Normalmente eu vejo nos modelos um objeto Venda q possui um atributo Cliente. Conceitualmente estaria correto eu ter um modelo em q o objeto Cliente possui uma lista de objetos Venda? Uma nova venda seria criada atraves do metodo Cliente.comprar() (ou qqr coisa do genero)?
Isso traz algum “prejuizo” para a arquitetura? Qual das duas formas (ou uma terceira) é mais bem aceita e por que?
O correto é utilizar um objeto de venda e então passar como argumento o cliente, é só imaginar do ponto de vista “realidade” mesmo, o cliente propriamente dito não efetua a compra e sim a compra é feita através de um outro autor em conjunto com o cliente.
Bem, espero ter ajudado, mas se quizer uma ajuda em como fica na codificação é só dizer.
Blz meu caro, tudo isso vc precisa primeiramente fazer uma modelagem de tarefas do sistema o qual vc quer projetar, fazendo todos os relacionamentos entre cada entidade fica bem mais facil vc entender o problema…abraco!
Não existe correto em modelagem, tudo depende do contexto e do que faz sentido no domínio e na aplicação. Faz sentido Venda ter um Cliente? Faz sentido o Cliente ter uma lista de Vendas? Depende, ambos podem fazer ou não sentido em situações diferentes.
Minha dica é sentar com o usuário para entender como o negócio funciona e modelar o mais próximo possível desta realidade. Caso não haja usuário escreva antes uma descrição de como as coisas funcionam no seu domínio sem se preocupar com sistemas, apenas pense em negócio, e depois modele isso.
Concordo com o Shoes, em modelagem não existe algo errado. Sente com o seu cliente e veja como é realmente feito o negócio, faça perguntas ao cliente, tire suas dúvidas, e depois modele com base no que foi conversado com o cliente.
pense assim, o Cliente.comprar() pode parecer estranho que pensamos no sistema de vendas…
mas pense na visão do cliente, na visão do cliente ele compra e ponto final, não importa se o vendedor tem que firmar a venda ou ainda o gestor aprovar, o que interessa para ele é o comprar()…
como diz o Shoes, modele o mais próximo possível de sua realidade… pense fora do escopo computacional para integrar isso.
blz…
bem diz o Shoes q não existe correto, mas acho q fica maio embananado cliente ter venda, apesar de não estar errado mas talves uma outra classe ajudaria!
:lol:
Pensando bem, no meu caso especificamente, esta modelagem nao traria vantagem. Por um momento eu pensei em alguns beneficios ao modelar dessa maneira. Mas logo comecaram a aparecer os efeitos colaterais e percebi q para o meu problema isso mais atrapalha do que ajuda.