Bom dia amigos, estou utilizando o NetBeans (7.0) para desenvolver um aplicativo que irá conectar a um banco de dados (DB2). O método que faz a conexão eu implementei assim:
public Boolean tryConn() {
try {
Class.forName(this.driver);
this.conn = DriverManager.getConnection(this.url, this.user, this.pass);
return true;
} catch (Exception e) {
Util.setError("ERROR (ConnectionTester.tryConn):"+ e.getMessage());
return false;
}
}
Para efetuar a conexão ao banco de dados, o DB2 utiliza os arquivos db2jcc.jar e o db2jcc_license_cu.jar. Só que o que eu preciso fazer (tem que ser assim) é adicionar estes arquivos direto no diretório lib do meu projeto e não adicioná-lo como uma biblioteca do projeto (aquele procedimento que fazemos por dentro do netbeans para adicionar bibliotecas).
Bom, se eu simplesmente copiar estes dois arquivos para dentro do diretório lib (C:\MeuProjeto\dist\lib) ele dá erro de ClassNotFound e só funciona se eu adicionar utilizando bibliotecas do netbeans. Eu fiz um teste: adicionei pelo netbeans e extraí o jar do meu projeto, ví que existia um arquivo chamado MANIFEST.MF e dentro dele ficavam todas as jar que eu necessito, inclusive as duas do db2.
Minha pergunta: Há como eu fazer com que as bibliotecas que eu adicionar sejam carregadas em temp de execução? Ou como eu poderia fazer para que este arquivo MANIFEST.MF reconheça jar’s que não estão informados em seu conteudo?
[]'s