Classes parametrizadas em Java

Relembrando mais algumas coisas sobre UML que eu vi na minha disciplina de Engenharia de Software, encontrei o conceito de classes parametrizadas.

Eu me lembro que, em C++, eu implementava classes parametrizadas utilizando templates, como no caso das classes de coleção da STL ( vector<char>, vector<double>, etc. ).

É possível implementar classes parametrizadas em Java? Eu pensei em me basear no fato de que toda classe em Java é uma especialização de java.lang.Object — assim sendo, uma classe que opera sobre objetos do tipo Object se prestariam bem a esse papel de classes parametrizadas. Mas, neste caso, como fazê-las operar sobre tipos primitivos? Eu teria de recorrer aos Wrappers?

Vai ser possivel a partir da JDK 1.5, com o uso de generics :wink:

Eu li o artigo sobre Generics indicado aqui no GUJ e percebi que a sintaxe usada no artigo é a mesma dos templates em C++. Isto já é certo (posto que a versão 1.5 da J2SE ainda está em estágio beta)?

A sintaxe já está bem definida.
A única que estava mais ou menos “no ar” era a de metadados, mas até essa já está mais estável agora.
Se por acaso mudar alguma coisa, o que é improvável, vai ser algum detalhezinho de pouca importância.