Amigos,
estou com problemas para conectar ao MySQL:
java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:169)
at br.com.caelum.jdbc.JDBCExemplo.main(JDBCExemplo.java:10)
Código-fonte:
public static void main(String[] args) {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
Connection con = DriverManager.getConnection(
"jdbc:mysql://localhost/teste", "root", "");
System.out.println("Conectado!");
con.close();
} catch (ClassNotFoundException e) {
e.printStackTrace();
} catch (SQLException e) {
e.printStackTrace();
}
}
Curioso é que nem mesmo de fora do Eclipse eu consigo rodar esse teste. Vejam o printscreen attached onde imprimo o CLASSPATH.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.

Pelo que consegui ler de sua stacktrace, vc executou a classe passando o nome do arquivo.class, tente java Exemplojdbc…
Pelo Eclipse, verifique se o jar do mysql está na pasta lib do WEB-INF da aplicação…
Espero poder ter ajudado.
por fora do eclipse coloca -cp nomedojarmysql.jar
[quote=rafaelscjp]Pelo que consegui ler de sua stacktrace, vc executou a classe passando o nome do arquivo.class, tente java Exemplojdbc…
Pelo Eclipse, verifique se o jar do mysql está na pasta lib do WEB-INF da aplicação…
Espero poder ter ajudado.[/quote]
Entao, eu gostaria de incluí-lo no CLASSPATH e nao ter que compiá-lo ou referenciá-lo de dentro do eclipse, uma alternativa que eu já testei e funciona (acrescetá-lo nas libraries do projeto). Gostaria que funcionasse como li por aí onde falam simplesmente pra colocar o jar na variável de ambiente $CLASSPATH.
Vou tentar a dica do nosso amigo “georgesq”, de forçar no argumento -cp, já que eu já tive problemas com a JDK também. Por exemplo, o M2E (plugin para o maven) nao detecta minha JDK se eu declaro na variável JAVA_HOME, que é setada dinamicamente quando eu subo a IDE, mas se eu jogo na linha de comando o javaw em -vm, aí funciona. Se alguém souber o por quê disso… também é bom saber.
Entao nem com o argumento cp eu consigui. A alternativa, q nao exigisse que eu acrescentasse na mao, foi declará-lo como uma depencia do projeto usando o maven. Uma alternativa até muito boa. Mas juro que nao entendo pq nem explicitando, “eclipse.exe -cp /path/to/connector.jar”, eu consegui.
Enfim, se alguém ainda tiver uma idéia, agradesço, senao, para quem tem o problema, taí uma alternativa.
Até!!
Adiciona ele como dependencia do projeto pelo eclipse mesmo.
Acho que tá em project, properties, Java Build Path.
Outra coisa, executa java ONomedaclasse apenas, nao o NOMEDACLASSE.CLASS.