem ter que instanciar a interna?
[/quote]
Você quer pegar uma perna do bebê sem que o bebê nem tenha sido gerado? É isso?[/quote]