ClassNotFoundException - Erro Maldito

Ola pessoal , mais uma semana acabando e eu continuo com esse erro maldito. To aqui pois, estou desistindo de procurar uma solução para esse problema, visto que, ja procurei inumeras soluções e nenhuma deu resultado. Ja tentei tudo que eu sei e oque me recomendaram mas não da certo, naum consigo conectar a nenhum banco, minha ultima e fracassada tentativa foi setar uma variavel de ambiente, não da certo de jeito nenhum, não tem forma de conectar meu plugin a um banco de dados, espero que alguém ja tenha passado por essa situação e queira me ajudar.

O seu problema eh ClassnotFoundException quando vc tenta carregar o driver pra acessar o banco ?

//Daniel

Eh, sim.

Botou o driver no projeto?
Obs: qual banco?

Ok. O que vc ta colocando no Class.forName ?
Se vc tiver usando mysql provavelmente tem que ser algo parecido com Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

//Daniel

Ok. O que vc ta colocando no Class.forName ?
Se vc tiver usando mysql provavelmente tem que ser algo parecido com Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

//Daniel[/quote]

Poste seu código, mais fácil.

No Class.forName estou pegando o que vem da frame, ou seja o drive de conexão do banco . Vou postar meu codigo, mas deixa eu dar uma explicada na minha situação. É o seguinte estou fazendo um plugin do eclipse que sua finalidade é testar a conexão com o banco, não consegui fazer isso quando executo o plugin, no entanto, fiz uma tela igual que estou usando dentro do plugin, com os mesmos metodos , só para testar… pior que deu certo, agora quando executo o plugin da esse erro maldito que continua a me perseguir, vou postar o codigo quem sabe ajuda.

public void conectar (String driver,String url, String usuario, String senha) { 
		try {
			Class.forName(driver);    
		    Connection conn =  DriverManager.getConnection(url , usuario, senha );    
			System.out.println ("conexao ok"); 
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conexão bem Sucedida","OK"
					,JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); 

} catch (ClassNotFoundException e) {    
			System.out.println (e.getMessage());
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "aki","Erro"
					,JOptionPane.ERROR_MESSAGE); 

}catch (SQLException e) {    
			System.out.println("SQLException: " + e.getMessage());
			System.out.println("SQLState: " + e.getSQLState());
			System.out.println("VendorError: " + e.getErrorCode());
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "é bem aki o erro","Erro"

}catch(Exception e){
			System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não foi possível conetar ao banco","OK"

}
	}

public static Connection getConn() {
		return conn;
	}   
}

E aqui em uma outra classe de outro pacote eu chamo o metodo conectar, onde eu pego os atributos da tela e testo a conexão para ver se esta OK (até agora só deu ‘pal’ )

Conexao conexao = new Conexao(); 
				                          conexao.conectar(String.valueOf (comboDriver.getText()), 
						String.valueOf (comboURL.getText()),
						String.valueOf (txtUsuario.getText()),
						String.valueOf (txtSenha.getText()));  

Pode ser que a string driver esteja errada, que o nome esteja errado, por isso diz que não encontra o driver. Já debugou? Que valores você entrou? Poste o stack trace todo.

posta o stacktrace ?

Vou debugar novamente, no entanto, a String driver é carregada na frame através de combobox, ou seja os valores do driver estão fixos ali para o usuario, contudo, e conforme eu disse anteriormente, eu ja testei essa frame 'fora’do plugin e rodou com os 2 bancos que testei.
Só para confirmar vou citar 2 drivers que estou usando agora.
SQL Server - net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver
MYSQL - org.gjt.mm.mysql.Driver

e as jar’s de conexão são respectivamente jtds-1.2.jar e mysql-connector-java-3.1.12-bin.jar

O que eu não entendo por que coisas simples as vezes se tornam tão complicado.

Conforme a pedidos estou postando a stacktrace: org.eclipse.equinox.laucher.main at localhost: 57861

org.gjt.mm.mysql.Driver e mysql-connector-java-3.1.12-bin.jar? Não seria com.mysql.jdbc.Driver?

Bein… é a mesma coisa, mas eu uso com.mysql.jdbc.Driver com a jar mysql-connector-java-5.1.5. Eu estou seguindo a didatica de um livro, por isso eu usei assim.

éh tah dificil mesmo… achar o motivo desse errro… mas quem sabe daqui uns anos eu não resolva… naum posso perdir o otimismo… :lol: hehehehehe

Vc configurou o mysql nessa porta? Porque essa nao eh a porta padrao.

O mysql tah na porta 3306 por default, no entanto, essa porta que aparece ali ela muda toda vez que eu executo o plugin.

Deixa explicita a porta na string de conexao pra ver o que acontece.

Tentei passar a porta que a aplicacação estava adotando no momento da execução e a porta padrao do mysql, tanto uma , tanto a outra da o mesmo erro de sempre e me joga na tela do console o driver de conexao “org.gjt.mm.mysql.Driver”, axo eu que naum esta encontrado esse ‘cara’.

Tentou fazer isso :

Sim … funciona da mesma forma, mas no entanto debugando e debugando o codigo achei algo que pode ser interessante.

• A jar rt.jar o eclipse me diz que naum esta no projeto e pede para atachar ela, só que , ela esta dentro do projeto e consigo ve-la dentro da livraria do java.

• E a outra mensagem é Source not found , onde me mostra um botão “EDIT SOURCE LOOKUP PATCH…”, onde pressiono nele e me abre uma nova janela com algumas opções

E agora? o que vc me aconselha a fazer? Pois agora fugiu do meu controle e realmente estou confuso com tanta m… que esta acontecendo neste plugin.